MULHER

MULHER

Ministério da Saúde incentiva a humanização dos partos. Além de garantir a assistência à saúde da mãe e do bebê até os dois anos de idade, o programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde tem como meta incentivar o parto normal humanizado.  A ideia é defender o direito da gestante de levar o acompanhante que ela quiser para a sala de parto. Com o parto humanizado, a gestante também pode pedir analgésicos, escolher a melhor posição para ter o bebê e ter o contato imediato com a criança assim que ela nasce. Com o objetivo de incentivar cada vez que a mulher escolha como ter o bebê, o Ministério da Saúde já aprovou 23 propostas de construir e reformar centros de parto normal, para que esses locais tenham um ambiente mais acolhedor e confortável para a mãe. A meta é até 2014 oferecer mais de 200 unidades em todo o Brasil.

COPA 2014

Infraero apresenta plano de adequação e acessibilidade para aeroportos. Desde que o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014, uma das principais prioridades do governo para receber a competição é melhorar a infraestrutura dos aeroportos. Uma das metas é que todos os terminais tenham 100 por cento de acessibilidade para que pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldades de locomoção possam transitar com facilidade. Para isso, a Infraero apresentou um plano de providências para que todos os aeroportos das cidades-sede da Copa recebam as adequações até a data da competição. Entre elas, melhorar as rampas de acesso, instalar assentos preferenciais próximos aos guichês e banheiros acessíveis. De acordo com o Governo Federal, o cronograma para entrega dos aeroportos para a Copa do Mundo de 2014 está dentro do prazo.

COMPRAS

As micro e pequenas empresas tiveram, nos seis primeiros meses deste ano, uma participação de 36 por cento no fornecimento de bens e serviços para o governo federal. Do total das compras públicas, cerca de quatro vírgula três bilhões foram realizadas com este segmento. Os dados são do Ministério do Planejamento, tirados do Portal de Compras do Governo Federal. Arroz, feijão, carne, hortaliças, frutas e verduras, foram uns dos produtos mais fornecidos. Os alimentos representam 24 por cento dos gastos, com o custo de cerca de 551 milhões para os cofres públicos. Já os serviços de construção, como reformas, pavimentação de concreto e recuperação de prédios antigos, foram os mais contratados no primeiro semestre. Representaram um gasto de mais de 422 e meio de milhões de reais. Os municípios de nossa região poderiam fazer o mesmo, priorizar os comércios locais.

BRIZOLA

O ministro do Trabalho, Brizola Neto, tem planos ousados para reestruturar, modernizar e fortalecer o Ministério do Trabalho. Brizola Neto reafirmou a defesa da unicidade sindical, dos direitos trabalhistas e da integralidade da CLT. Segundo ele, a criação da CLT foi o fomentador do desenvolvimento do estado brasileiro, de suas indústrias e do progresso econômico como um todo. “O ministro tem muita clareza política, disposição e ideias revolucionárias para recuperar o papel preponderante do Ministério do Trabalho, especialmente no pano de qualificação profissional, relações do trabalho e proteção dos direitos trabalhistas” Disse o presidente da Central Sindical de Profissionais (CSP), Antonio Neto. O Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado do Pará, Odair Corrêa, repassou a informação.

IBAMA

Nos últimos 60 dias da operação Soberania, entre primeiro de junho e 31 de julho, o Ibama interrompeu cerca de 30 desmatamentos ilegais e aplicou 8,7 milhões em multas na região de influência de Novo Progresso, que inclui Trairão, o sul de Itaituba e dois distritos de Altamira, Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, no oeste do Pará. Média de um desmatamento autuado a cada dois dias. No período, o instituto embargou cerca de 2 mil hectares de áreas desflorestadas irregularmente e apreendeu três mil metros cúbicos de madeira (cerca de 150 caminhões cheios). Em apenas uma das áreas, um desmate localizado no interior da Floresta Nacional (Flona) de Altamira, foram derrubados 1.440 hectares de florestas nativas (área equivalente a aproximadamente 1,4 mil campos de futebol) e apreendidas 20 motosserras.

PIZZA?

 O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que está convencido de que o mensalão existiu durante o governo Lula. Para ele, a relação entre as grandes votações no Congresso e os saques realizados pelos envolvidos no Banco Rural comprova o esquema. Gurgel disse que, sempre nas semanas de votações importantes no Legislativo, eram feitos saques de altos valores. Segundo a Procuradoria Geral da República, entre janeiro e maio de 2004, a “quadrilha do mensalão” movimentou R$ 9,6 milhões em propina. Nesse período, foram votados no Congresso projetos como os da Lei de Falências e das reformas tributária e da Previdência. Será que diante de tantas evidências esse julgamento do STF vai acabar em Pizza? Será que ninguém vai parar atrás das grades?

PIZZA II?

Se isso acontecer só recorrendo ao poeta Rui Barbosa. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

CERTIDÃO

Na última quinta-feira (9), 200 mil clientes da Vivo receberam um SMS com a frase: “Dica Vivo – Garanta seus direitos e tire sua certidão de nascimento no cartório da sua cidade. O documento é gratuito. Saiba mais em 91 3276-7696”. A mensagem é resultado do termo de adesão assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e a Telefônica Vivo, no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG). O secretário de Comunicação do Estado, Ney Messias, definiu como devastadora na vida de uma criança sua exclusão em programas sociais e longe de políticas públicas. “Quando a gente celebra um convênio como esse lança mão de uma ferramenta nova e moderna para atacar um problema antigo e primordial: o sub-registro. O projeto SMS social da Vivo é, sem dúvida, uma iniciativa que traz ganho social a todos”, frisou Ney, que assinou o termo de adesão.

MOTINHAS

Amigo Thompson Mota se encontra em Belém, foi resolver problemas profissionais e particulares. Esteve na Secretaria de Estado de Comunicação com o Ronald, visitou algumas agências de Publicidade, dentre elas a DC3. Esteve no SBT com Edson Matoso e Nyelsen Martins. XX A partir de 18 de agosto, por ocasião do Dia D da campanha de atualização de vacinação, crianças de seis a 59 meses poderão também receber a dose de vitamina A nas Unidades Básicas de Saúde localizadas no território paraense. XX Foi com uma divertida e instrutiva programação  que a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Centro de Referência de Saúde da Criança/ Banco de Leite Humano do HMS, abriu a Semana do Aleitamento Materno no município. A Semana do Aleitamento Materno em Santarém segue até esta sexta-feira (10) com diversas atividades, com inicio 08H00 na Praça do da Cidade. XX Ao contrário do que deveria ocorrer, as linhas de crédito estão deixando brasileiros endividados. Quase metade da população gasta mais do que recebe, aponta levantamento do Ipea. Devo não nego, pago quando puder. No Brasil ninguém é preso por dívidas. Ainda bem. XX Será realizado em Belém, de 26 a 29 de agosto no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Mais de 5 mil pessoas devem participar do evento, que traz como tema “A Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”. Dentre as presenças já confirmadas está a do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. XX Neste sábado vamos a Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa e Bela Dalila. O Cabo Thompson está em Belém. Até a próxima semana.

Por: Carlos Cruz –  Interino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *