Feira da Cultura Popular e Festival Folclórico começam nesta terça-feira
Já foram montadas as barracas das comunidades que participarão da Feira da Cultura Popular e Festival Folclórico de Santarém, eventos realizados conjuntamente a partir desta terça-feira (14/08), sob coordenação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Entre as estruturas já montadas na praça Barão de Santarém (São Sebastião), está o “Barracão de Experiência”, que este ano, além de oportunizar ao público a demonstração do processo de produção da farinha de mandioca, trará a tecelagem de peneiras e paneiros.
“Essa barraca foi sucesso em 2011 e com mais uma inovação, que é o da tecelagem, vai arrasar”, externou graciosamente Jarle Aguiar, titular da SMC.
Já estão com as estruturas montadas todas as 50 barracas das regiões do Eixo Forte, planalto, rios e várzea que representam as comunidades participantes da edição 2012 da Feira da Cultura Popular.
De acordo com a programação, nos cinco dias do evento, deve funcionar durante os turnos da manhã, tarde e noite, o restaurante de comidas típicas, com culinária específica das comunidades como: galinha caipira na castanha, peixe assado, caldeirada de peixe, entre outros.
A Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico de Santarém serão realizados no período de 14 a 19 de agosto. O evento visa proporcionar a dinamização da cultura local e divulgar o potencial das comunidades do Município. A expectativa é de que aproximadamente 100 mil pessoas participem dos cinco dias de evento. A temática desse ano destacará: “Fraternidade e Saúde Comunitária” e o lema: ”Dom Tiago e Maestro Isoca: Cem Anos de Compromisso Cristão e Cultural na Comunidade”.
Outra tradição que será mantida na Feira da Cultura Popular será o torneio de futebol e o concurso de barracas, poesia, música e de Rainhas. Já o Festival Folclórico trará este ano, a participação de grupos ligados a duas entidades: Associação dos Grupos Folclóricos de Santarém (ASGRUF) e Associação da Liga dos Grupos Folclóricos (ALISGRUF), que devem apresentar ao público, mais de 20 danças como: quadrilhas estilizadas, humorísticas, tradicionais e o carimbó.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes
Não há foto dela, pois a cultura Santarena não é valorizada de devida forma. A Jéssica estava BELÍSSIMA! Esse seu comentário demonstra a vontade de ter estado no lugar dela representando o Caribe Brasileiro. Conheço a ganhadora e sei que tem muita postura, beleza, HUMILDADE e, principalmente amor por Alter do Chão. Deve ser por isso que tenha dado um show na Feira em 2012. Não é à toa que ela é um dos destaques do Çairé.
cade a foto da rainha 2012, porque sera que ninguen acha na internet . sera porque ela foi vaiada…. foi uma injustiça com as outras rainhas, se fose um julgamento de rainha de alter-do-chao com certeza o titulo seria dela mas era para julgar era a rainha da feira da cultura e nao a raiha do sairé ai ai ai ………….