Campanha de Haddad em SP é a mais cara do Brasil

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Líder nas pesquisas com 35% das intenções de voto, o candidato do PRB a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno, gastou até agora menos de um décimo do investido pelo rival Fernando Haddad (PT), que tem a campanha mais cara do país.

Depois de dois meses de campanha, Russomanno declarou à Justiça Eleitoral ter gasto R$ 1,3 milhão.

O petista, que tem 16% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com José Serra (PSDB) em segundo lugar, teve despesa 11 vezes maior: R$ 16,5 milhões. O tucano disse ter gasto a metade deste valor: R$ 8,4 milhões.

Só com marketing, Haddad gastou mais que toda a campanha de Russomanno: R$ 3 milhões repassados à Polis, empresa do publicitário João Santana.

Outros R$ 2,9 milhões já haviam sido investidos no aluguel de carros de som. O PT ainda declarou gastos de R$ 1 milhão com advogados e R$ 960 mil com a assessoria de imprensa de Haddad.

O volume de investimentos explica a presença maior da propaganda petista nas ruas da cidade. O coordenador da campanha, Antonio Donato, afirmou que os gastos estão dentro do programado.

“Como o eleitor não conhecia Haddad, tivemos que antecipar muitas despesas para espalhar o rosto e o nome dele nos bairros, com apoio dos candidatos a vereador.”

Os petistas disseram ter arrecadado R$ 10 milhões até aqui. Deste valor, quase 90% foram contabilizados como repasses do partido — são as chamadas doações ocultas, em que a origem dos recursos não é discriminada.

O expediente é permitido pela Lei Eleitoral e, segundo Donato, atende a pedidos das empresas. “Os doadores preferem assim. Para nós, tanto faria divulgar”, disse.

TOSTÃO

Russomanno investe no mote do “tostão contra o milhão”, que elegeu Jânio Quadros prefeito pela primeira vez em 1953. “Estou fazendo uma campanha bem humilde”, diz. “Estou conversando aos poucos com empresários, mas ajudas são bem-vindas.”

O grosso da campanha é bancado com recursos públicos: o PRB repassou R$ 850 mil que recebeu do Fundo Partidário, mantido pela União, para o candidato.

Seus principais gastos são em panfletos no seu programa de TV –cerca de R$ 300 mil, 15% do que gastou Haddad. Ele tem apenas 2 minutos no horário eleitoral.

O marqueteiro Ricardo Bérgamo não aparece na contabilidade oficial. Ele disse trabalhar de graça para a campanha. (PAULO GAMA, BERNARDO MELLO FRANCO, DIÓGENES CAMPANHA E DANIELA LIMA)

 

Danilo Bandeira/Editoria de arte/Folhapress

 
 

Fonte: Folha de São Paulo

Um comentário em “Campanha de Haddad em SP é a mais cara do Brasil

  • 18 de setembro de 2012 em 15:51
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    c9 o apeDELTA na televise3o faezdno campanha eleitoral deslavada e os petralhas apreendendo revista por conta prf3pria. Ne3o he1 mais lei neste Paeds. O pt faz o que bem entende. E fica tudo por isso mesmo…* * * * *Revista FREE que traz em sua mate9ria de capa caso Celso Daniel e associa petistas e0 esquema de corrupe7e3o e9 apreendida em SPA publicae7e3o desta semana da revista Free,que traz em sua mate9ria de capa uma reportagem sobre um suposto esquema de corrupe7e3o comandado pelo PT, que teria relae7e3o com o assassinato do ente3o prefeito de Santo Andre9, Celso Daniel, em 2002, teve ve1rios exemplares apreendidos nesta quinta-feira, em Maue1. Devido ao fato, os diretores da publicae7e3o registraram um boletim de ocorreancia – divulgado no Facebook da publicae7e3o – no 1o. distrito de Maue1 pelos diretores da Revista Free SP apf3s a constatae7e3o de abuso de poder por parte do secrete1rio Carlos Tomaz na apreense3o de revistas e de um carro da distribuie7e3o. De acordo com a mate9ria apresentada na revista – distribuedda gratuitamente no metrf4 de Se3o Paulo e nas regif5es prf3ximas e0s estae7f5es -, cuja chamada de capa tem como tedtulo \”Muito ale9m da morte\”, a organizae7e3o do esquema criminoso, que atualmente seria comandado pelo prefeito de Se3o Bernardo, Luiz Marinho, teria como objetivo manter o PT no poder. Em nota, o diretf3rio estadual do PT em Se3o Paulo rebateu o contefado da revista, classificando-o como leviano. O partido criticou a explorae7e3o do caso Celso Daniel, cujo assassinato je1 foi esclarecido pela poledcia sem remeter a questf5es poledtico partide1rias, segundo a diree7e3o petista. \”Quanto ao festival de calfanias e difamae7f5es, o PT paulista este1 tomando todas as provideancias legais cabedveis e os response1veis respondere3o pelos seus atos\”, termina a carta. A ae7e3o teria care1ter poledtico uma vez que a prefeitura da cidade e9 comanda pelo PT.

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