SEMSA INTENSIFICA PREVENÇÃO DA DENGUE EM ALENQUER

Socorro Damasceno: “População contribui na guerra contra a dengue”

Tendo em vista o alarmante índice de proliferação da Dengue em todo o Estado do Pará, a Secretária Municipal de Saúde, Socorro Damasceno Filgueira, está mobilizando mais uma força tarefa junto ao setor de endemias. A ação objetiva alertar a população no sentido de continuar com os cuidados necessários de prevenção desse terrível mal.

Em contato com nossa redação, a titular da Semsa nos informou que até a presente data não há registros da doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti no Município. Segundo a mesma, tal façanha é em virtude da competência da equipe de zoonoses, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e principalmente a colaboração da comunidade Ximanga,como um todo.

Serviço de fumacê ajuda no cambate ao mosquito da Dengue

“É importante frisar que não existe vacina ou medicamentos que combatam a contaminação. Portanto, a ação mais eficaz para evitar o nascimento do mosquito é eliminar os lugares que eles escolhem para sua reprodução. Assim sendo, a regrinha geral ou dica para evitar a doença são as mesmas, não deixar água limpa parada em qualquer recipiente (nos barris, caixas d’água, tambores, tanques, cisternas, lajes. etc.); bem como mantê-los devidamente fechados. Ressaltamos, também, que o ovo do mosquito pode sobreviver 450 dias em lugares secos. Dessa forma, tão logo receba água, transforma-se em larva e ficará ativo. Dai por diante atinge a fase adulta no espaço de tempo de 2 a3 dias. Nossa recomendação enquanto gestora é a seguinte: é melhor prevenir do que remediar”, concluiu a Secretária.

POLÍTICA – Após o indeferimento da candidatura de Francisco Jurandir dos Santos (Neguinho), do PSDB, pelo Juiz Eleitoral Gabriel Veloso Araújo, da 21ª Zona Eleitoral, a coligação escolheu o nome de Carlos Gomes Cambraia para encabeçar a chapa do candidato Flávio Marreiro. Assim sendo, Carlos Cambraia é o novo vice de Flávio Marreiro, ambos do Partido Social Cristão (PSC).

CHAPA PURA – Nesse processo político já aconteceu de tudo. A coisa está tão atípica que dos seis candidatos postulantes a administrar a Prefeitura Municipal de Alenquer (PMA), quatro estão concorrendo com chapa pura, ou seja, os vices são do mesmo partido. Isto é um acontecimento inusitado na política Alenquerense.

Volta às aulas – Os últimos dias foram marcados com a volta dos alunos nas salas de aulas. Espera-se que as categorias e o governo cheguem a um consenso para não acontecer mais deflagração de greve. Afinal, os únicos prejudicados são os alunos. O maior paradoxo do movimento de paralisação, é que, os protagonistas não dão aulas, mas no final do mês recebem seus proventos normalmente. Por que recebem o que nos seus entendimentos não é devido? Pergunta-se?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *