Celpa leva Projeto Transparência ao planalto e várzea
A chegada do Projeto Transparência da Celpa à comunidade de Igarapé-açu, na região do Ituqui, no sábado, 25, ajudou a esclarecer dúvidas de mais de 60 famílias. Na ocasião, foi realizado o cadastro da tarifa social para clientes beneficiados com programas do Governo Federal.
Para a lavradora Raimunda Benedita dos Santos foi fundamental a presença da Celpa na localidade. Ela conseguiu, sem precisar sair de onde mora, ter acesso ao cadastro, que de acordo com o consumo de energia, irá receber descontos que variam de 10 a 65% na fatura. “Tenho o Bolsa Família, mas diziam por aqui que perderia o valor que ganho do governo, se me cadastrasse; que teria que fazer opção entre um e outro. Por isso, nunca procurei a Celpa”, contou a lavradora.
Para o coordenador do Transparência em Santarém, Walter Alex, o retorno das ações que o projeto tem feito, desde sua criação, é gratificante. “As pessoas recebem a informação na própria comunidade. É quando a Celpa se aproxima do cliente para tirar dúvidas e levá-lo a participar das ações que proporcionam benefícios aos usuários da energia distribuída pela Celpa”.
No Ituqui, membros do projeto ministraram palestras sobre como utilizar energia econômica e segura. Na oportunidade, as famílias participaram de sorteio de brindes e receberam panfletos com várias orientações relacionadas ao consumo de energia.
O Transparência também esteve na sede da Apae, na manhã de terça-feira, 28, para fazer parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Na oportunidade, houve distribuição de informativos com orientação sobre direitos e deveres do cliente, além de outras informações repassadas pela técnica em segurança do trabalho, Heloneida Bessa e do coordenador do projeto Transparência, na regional Santarém, Walter Alex. Para fazer parte da programação, a Apae disponibilizou um estande à equipe da Celpa.
O Projeto Transparência chegou a ser elogiado durante o 13º Festival da Tapioca e da 1ª Festa da Tradição Gaúcha, na comunidade de Boa Esperança, na Rodovia Curuá-Una, onde centenas de pessoas estiveram participando, no final de semana passado. Na programação de domingo, 27, a cantora gaúcha Berenice Paes fez a entrega de brindes doados pela Celpa aos vencedores de concurso de danças.
Fonte: RG 15/O Impacto e Albanira Coelho