Chefe de gabinete da Prefeitura é preso em operação
O presidente do Ipamb (Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém) e atual chefe de gabinete do Prefeito Duciomar Costa, Oséias Silva, foi preso durante a Operação Hígia, na manhã desta segunda-feira (14), desencadeada pelo MPE (Ministério Público Estadual) e o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil. Outras três pessoas também foram presas na ação. A operação cumpre mandados de prisão e busca e apreensão de documentos na manhã de hoje na sede do Instituto.
Além de Oséias Silva, também foram presos Jamilson Araújo, ex-diretor financeiro do órgão, Sebastião Magno (funcionário do Ipamb), e Emilío Silva da Conceição (Presidente do Sindicato dos Servidores do Ipamb). Todos já estão à disposição da Justiça.
Comandada pelo delegado Cláudio Galeno, da Polícia Civil e promotor Milton Menezes, do Geproc (Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas), a ação cumpriu quatro mandados de prisão, sendo um deles contra o ex-presidente do órgão, bem como busca e apreensão de documentos que comprovem as fraudes no Instituto. Em junho deste ano, quatro pessoas do setor de informática do órgão foram presas, acusadas de participar de um esquema que fraudava um convênio com duas farmácias, mantido pelo Instituto. A estimativa é que a fraude tenha gerado R$ 600 mil de prejuízo ao órgão.
O esquema foi descoberto em março do ano passado, após denúncias das próprias farmácias, mas a suspeita é que a fraude estivesse sendo praticada desde 2010.
A maioria das compras efetuadas pelos acusados era de eletrônicos, informática, celulares e perfumaria. O MPE deve divulgar o balanço final da operação ainda hoje.
Fonte: Portal ORM
Parabéns a Polícia Civil e MPE pelo combate a corrupção nos órgãos púlicos.