Posse de Genoino é legal, mas desgasta petista e seu partido

 

José Genoíno
José Genoíno

A posse do ex-presidente do PT José Genoino é legal do ponto de vista jurídico, mas é ilegítima do ponto de vista ético. Para o filósofo Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia da Unicamp, é uma contradição que uma pessoa condenada por infringir a lei seja empossada no Legislativo, na função de legislador. Condenado no julgamento do mensalão, Genoino deve tomar posse nesta quinta-feira como deputado federal.

O ato é possível porque o petista, assim como outros condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pode apresentar recursos à Justiça, adiando a condenação final por um prazo de seis meses a um ano. Na linguagem jurídica, enquanto o último recurso não for julgado, o processo não foi “transitado em julgado” — e é nessa condição que estão os mensaleiros.

— É um tapa no rosto da cidadania. Ele foi condenado pela maior e mais alta Corte do país. Ao tomar posse, ele não apenas desobedece acintosamente ao juízo supremo, mas está dando um tapa no rosto de todo cidadão — afirma Romano.

O professor diz que Genoino deveria pensar dez vezes antes de tomar posse como deputado federal, uma vez que o desgaste político será imenso:

— Perde o próprio Genoino, que deve ter sido mal aconselhado, perde o povo, perde o Parlamento, e perde o PT. Como pode editar leis alguém que foi condenado por não cumprir a lei? A ética não é uma escolha pessoal, uma questão de vontade. A ética é pública e coletiva — diz Romano, acrescentando que o artigo 37 da Constituição prevê que a “administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

O jurista e professor Luiz Flávio Gomes afirma que, no campo jurídico, formalmente não há impedimento para a posse, uma vez que Genoino ainda poderá apresentar recursos à Justiça, mas avalia, no campo político, que o ato causará um enorme desgaste para o PT e para a Câmara dos Deputados.

— Se ele tivesse sido julgado por acidente de trânsito, seria outra coisa. Mas foi um caso de probidade na administração pública. Não é à toa que o Congresso e o poder político perdem pontos a cada dia — diz.

Fonte: O Globo

3 comentários em “Posse de Genoino é legal, mas desgasta petista e seu partido

  • 4 de janeiro de 2013 em 09:31
    Permalink

    Pode até ser legal. mas é imoral do ponto de vista ético, honesto, se ele fosse honesto seria o primeiro a pedir para não assumir nada, até que terminasse o processo junto a justiça.Mas como é um safado de marca maior assim como os pares do mesmo partido(que também deveriam não permitir)assumiu sem o menor constrangimento, aliás, constrangido estamos nós brasileiros. È pra acabar!!!!!

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2013 em 14:33
    Permalink

    Um ato dessa natureza é para o mundo acabar mesmo.

    Não faz zentido viver tendo que engolir pessoas desse grau de desobediencia as leis supremas do País.

    Por mim o mundo pode acabar agora, não é possivel alguém ficar feliz com um ato desse, nem ele mesmo ..esse safado,, nojento.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2013 em 10:00
    Permalink

    APOSTO QUE SE FOSSE UM LADRÃO DE GALINHAS.., ESTARIA PRESO E SEM FIANÇA!!!
    ESSA NOSSA LEI MESMO! É UMA MERDA!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *