Ex-Procurador da Fazenda Nacional processado por sonegação fiscal e crime tributário
A Justiça Federal de Santarém ouviu ontem a testemunha do Ministério Público Federal, Ademir Taketomi, no processo nº 4484-41.2011.4.01.3902, em que foram denunciados pelo Ministério Público Federal e recebida a denúncia pela Justiça Federal contra os senhores Ludimar Calandrini Sidônio, Gláucia de Fátima Sidônio e Dárcio Augusto Dias da Silva, pelos crimes de sonegação fiscal e contra a ordem tributária.
PROCURADOR DA FAZENDA FISCAL EM SANTARÉM
Ludimar Calandrini exerceu a Procuradoria da Fazenda Nacional em Santarém e atualmente é o Procurador Fiscal da Prefeitura Municipal de Santarém, no Governo da Prefeita Maria do Carmo, onde já foi alvo de uma reportagem a respeito de receber honorários advocatícios pelas execuções fiscais apresentadas, sem que a lei municipal determine.
Segundo a representação e denúncia, Ludimar Calandrini, Gláucia e Dárcio, falsificaram e prestaram declaração falsa ao órgão da administração pública e à Justiça Estadual, quando informaram no balanço patrimonial e apresentaram à Justiça do Estado, por ocasião de um processo que Ludimar responde junto ao Fórum de Santarém.
SONEGAÇÃO FISCAL E CRIME TRIBUTÁRIO
Ludimar Calandrini, Glaucia Sidônio e Dárcio, foram denunciados pela Lei 8.137/90, crime contra a ordem tributária e Lei nº 4.729/65, por sonegação fiscal.
Ademir Taketomi foi afastado da empresa mesmo sendo sócio, por exigir o cumprimento das obrigações legais, de acordo com as leis tributárias. Ademir requereu prestação de contas de Ludimar e foi negado, teve que ingressar na Justiça do Estado para conseguir a prestação de contas, quando foram detectadas as irregularidades na escrita fiscal da empresa Delícia Refrigerantes Ltda, já que a administração de Ludimar era temerária para a empresa, visto que além de não emitir notas ficais na venda dos produtos, depositava a receita da empresa em sua conta bancária.
Revoltado com a insistência de Ademir para que apresentasse a prestação de contas, Ludimar afastou Ademir, deixando de pagar o pró-labore, ficando Ademir em situação difícil financeiramente, tudo por exigir a legalidade na administração da empresa, mesmo Ludimar Calandrini ocupando a Procuradoria da Fazenda Nacional em Santarém.
BALANÇO FALSO
Para justificar junto a Justiça Estadual, Ludimar Calandrini apresentou balanço patrimonial com informações falsas, visto que a empresa havia apresentado Declaração de Imposto de Renda junto à Secretaria da Receita Federal com informações do Simples Nacional, porém, na Justiça Estadual apresentou Balanços Patrimoniais de 2001 a 2004, divergindo informações e regime de tributação, ocasionando informações falsas, para auferir vantagem.
Segundo a representação que deu causa a denúncia do Ministério Público e aceita pela Justiça Federal, a sócia Gláucia Sidônio ingressou na Delícia Refrigerantes em 24 de abril de 2002, porém, assinou o Balanço de 2001 como sócia. Caracterizando falsificação de documento.
INFORMAÇÕES FALSAS
A empresa Delícia Refrigerantes optou pelo Simples Nacional, porém, Ludimar Calandrini, atualmente Procurador Fiscal da Prefeitura Municipal de Santarém, apresentou Balanço Patrimonial pelo Lucro Real junto a Justiça do Estado. Várias informações falsas constam no balanço como valor do estoque, ativo imobilizado, passivo circulante, obrigações trabalhistas, obrigações fiscais, exigível a longo prazo e prejuízos acumulados.
Ludimar Calandrini foi indiciado e posteriormente denunciado pelo Ministério Público Federal e recebida a denúncia pela Justiça Federal.
NA PROCURADORIA DA FAZENDA.
Para apurar as denúncias contra Ludimar Calandrini na época em que exercia a Procuradoria da Fazenda Nacional em Santarém, ao lado da Receita Federal, Ademir Taketomi afirmou em seu depoimento que Ludimar praticava a advocacia administrativa na Procuradoria da Fazenda Nacional, já que no período que Ludimar Calandrini exercia a função de Procurador da Fazenda Nacional, adquiriu as quotas de seu irmão Jorge Taketomi e que toda operação foi realizada na Procuradoria da Fazenda.
