Santarém incluída no Plano Nacional de Ferrovias
Belém e Santarém estão incluídas no Programa Nacional de Investimentos em Logística, lançado nesta quarta-feira (15) em Brasília. Apresentado pela presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o programa prevê a extensão da Ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde, em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, e a construção de uma linha ferroviária unindo Santarém a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O vice-governador do Pará e secretário especial de Gestão participou do lançamento do programa, no Palácio do Planalto.
O ministro dos Transportes detalhou o programa. Ao todo, R$ 133 bilhões serão investidos na ampliação e melhoria das malhas rodoviária e ferroviária do Brasil, sendo R$ 79,5 bi nos próximos cinco anos e mais R$ 53,5 bi entre 20 e 25 anos após os investimentos iniciais. Somente para o setor de ferrovias, serão R$ 91 bilhões. Segundo o ministro, o programa objetiva uma maior integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos do Brasil e maior articulação entre esses meios e a cadeia produtiva nacional.
A prioridade no momento, segundo Sérgio Passos, é duplicar eixos rodoviários, expandir rodovias e ferrovias e reestruturar a exploração da malha ferroviária brasileira. A primeira mudança significativa dentro do projeto foi o anúncio, durante a cerimônia, da transformação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV), por meio de Medida Provisória, em Empresa de Planejamento e Logística (EPL) que será responsável pela estruturação de projetos do governo nas áreas de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
Se na parte do programa referente a rodovias o Pará não foi contemplado, o mesmo não aconteceu no que diz respeito às ferrovias. Em discurso, o ministro dos Transportes anunciou que a Ferrovia Norte-Sul terá um prolongamento, seguindo até o porto de Vila do Conde, em Barcarena. O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) previa a construção de 1,5 mil quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.
Em Brasília, o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) apresentou emenda no Senado durante a tramitação do Novo Plano de Viação Nacional, incorporando o trecho Açailândia/ Barcarena e, posteriormente, Belém/ Barcarena. Com isso, quando concluída, a Ferrovia Norte Sul terá em seus dois trechos, 3,1 mil quilômetros de extensão.
De acordo com a Valec, estatal responsável pela execução e monitoramento das ferrovias no país, atualmente a Ferrovia Norte-Sul tem concluído e em operação comercial 215 quilômetros entre as cidades maranhenses de Estreito e Açailândia, onde se conecta à Estrada de Ferro Carajás, permitindo o acesso ao Porto de Itaqui, em São Luís.
O volume de carga transportado pelos trilhos da Ferrovia Norte-Sul tem alcançado, anualmente, um aumento expressivo, atingindo o patamar de 4,9 milhões de toneladas desde o início da operação comercial. O escoamento da produção pela ferrovia representa uma redução no custo do frete calculada em torno de 30% em relação ao praticado pelo modal rodoviário.
Além da presidente Dilma Roussef, o lançamento do programa teve a presença de dez governadores de Estado, cinco vice-governadores e quatro ministros. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), estava presente. Em discurso, Dilma Rousseff disse que o Brasil, entra, com este programa, na era da logística eficiente a custos baixos, oferecendo transporte de qualidade ao setor produtivo e à população brasileira e acabando com o monopólio e as altas tarifas de transporte que ainda “atrasam o Brasil”. (DOL, com informações da Agência Pará)
a, lançado nesta quarta-feira (15) em Brasília. Apresentado pela presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o programa prevê a extensão da Ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde, em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, e a construção de uma linha ferroviária unindo Santarém a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.
O ministro dos Transportes detalhou o programa. Ao todo, R$ 133 bilhões serão investidos na ampliação e melhoria das malhas rodoviária e ferroviária do Brasil, sendo R$ 79,5 bi nos próximos cinco anos e mais R$ 53,5 bi entre 20 e 25 anos após os investimentos iniciais. Somente para o setor de ferrovias, serão R$ 91 bilhões. Segundo o ministro, o programa objetiva uma maior integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos do Brasil e maior articulação entre esses meios e a cadeia produtiva nacional.
A prioridade no momento, segundo Sérgio Passos, é duplicar eixos rodoviários, expandir rodovias e ferrovias e reestruturar a exploração da malha ferroviária brasileira. A primeira mudança significativa dentro do projeto foi o anúncio, durante a cerimônia, da transformação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV), por meio de Medida Provisória, em Empresa de Planejamento e Logística (EPL) que será responsável pela estruturação de projetos do governo nas áreas de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
Se na parte do programa referente a rodovias o Pará não foi contemplado, o mesmo não aconteceu no que diz respeito às ferrovias. Em discurso, o ministro dos Transportes anunciou que a Ferrovia Norte-Sul terá um prolongamento, seguindo até o porto de Vila do Conde, em Barcarena. O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul (EF-151) previa a construção de 1,5 mil quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.
Em Brasília, o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) apresentou emenda no Senado durante a tramitação do Novo Plano de Viação Nacional, incorporando o trecho Açailândia/ Barcarena e, posteriormente, Belém/ Barcarena. Com isso, quando concluída, a Ferrovia Norte Sul terá em seus dois trechos, 3,1 mil quilômetros de extensão.
De acordo com a Valec, estatal responsável pela execução e monitoramento das ferrovias no país, atualmente a Ferrovia Norte-Sul tem concluído e em operação comercial 215 quilômetros entre as cidades maranhenses de Estreito e Açailândia, onde se conecta à Estrada de Ferro Carajás, permitindo o acesso ao Porto de Itaqui, em São Luís.
O volume de carga transportado pelos trilhos da Ferrovia Norte-Sul tem alcançado, anualmente, um aumento expressivo, atingindo o patamar de 4,9 milhões de toneladas desde o início da operação comercial. O escoamento da produção pela ferrovia representa uma redução no custo do frete calculada em torno de 30% em relação ao praticado pelo modal rodoviário.
Além da presidente Dilma Roussef, o lançamento do programa teve a presença de dez governadores de Estado, cinco vice-governadores e quatro ministros. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), estava presente. Em discurso, Dilma Rousseff disse que o Brasil, entra, com este programa, na era da logística eficiente a custos baixos, oferecendo transporte de qualidade ao setor produtivo e à população brasileira e acabando com o monopólio e as altas tarifas de transporte que ainda “atrasam o Brasil”.
Fonte: Agência Pará
Isto está parecendo mais uma promessa política antes das eleições, tomara ser verdade, pois já que o Governo do estado não faz nada por Santarém, pelo menos o \”Federal\” promete. fazer o que??? Vamos aguardar, não sei até quando…
não tem nem estrada, vai ter ferrovia? tomara ver isso…kkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… isso é uma PIADA, se desde 1974 querem concluir a BR 163 e até hoje NADA e ainda tem mais ou menos 50 anos para concluírem.., essa ferrovia aí, pode esperar 200 anos para saír do papel.
Se é que relmente existe esse tal projeto!!!
Gostaria de ainda poder ver esta obra aqui em Santarém…
finalmente um plano de ferrovia,q jah chega muuuuuuuuuito atrasado.espero que saia do papel.eh um dos mais eficientes sistemas de transporte.