Coluna Impacto
OPERAÇÃO SAIRÉ
Durante toda esta semana, a Receita Federal do Brasil está realizando a “Operação Sairé” em lojas do centro da cidade de Santarém. A ação consiste em fiscalizar produtos eletroeletrônicos (em sua maioria, celulares) e outros importados que estejam sendo comercializados e cuja origem não seja comprovada por nota fiscal ou documento idôneo. Qualquer mercadoria importada que não tenha origem comprovada será levada ao Depósito de Mercadorias Apreendidas da Delegacia da Receita Federal em Santarém. O proprietário ainda poderá reclamar seus produtos retidos ou questionar a apreensão até 30 dias após ter ciência do auto de infração e outras penalidades cabíveis previstas em legislação. Idealizada pela Equipe Regional de Repressão da 2ª Região Fiscal, da qual Santarém faz parte, a operação visa conter a proliferação de produtos frutos de contrabando, descaminho ou qualquer outra procedência ilícita e pegou muito comerciante de surpresa, que não tiveram tempo de esconder as mercadorias irregulares.
SEGURANÇA
Diversos órgãos de segurança pública que atuam em Santarém, entre eles, as policias Civil e Militar, a Marinha, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) se mobilizam desde ontem, 13, até a próxima segunda-feira, 17, na rodovia Everaldo Martins, na vila e na praia de Alter do Chão na “Operação Sairé”. De acordo com a Prefeitura de Santarém, as atenções de inúmeros órgãos públicos estarão voltadas para a vila de Alter do Chão, com o intuito de garantir a tranquilidade a visitantes e turistas nos quatro dias do Sairé. A “Operação Sairé” reúne as instituições ligadas à segurança pública que prometem fazer um trabalho integrado. Por conta da grande movimentação de pessoas na vila balneária, outros setores públicos se mobilizam para garantir a tranquilidade no Sairé, como o setor de Vigilância Sanitária, que estará presente na barreira de segurança montado na rodovia Everaldo Martins, para orientar e vistoriar os produtos alimentícios que serão comercializados em Alter do Chão, nos próximos quatro dias.
PÔR DO SOL
A Secretaria de Turismo de Santarém realiza nesta sexta sexta-feira (14), mais uma edição do Projeto “Pôr do Sol”, no Bosque Vera Paz, a partir das 18 horas, com apresentação da Filarmônica Municipal “Professor José Agostinho”, que proporcionará, sem dúvida, ao visitante e à própria população santarena um fim de tarde mais agradável. O projeto “Pôr do Sol” é uma realização da prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Turismo, que visa divulgar o potencial artístico e musical do povo santareno, levando entretenimento a todos que contemplam o belo pôr do sol na orla da Santarém.
BARBEIRAGEM
Prefeita Maria do Carmo Martins Lima ficou furiosa com sua equipe de engenheiros (Seminf), que asfaltaram uma praia (Jacundá) em Alter do Chão. Bastante abatida com o caso, ela concedeu entrevista à imprensa e culpou a Seminf (Inácio Corrêa, Alba Valéria e Conceição Miléo) pelo erro. Na reta final da eleição, isso pode influenciar na candidatura da professora Lucineide Pinheiro.
GREVE NA UEPA
Após três horas de assembleia, os professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A categoria rejeitou a proposta do governo do Estado de 16,63% de aumento salarial, que iguala os salários dos docentes universitários ao dos professores da educação básica. A decisão contou com apoio de estudantes e professores que representavam os campi também do interior do Estado. A decisão atinge 13.683 universitários em todo o Estado. Segundo a categoria, existe uma defasagem de sete anos de reajuste salarial. Além disso, a proposta do governo de equiparar o salário dos professores universitários ao dos de ensino fundamental e médio foi recebida com indignação. Para a coordenadora do Sindicato dos Docentes da Uepa (Sinduepa), professora Elizabeth Lucena, a valor oferecido não considera a formação diferenciada do educar de nível superior e o nível de exigência que existe sobre a categoria.
MPE
O município de Santarém recebe neste mês de setembro três novos promotores de justiça titulares, escolhidos na 17ª Sessão Ordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Os novos membros assumem cargos nas promotorias de justiça do Júri e Entorpecentes, e Infância e Juventude. Assumem o 4º e 5º cargo da promotoria de justiça do Júri e Entorpecentes, respectivamente, os promotores de justiça Laércio Guilhermino Abreu, indicado pelo critério de merecimento; e Evandro de Aguiar Ribeiro, por antiguidade. Eles devem dar continuidade à pauta de julgamentos agendados para a comarca. A nova titular da promotoria de justiça da Infância e Juventude e dos Órfãos, Interditos e Incapazes é a promotora de justiça Janaína Andrade de Sousa, que assume o 15º cargo. Em Santarém há dois cargos para a Promotoria da Infância, sendo titular do 14º cargo o promotor de justiça Mauro de Moraes.
ESCURIDÃO
Ao mesmo tempo em que a presidente do Conselho de Turismo de Santarém, empresária Irene Belo, agradece o empenho do gerente da Rede Celpa em Santarém, Edson Naif, em regularizar o fornecimento de energia elétrica para a vila balneária de Alter do Chão, ela lamenta que os responsáveis pela troca das lâmpadas não estão cumprindo sua função com responsabilidade: vários bolsões de escuridão amedrontam e afastam turistas. “No final de semana passado, com hotéis e pousadas funcionando com lotação total, tivemos a grata satisfação (empresas de hospedagem, comércio e turistas) de contar com energia firme, mas ouvimos muitas reclamações sobre a escuridão da vila que inviabiliza a atividade de que mais gostam: caminhar. Lembramos que a vila de Alter do Chão não se restringe à praça e que todos pagamos uma taxa de iluminação pública embutida na conta de energia. Numa rua com 17 postes, 08 estão com lâmpadas queimadas já há bastante tempo”, denunciou a Presidente do Conselho de Turismo de Santarém.
RETOQUES
A coluna parabeniza a encantadora Maria Luiza Castiglioni Rocha (foto), estudante da 2ª série do Colégio Dom Amando, que completa 7 anos neste sábado, dia 15. * As obras de recuperação da avenida Cuiabá, BR-163, que liga Santarém ao Mato Grosso, foram suspensas na terça-feira (11). A empresa responsável pelo asfaltamento informou que a paralisação ocorreu devido a uma peça importante de uma das máquinas ter quebrado e não tem como fazer a manutenção em Santarém. A previsão é que os serviços retornem nesta sexta-feira (14). * Santarém, Alter do Chão e Belterra serão mostradas no programa Terra da Gente, exibido na EPTV, emissora afiliada à Rede Globo. A equipe de reportagem está na cidade desde segunda-feira (10). Na manhã de terça-feira (11), a equipe do Terra da Gente começou a cumprir o seu roteiro de reportagens em Santarém, percorrendo as águas do Tapajós em direção ao lago do Igarapé-Açú. Também serão feitas reportagens na Ilha de São Miguel e Alter do Chão. * Para os desavisados, o concurso da Polícia Civil será neste domingo, dia 16. Um total de 26.030 pessoas participará do concurso para preenchimento de 720 vagas na Polícia Civil do Pará. A disputa será pelos cargos de delegado, escrivão e investigador de Polícia. Os locais e horários da prova objetiva estão disponíveis no site www.msconcursos.com.br , em que é possível encontrar também a relação de candidatos inscritos.