OAB denuncia tortura a detentos de Heleno Fragoso
Nesta terça-feira (31), a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pará (OAB/PA) vai falar em coletiva para a imprensa sobre as denúncias envolvendo agressão a detentos recebidas na ouvidoria da Ordem.
Representantes da órgão fizeram visita ao Complexo Penitenciário de Americano, no município de Santa Isabel do Pará e também a Unidade Prisional de regime semi-aberto Colônia Agrícola Heleno Fragoso (CAHF), no último dia 16, para verificar a situação dos detentos que foram torturados.
Dois dias após a visita, novas denúncias chegaram ao conhecimento da OAB. Pelo menos dez mulheres foram recebidas pela Ouvidoria e pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e representante da Ordem no Comitê Estadual do Combate à Tortura, Marcelo Freitas, que reuniu todas as informações a fim de tomar as providências cabíveis.
A esposa de um detento relatou uma das sessões de tortura que teria ocorrido em 16 de julho, após uma vistoria da Ronda Tática Metropolitana (ROTAM) e da Polícia Militar (PM). “Eles foram fazer uma vistoria normal lá na colônia e do nada começaram a espancar vários detentos e meu marido também apanhou muito: machucaram o braço dele e está muito inchado. Por isso que eu vim aqui pedir a ajuda para que vocês. Façam alguma coisa pra ajudar o meu marido e os outros que estão machucados”, contou a mulher.
Fonte: OAB/PA