Alas empossa novos imortais e festeja 80 anos de Emir Bemerguy

Emir Bemerguy
Emir Bemerguy

A partir das 18 horas desta segunda-feira, acontece a solenidade de posse dos dois novos imortais da Academia Santarena de Letras e Artes (ALAS), e Sessão da Saudade em homenagem ao acadêmico Emir Bemerguy, que completaria nesta data, 80 anos de idade. Os novos integrantes da ALAS são Ércio Bemerguy e Neucivaldo Moreira.

Ércio Bemerguy  é irmão de Emir e assume a cadeira nº 38, que era ocupada por ele. Neucivaldo Moreira assume a cadeira nº 36, vaga desde a morte do professor Antônio Pereira. Ércio atuou como radialista em Santarém com o programa de auditório “EB Show”. Atualmente escreve no seu blog “O Mocorongo”. Neucivaldo é escritor e poeta, autor de cinco livros de poesias publicados.

Após a posse dos novos acadêmicos, acontece a Sessão da Saudade em homenagem ao poeta Emir Bemerguy, que morreu no dia 13 de novembro de 2012, em Santarém. Emir completaria nesta segunda-feira, dia 04, 80 anos de idade. O poeta é autor de cerca de seiscentos poemas, muitos desses escritos em homenagem a Santarém, além de canções e crônicas.

Deixou publicações em verso e prosa prontas para serem editadas. De acordo com a filha Lila Bemerguy, a intenção é publicar tudo, ao longo dos próximos anos. O primeiro deve ser o romance amazônico “Maromba”, a única obra de ficção escrita por Emir. “Nossa intenção é publicar por meio dos editais de cultura disponíveis. Eu e meu irmão Emir devemos coordenar tudo, pois não queremos que os direitos autorais e as edições saiam do controle da família”. Uma parte do legado deixado por Emir pode ser lida no blog “Saudade Perfumada” (http://bemerguyemir.blogspot.com.br/.

 

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *