Prefeitura e Susipe discutem convênio na área de saúde

Vice-Prefeita reuniu com representantes da Susipe
Vice-Prefeita reuniu com representantes da Susipe

A prefeita em exercício, Maria José Maia, e representantes da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE/PA) reuniram-se na manhã de terça-feira, 05, para discutir a formatação de um convênio na área de saúde para atendimento dos detentos da Casa Penal Silvio Hall de Moura. O convênio trataria da cessão de profissionais da área de saúde do Município de Santarém tendo como contrapartida o repasse de medicamentos e insumos por parte da SUSIPE.

De acordo com o diretor de reinserção social da SUSIPE, Ivaldo Capeloni, existem 12 médicos para uma população de 12 mil detentos, sendo que a capacidade do Complexo Penitenciário oferta 7200 vagas. Segundo Capeloni há dificuldade em contratar profissionais. “Até mesmo os servidores concursados deixam de atender e acabam abandonando o trabalho”, informou.

Maria José Maia sugeriu que as ações de saúde fossem voltadas à atenção primária e lançou a proposta de uma ação integrada envolvendo as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

“Desta forma realizaríamos os atendimentos dentro da Unidade Penal. A saída dos detentos seria condicionada aos casos graves e que exigissem tal procedimento”, corroborou a gerente da Divisão de Saúde do Sistema Penal, Ivone Rocha.

Centro de Ensino: Técnicos da Susipe também sugeriram a parceria da Prefeitura para construção do Centro de Ensino aos detentos. Maria José Maia informou que os convênios tanto em educação quanto em saúde serão incluídos no planejamento da Prefeitura.

PREFEITO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE COMBATE AO CRACK DO GOVERNO FEDERAL

O prefeito Alexandre Von, a vice-prefeita Maria José Maia e parte da equipe de governo participaram na terça-feira, 05, na agência do Banco do Brasil da Avenida Cuiabá, de uma videoconferência para o lançamento do Programa: Crack, é possível vencer do Governo Federal. O programa consiste em uma ação sistêmica e integrada nas áreas de saúde, segurança, assistência social, educação e direitos humanos, com a disponibilização de equipamentos e serviços aos Estados e Municípios. O objetivo é a construção de uma rede de serviços para atendimentos aos usuários e a família.

HOSPITAL MUNICIPAL DESENVOLVE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Na terça-feira, 05, foi realizada a primeira aula do Programa de Educação Continuada da Prefeitura de Santarém. A aula teve como tema “Avaliação Tomográfica de crânio na emergência do Hospital Municipal de Santarém”, tendo como palestrante o neurocirurgião Luiz Rodolfo Carneiro como debatedores o diretor clínico do HMS, Dr. Marcos Fortes, e o coordenador da emergência, Dr. Fábio Botelho.

O Programa de Educação Continuada é um processo de qualificação profissional que tem como público alvo todos os profissionais médicos do Corpo Clínico do HMS, médicos residentes e estudantes de medicina. O objetivo é atualizar em conhecimento e capacitar os médicos. Para isso as aulas são ministradas quinzenalmente às 3ª feiras no Auditório do HMS.

ESCOLAS SÃO PREPARADAS PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO

O início das aulas está confirmada para 14 de fevereiro, para atender a demanda, as escolas estão sendo preparadas e os espaços físicos passam por manutenção ou recuperação. Na terça-feira, 05, a secretária de Educação, Irene Esher, visitou as escolas localizadas na vila de Alter do Chão, estendendo a visita às escolas da Floresta e do Campo, na região do Eixo Forte. Com relação às escolas da Floresta e do Campo, a secretária destaca que elas oferecem um programa pedagógico diferenciado, atendendo as demandas que surgem na área rural onde estão localizadas.

EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO: A SEMED esclarece que inicialmente estão sendo lotados os professores de Educação Física do 5ª série ao 9º ano. Isso não significa desvalorizar ou que seja desnecessário ter um profissional desta disciplina para atender as crianças de 1ª a 4ª série. Os professores de educação física para as turmas da educação básica -1ª a 4ª – poderão ser lotados posteriormente, levando em consideração também a necessidade de cada escola.

CÂMERAS SERÃO UTILIZADAS NA SEGURANÇA NO CARNAVAL 2013

A Secretaria Municipal de Cultura reuniu com instituições de segurança, entidades relacionadas ao Carnaval para discutir o esquema de segurança durante o Carnaval 2013. O 3º BPM vai desenvolver a Operação Carnapaz  2013. Na orla de Santarém haverá monitoramento feito através de câmeras nas entradas e saídas do corredor da folia. Haverá também barreiras policiais nas entradas do corredor da folia e na dispersão.

Em Alter do Chão será feito controle nas barreiras na PA 457 (Rodovia Everaldo Martins) limitando a lotação nos coletivos, com o ordenamento do trânsito dentro da vila. Haverá parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) para o uso de sons particulares e com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) para isolar o corredor da folia para entrada de veículos. A participação de menores durante as festas também será fiscalizada. A coordenação dos agentes de proteção à Juventude destacou a necessidade do alvará à 7ª Vara da Infância e Juventude para participação de crianças e adolescentes nas agremiações carnavalescas.

ENCONTRO COM A JUVENTUDE DO LAGO GRANDE

O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Erasmo Maia se deslocará até a região do Lago Grande nesta quarta-feira, 06, para participar de um encontro com os jovens na Vila Curuai. O evento é promovido pela Pastoral da Juventude da paróquia Nossa Senhora de Nazaré em preparação à JMJ (Jornada Mundial da Juventude). Na oportunidade, Erasmo apresentará aos participantes do encontro os projetos da SEMJEL e ouvirá as demandas da juventude, a exemplo do que acontecerá em vários bairros da zona urbana de Santarém. Os pleitos apresentados pela juventude servirão de base para o planejamento das metas e prioridades que integrarão Plano Plurianual do Município (PPA) para o quadriênio 2013-2016.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

2 comentários em “Prefeitura e Susipe discutem convênio na área de saúde

  • 6 de fevereiro de 2013 em 10:00
    Permalink

    O Lira Maia é o Everaldinho do Alexandre. É quem manda e quem leva ( $$$). A Maria e o Alexandre são pau mandado e não mandam nada.

    Resposta
  • 6 de fevereiro de 2013 em 09:58
    Permalink

    A vice prefeita dá mostra de quem é que manda neste governo. É o Lira Maia. O prefeito é só figuração. O Lira Maia já disse que é pro prefeito estar na rua visitando as frentes de serviço e no gabinete fica ele, mandando e desmandando e ( levando o dele) . hehehe

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *