Empresário acusado de comprar área de terra ilegal em Santarém
Por: Carlos Cruz
Os moradores do bairro da Floresta, em Santarém, são obrigados a conviver com lixo nas ruas, por falta de coleta regular; sem contar a iluminação pública quase inexistente, por conta das luminárias dos postes queimadas, ruas quase intrafegáveis e falta de saneamento básico, não esperavam que algo inusitado fosse acontecer, mas aconteceu: Eles nem sonhavam que um dia pudesse acontecer do campo que pertence à comunidade fosse vendido a um empresário, mas foi o que aconteceu.
Segundo informações, um empresário do ramo imobiliário teria adquirido por uma certa quantia, que alguns afirmam ter sido 150 mil reais- outros apostam que foi um valor muito mais alto- nada menos que o campo de futebol que pertence aos moradores do bairro da Floresta, em Santarém. O Prefeito da época, Ronaldo Campos, doou o terreno para o lazer da comunidade.
O campo que antes pertencia à Sociedade Esportiva Floresta, não se sabe porque hoje, pertence ao patrimônio do referido empresário, que pretende construir no local um condomínio fechado. Segundo os moradores que procuraram nossa equipe para formular a denúncia, o empresário negociou a compra do campo de futebol direto com quatro irmãos e dois ex-atletas do clube de futebol do bairro, Sociedade Esportiva Floresta. Dois dos quatro irmãos estariam agora morando em Rurópolis.
Pior de tudo, é que uma das primeiras medidas do novo proprietário foi murar o terreno, prejudicando famílias que moravam na área atrás do imóvel, e que são obrigadas a fazer verdadeiros malabarismos pulando cercas e até o muro para poder entrar e sair de suas casas. O empresário não só comprou ilegalmente o campo de futebol da comunidade, pois não mostrou documentos de posse, como também proibiu muitas famílias no direito de ir e vir.
Diante de inúmeros problemas, estivemos em contato com o presidente da Associação de Moradores do Bairro da Floresta, Vicente Pinto de Lira, que nos deu a seguinte explicação. “Existem muitos problemas, entre eles a falta de documentação de muitos lotes de terras no bairro, além de problemas de saúde, porque o Centro de Saúde funciona de maneira precária”, informou o presidente da Associação de Moradores.
Centro de Saúde não funciona: No mês de novembro, no apagar das luzes do governo Maria do Carmo, uma Unidade de Saúde moderna foi entregue à comunidade do bairro da Floresta, mas o “presente” tem que ser melhor adaptado, pois do jeito que está, não se encontra nem Dorflex para pelo menos minimizar as dores dos pacientes. O jeito é que sejam levados para o Hospital Municipal, que está sobrecarregado e sem condições de atender a todos os casos de baixa complexidade. “No posto de saúde faltam médicos, falta pessoal para atendimento, e também material, além de medicamentos, muita coisa ainda tem que ser feita para melhorar”, disse o líder comunitário. ”Acima de uma aplicação de vacina em uma criança, o posto médico não tem condições de atender mais nada, os doentes são levados para o Hospital Municipal”, finalizou o comunitário. O líder comunitário marcou audiência com prefeito Alexandre Von, onde pretende junto com outros moradores do bairro, expor os problemas da Unidade de Saúde e todos os outros que acompanham o bairro e que tornam mais complicada a vida de quem mora no bairro da Floresta.
Essa área foi doada pelo prefeito da época doutor Ronaldo Campos, e se essa área fosse de propriedade particular, por que foi vendida por de baixo dos panos?
é só apresentarem os documentos legítimos, se houverem. e tem mais,falsificação de documento também é crime.
\”este terreno em questão nunca foi da Associação demoradores, nem tão pouco doado por prefeito,,, foi uma area que pertenceu a determinadas pessoas com documentos legitimos e que fizeram tudo dentro da legalidade,,, as pessoas que moravam atraz da área sabia que ali não havia rua,portanto fizeram sua moradas de forma irregular,,,
EU ACHO QUE TODAS SA PESSOAS TEM DIREITO DE TER UM PEDAÇO DE TERRA PARA CONSTRUIR A SUA CASA PRÓPRIA , SER DIGNO DE SI MESMO SANTARÉM ESTA SE CAPITALIZANDO ISSO E BOM PARA TODOS OS TAPAJOARAS ( SÓ NÃO PODEMOS OCUPAR TERRENOS DE FORMA ILEGAL )
Bem o que importa é o preto no branco, se tem documento de posse beleza! agora se ta dando uma do cola… não vai colar!!!
_ Agora de uma coisa é certa, a cidade está crescendo e o povo tão inchando a zona urbana e a tendencia é ocupar terrenos que estão abertos. Claro que não é o caso do referido.
O POVO UNIDO JÁ MAIS SERÁ VENCIDO, entretanto;terá que ter apoio de autoridade do MP., se não, não terão êxito.
A Associação deve formular a denuncia ao MP, este solicita a empresa o contrato/escritura que deu origem a compra do imovel, depois segues os tramites se tiver indicios de irregularidade.