Ademir Taketomi, na Comissão de Inquérito Administrativo da Procuradoria da Fazenda Nacional, declarou que Ludimar Calandrini era seu advogado mesmo exercendo a Procuradoria da Fazenda Nacional e que por diversas vezes, Ludimar recebeu Ademir na Procuradoria da Fazenda para tratar de assuntos particulares, tendo inclusive acompanhado Ademir junto ao Basa. Declarou ainda Ademir, que Ludimar Calandrini atualmente Procurador Fiscal do Município de Santarém no governo da Prefeita Maria do Carmo, administrava a empresa Delicia em seu gabinete na Procuradoria da Fazenda Nacional.
Em seu depoimento, Ademir declara que Ludimar vendia refrigerantes sem nota fiscal e utilizava sua própria conta bancária para depositar a receita da empresa Delícia Refrigerantes. E que Ludimar Calandrini era quem administrava a empresa mesmo sendo o Procurador da Fazenda.
Ontem, Ademir Taketomi foi ouvido na Justiça Federal de Santarém e confirmou seu depoimento na Policia Federal e as representações junto ao Ministério Público Federal e Estadual, Receita Federal e Justiça Estadual, ratificando que Ludimar Calandrini era sócio e administrava a empresa Delícia Refrigerantes no período em que era Procurador da Fazenda Nacional e que vendia sem nota fiscal.
Por: Carlos Cruz
O pior que esse cidadão acusava as empresas de Santarém de sonegação fiscal, acusava com a maior cara de pau.
Agora ele Ta sentindo o que ele fez os outros passarem.
Concordo com o Paulo. Agora esta pagando. Aqui se faz aqui se paga.
O PT GOSTA DE GENTE ASSIM. A MARIA E EVERALDO APÓIAM ESSE TIPO DE GENTE. E PORISSO QUE O GOVERNO DA MARIA ESTA REJEITADO.
se esse procurador permanecer na Prefeitura, fica demonstrado que o PT GOSTA DE GENTE A MARGEM DA LEI. ESSA E A CARA DO PT.
Ai, ai, ai, ui,ui, ui. Acho que ter dinheiro sonegado é bom. Porque é muita gente que usa esse metodo para ficar rico. Uma pessoal como um ex-procurador da fazenda nacional, que cobra dos devedores, que deve ser imposto sonegado, não tinha essa moral para cobrar.Não pode sonegador cobra de sonegador. Ainda é Procurador da Prefeitura, e lá como é que anda, será que lá também, tem sonegação? A palavra fica com as autoridades. Vou da uma do ex deputado Jerfeson. MARIA TIRA ESSA SENHOR DO GOVERNO ANTES QUE A SENHORA SE ENROLE. LULA PARA NÃO SE ENROLAR, TIROU DIRCEU. TIRA MARIA.
ROUBO É A CARA DO PT…É SÓ LEMBRAR DOS DESFALQUES QUE O BONITÃO DO PEDRO PELOSO FEZ NO INCRA…É A CARA DO PT ESSA HISTÓRIA DE ROUBO…OLHA COMO EXEMPLO O LULA QUE ERA POBRE AGORA É RICO…KKKKKKK POBRE DO POVÃO.
A casa caiu para o sr. Ludimar…
Não acredito que a Prefeita vai manter esse Procurador na Prefeitura. É por isso que o PT tem fama de MENSALÃO.
Essa foi boa.. LUDIMAR LADRÃOZINI vai pegar, caiu como uma luva o apelido.
Ludimar Ladrãozini? Conheço demais, me cobrou caro pelos honorários que deveriam ter sido de graça. Bem- feito safado!! Cadeia eu sei que tu não leva, mas a vergonha e a desmoralização já estão valendo. Sei que vc não tem vergonha na cara, mas ninguém tira a minha própria satisfação de te ver acuado, pilantra.
Santarém sofrida, coitada dessa terra de covardes. Coitado desse povo que é iludido com bolsas-miséria. Voto tem conseqüencia mesmo. Vote no PT e ganhe ladrões safados no governo.
A resposta é bem simples. Os órgãos fiscalizadores só fiscalizam os empresários e quem trabalha duro pra se sustentar. Para os servidores e os políticos o LEÃO perde os dentes e fica manso. Não viram a festa do 14º, 15º salário… isento de imposto? É uma sacanagem. Os roubos milionários contra os contribuintes também não incidem impostos.
Não é de espantar, esse tipo de notícia virou fato corriqueiro. E ainda mais quando a bandalheira é acobertada pelo PT. A Maria com certeza vai dar uma de Lula e dizer que não sabia de nada.
E a OAB como fica. Ela deixa acontecer ou apura o caso? Ou ela não se mete deixa assim mesmo?
Esse pessoal são muito pavulagem, gostam de se aparecer. Cadê os órgãos competentes pra investigarem esse homem que era pago pelo poder público municipal pra fazer a coisa certa e me aparece um negócio desse na imprensa.
è bom, o sr Bocão investigar o resto que está debaixo do tapete, se apareceu esse \”sujinho\” imagine o que pode ter por tras…
E AI MARIA DO CARMO, VAI FECHAR COM CHAVE DE OURO MAIS UM ESCÂNDALO DESSE SEU GOVERNO?
VAMOS RESPEITAR AS PESSOAS \”CATIGORIA\” QUE A SENHORA ESCOLHEU
ISSO FOI UMA BOMMMMMBA, E DEVERIA TER SIDO ESTOURADA ANTES, MAS VALEU!
È ISSO QUE O POVO TEM QUE SABER, QUEM É QUEM NO JOGO DO BICHO.
ESSE DOUTORZINHO TÁ LEVANDO O DELE, GOSTA DE PREGAR DE HOMEM CERTO, E AGORA? SE FOR FEITO JUSTIÇA?
PERGUNTAR NÃO OFENDE NÉ DOUTORZINHO?
Aquela empresa Delta de Veiculos é desse Procurador? Se for como pagam os impostos. Fiscalização neles senhores responsaveis pela fiscalização.
Isso é uma vergonha para Prefeitura de Santarém se a Prefeitura Manter esse senhor no cargo de Procurador Fiscal. Quer dizer que a Procuradoria Nacional era balcão de negocios. Acabaram com a fabrica. EU me pergunto. Como pode um Procurador da Fazenda Nacional sonegar imposto se ele deveria da exemplo de honestidade e legalidade? Alguem me explica?
Explico. A Prefeita vai manter esse senhor no cargo, porque o PT gosta de gente com esse perfil. Ele já foi denunciado por cobrar honorarios dos contribuintes e ficou no cargo. O PT goste de gente assim. É a cara do PT trazer para o partido pessoas que vivem a margem da lei. É ou não é PT.
Poxa vida, uma pessoa que cobrava quem estava defendo para a Receita Federal e ao mesmo tempo dava um jeito de não pagar tributo. COmo pode isso. Conheço o Ademir, ele sofreu muito e dizia que esse senhor perseguiu muito ele. E agora como fica essa situação. Ele como Procurador do governo da Maria do Carmo – PT como vai ficar, será que a Maria vai manter uma pessoa desse tipo a frente da Procuradoria Fiscal? Se isso acontecer Prefeito, a imagem de seu governo VAI FICAR TIPO O DO LULA MENSALÃO.
e como fica os honorarios que o contribuinte pagou na execucao do IPTU.? Procurador da Fazenda fazendo essas coisas. E muito feio para o Brasil e para o Orgao.
Sonegar deve ser bom. Ate Procurador faz isso. Se a Prefeita Maria manter esse senhor no cargo e da apoio a sonegacao e as irregularidades. MINISTERIO PUBLICO DEVE APURAR OS HONORARIOS DOS CONTRIBUINTES NA EXCUCAO FISCAL DA PREFEITURA CONTRA OS CONTRIBUINTES DO IPTU.
esse procurador já foi denunciado pelo impacto, ele cobrava honorarios dos contribuintes. Cade o Ministrrio Publico que nao investga. Se fosse um empresario já estavam perseguindo ele.b
eu nao sabia que Procurador sonegava imposto. Penseinque só o empresario. E TODO MUNDO MESMO. COMO PROCURADOR FICA MAIS FEIO.
Amigo Alexandre,no que vc acha da sonegação do Ludimar.
se na Preitura tem um Procurador processado por sonegação e coisas mais, como sera a Procuradoria da Prefeita. Sera que a Prefeita gosta de gente assim. Esse caso vai ser explorado na campanha aguardem.
como pode um Procurador Fiscal da Prefeitura de Santarem, ser processado por sonegação fiscal. Só acontece no governo do PT. sera que a Prefeita vai manter um pessoa dessa no governo? Sera que e Prefeita e Everaldo tem rabo preso com essa pessoa?
fiquei sabendo que VEM MAIS COISA AI. MADEIREROS, EX FUNCIONARIA DA RECEITA E O PESSOAL DO REFRIGERANTES DELICIA VAI APRESENTAR MAIS COISA.
Prefeita uma pessoa com esse curriculum aida cai ficar ai na Prefeitura? Sera que o PT gosta de gente assim? Deve gosta o ai o pessoal do mensalao. Tudo PT.
Indio do Tapajós , compartilho da mesma opinião. Quanto mais eu conheço o Brasil e outros paises, mais eu fico triste com a minha terra e sua população . Santarem era para ser uma das melhores cidades do Brasil .
MEU AMIGO ALEXANDRE, EU VOU ELEGER UM VEREADOR MACHO PARA SANTARÉM, VCS VÃO VER EU VOU FICAR NO PÉ DELE DURANTE 04 ANOS, E TBM DO PREFEITO ELEITO NÃO ME INTERESSA O NOME! QUEM QUER UMA SANTARÉM MELHOR AGORA SOU EU! JÁ NÃO AGÚENTO MAIS DE TANTA IMUNDICE! CASO ESTE MEU VEREADOR NÃO FAÇA PORRA NENHUMA PELA CIDADE E NEM MUITO MENOS O PREFEITO ELEITO , EU VENHO EM 2016 COMO PREFEITO, NÃO QUERO SER VEREADOR NÃO. EU VOU ARRUMAR ESTA CIDADE, MEUS AMIGOS SANTARENOS VCS ESTÃO SATISFEITO CONVIVER COM URUBUS, COM ESGOTO DE PIA DE COZINHA NAS RUAS,AQUI É SÓ IMUNDICE,TENHO VERGONHA DE TRAZER UMA FAMÍLIAR AQUI, ELES VÃO ME DIZER QUE ESTOU FUGIDO DA POLÍCIA QUE ESTOU ESCONDIDO, É MUITA POBREZA, SANTARÉM ESTA MUITO POBRE. DO JEITO QUE ESTA NÃO PODE FICAR.VAMOS ESPERAR POR ESTES NOVOS POLÍTICOS, ESTOU COM MUITA FÉ NO MEU CANDIDATO PARA VEREADOR, ELE VAI SER ELEITO, MAIS VAI SER FUDER COMIGO QUERO UMA SANTARÉM MELHOR.QUERO RESPOSTA!
KKKKKKKKKKKKK. NAO SABIA QUE UMA AUTORIDADE NA FUNCAO PODA FAZER TUDO ISSO. COISA FEIA EM SEU LUDIMAR. PERSEGUIU TANTO OS OUTROS E AGORA.
eu que pensava que esse pessoal era direito, pagava imposto. Já pensou se esse pessoal da Receita for fiscalizado? O primeiro já aparece tudo. Olha que ele era procurador. Gostei da reportagem.
como isso. Esse cara trabalhava na receita federal e sonegava imposto e a Receita Federal nao sabia? Nem todos sao iguais perante a lei.
boa noite! não sou contra ao Ludimar Calandrini e seue pessosl não, na terra de cego quem tem um olho é REI! aqui só tem ótario!Sou SANTARENO e me considero como ótario bobo como vcs todos Santarenos.vivemos numa cidade de pobresa.Aqui só vive quem não tem qualidade de vida. comemos mal,transporte não existe, uma pobresa de emprego,ainda tem uns Santerenos índios metidos só coloram roupa mais a mente ainda é índigina. nós aqui comemos merda! estou envergonhado de tanta pobresa em minha cidade que eu vivo aqui há 50 anos. vcs que tem estudo tira seu diploma da gaveta e vem trabalhar por uma Santarém melhor, sabe porque vcs não faz isso! porque vcs tem vergonha do estudo ser tão fraco aqui em Santarém. estou vendo meus netos ser formarem e falar vô vou trabalhar onde? vem as eleições aí!
Como pode uma pessoa acusada de sonegação fiscal, ser procurador fiscal da Prefeitura. Só no governo do PT. Pó Maria e Everaldo, essa escolha de vcs? O PT gosta dessas pessoas.
Como pode isso. Uma pessoa que cobrava imposto, sonegava. Que coisa feia.