DIREITO DE RESPOSTA DA RENOVADORA CONFIANÇA
Ao Jornal O Impacto Ltda
Att. Jerffeson Miranda
Nesta
Prezados Senhores,
Foi publicado na Edição nº 891, de 21 de junho de 2012, reportagem assinada pelo Sr. Carlos Cruz, com o título: “Flagrante: Empresa queima pneus e faz bairro virar lixão”. No corpo da matéria o jornalista relatou que moradores dos bairros São Francisco e Floresta denunciaram que a empresa Renovadora Confiança descarta, diariamente, pneus e restos de pneus na Avenida Sérgio Henn fazendo do local um lixão a céu aberto. (Cópia em anexo).
A renovadora Confiança, nome de fantasia, é a empresa com firma social Couto & Irmãos Ltda e faz parte de um Grupo de Empresas que teve sua matriz fundada em 01 de agosto de 1967.
A renovadora Confiança atua na comercialização de pneus novos e usados de veículos de passeios, utilitários, caminhões, tratores, motocicletas, veículos de carga e industriais. Presta também serviços de automotivos de balanceamento de rodas, alinhamento computadorizado, desamassamento de rodas, suspensão.
De se ressaltar que jamais quaisquer das empresas do Grupo foi autuada, multada e/ou processada por qualquer órgãos ambientais do Governo Federal, estadual e/ou Municipal.
Por atuar no ramo de comercialização de pneus novos e usados, a Renovadora Confiança segue estritamente a Resolução nº 416, de 30 de setembro de 2009, do CONAMA e realiza a coleta de pneus inservíveis; sendo que estes devem ser encaminhados a ANIP (Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos), que criou a Reciclanip, que é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da Indústria Brasileira, por reunir mais de 460 pontos de coleta no Brasil. Na cidade de Santarém, a ANIP mantém um convênio com a Prefeitura Municipal para coleta de pneus inservíveis.
No dia 09 de abril de 2012, a Renovadora Confiança entregou, diretamente, à Secretaria Municipal de Infra Estrutura de Santarém, a quantidade de 100 (cem) objetos de compostos de borracha inservíveis (pneus de motos, passeio, carga, utilitários, etc) (cópia em anexo), que depois providencia a entrega a ANIP que dá a destinação adequada com o uso de material em indústria de forno de cimento e outras aplicações industriais.
Portanto, as declarações feitas na reportagem são inverídicas, pois JAMAIS a Renovadora Confiança fez qualquer descarte de pneus em qualquer Bairro de Santarém, sendo que tendo sede certa e definida estranhou o fato de não ter sido procurada pelo jornalista que assinou a matéria, na qual não existe qualquer foto de veículo e/ou funcionário identificando a empresa e fazendo o descarte e, muito menos, consta o nome dos denunciantes, situação que não coaduna com as regras usuais do jornalismo.
Há que se ressaltar que os sócios da Renovadora Confiança foram instados por seus clientes sobre a conduta narrada na reportagem, especialmente, porque tem como política e filosofia a reciclagem de pneus que é uma medida ecológica para ajudar na preservação da natureza, da vida e do verde em nosso planeta.
Pelos motivos acima declinados, a empresa Couto e Irmãos Ltda – Renovadora Confiança, solicita que o Jornal O Impacto Ltda promova a devida retratação da matéria equivocada, com a mesma proporção de destaque, isentando aquela do crime ambiental, para dissipar os prejuízos ocasionados com a repercussão negativa da matéria, no prazo máximo de 15 (quinze) dias.
Por fim, fica V. Sa. Ciente de que se não houver a devida retratação, SERVE A PRESENTE PARA CONSTITUIR O PERÍODICO EM MORA (Art. 397 do CC), possibilitando a empresa prejudicada a tomar as medidas judiciais cabíveis.
Atenciosamente,
COUTO & IRMÃOS LTDA – RENOVADORA CONFIANÇA
PP. ARIEL FRÓES DE COUTO – OAB/PA 6829
ADVOGADO
Nota do Editor: A referida matéria foi feita com base em fotos no local e denúncias de moradores às proximidades da área citada na matéria, que se sentiram prejudicados. Com essa ressalva, confirmamos mais uma vez que nosso objetivo não é denegrir a imagem de qualquer empresa ou pessoa física. Estamos a serviço da população e sempre que houver denúncias estamos prontos para apurar.
Rico defende rico. Nao sabe o que o povo pobre passa com os pneus. Vem pra ca cara se povo procurou o jornal para denuncia, e porque nao aguenta mais. Esse Alexandre e rico.
Laercio , se você tem como provar que foi a Renovadora confiança , deveria fazer as denuncias com provas ou denunciar nos orgãos ambientais. Você já foi na empresa denunciada falar com os responsaveis ? Não estou duvidando da denuncia da comunidade e nem achando que o impacto não deveria noticiar , só dei uma opinião como conheço a integridade da empresa e seus proprietários de que não foram eles . Por ultimo ainda estou trabalhando muito e honradamente para ficar rico.Obrigado.
A Renovadora Confiança , assim como todas as empresas do Sr. Agostinho e seus filhos são patrimonio moral de Santarem , então acredito que na minha humilde opinião esse descate não foi obra da Renovadora confiança.