Marquinho discute com Emater qualidade e aumento da produção
O supervisor regional da EMATER, Guilherme Saldanha, esteve em Juruti para uma vistoria no escritório da EMATER local e para reafirmar a parceria com a Prefeitura buscando a melhoria da produção no município. A reunião ocorreu nesta terça-feira, dia 14 de maio, e contou com a presença do prefeito Marquinho e dos secretários de Produção e Abastecimento, Heraldo Albuquerque, e de Meio Ambiente, Amarildo Nascimento, e do Sindicato dos Produtores Rurais.
Segundo o prefeito jurutiense, essa visita do gerente regional foi importante porque seu governo tem interesse em aumentar a produção agrícola de Juruti, bem como outras atividades rurais, como a psicultura e a agropecuária. O prefeito citou o caso da farinha de mandioca que já foi abundante em Juruti e hoje está em falta, mas é seu pensamento tornar Juruti um dos maiores produtores de farinha da região ainda no seu governo.
“Essa parceria é importante para que possamos atuar juntos nos projetos de extensão rural, para aumentar a produção e a qualidade dos produtos. Queremos por em prática o compromisso de campanha que é de ajudar na assistência técnica”, afirmou Marquinho.
PREFEITO EM EXERCÍCIO RECEBE VISITA DE DIRETORES DA CELPA
O prefeito em exercício de Juruti, Jonas Morais Cativo, acompanhado do secretário municipal de Finanças, Gustavo Hamoy, recebeu na tarde de terça-feira, 14, a visita de diretores da Celpa (antiga Rede Celpa), Reinaldo Serrão (responsável pelo setor de expansão); Alexandro Freitas, (relacionamento com clientes); Anderson Rodrigues (manutenção de sistemas); Adriana Florenzano (serviço de rede); Carlindo Júnior (consultor do setor público).
Os diretores vieram a Juruti atender uma solicitação da Câmara Municipal de Vereadores que, através de requerimento do vereador Janisson Natividade, pediu esclarecimentos à empresa sobre os constantes apagões que vêm ocorrendo em Juruti, bem como sobre os planos para melhoria do serviço em nosso município.
Aos membros da prefeitura, os diretores informaram que a partir de agora a empresa deixa de se chamar Rede Celpa passando a ser simplesmente Celpa que agora é controlada pelo grupo Equatorial. Segundo Alexandro Freitas, tem uma nova configuração e está inovando os serviços ao consumidor. Com relação aos apagões, disse que medidas estão sendo tomadas junto a empresa Guascor (geradora da energia de Juruti) para que esse problema seja minimizado e até eliminado.
Anunciou ainda que os técnicos da empresa estarão vindo a Juruti fazer um levantamento das necessidades a fim de que ocorram as ações. Garantiu ainda que a empresa vai melhorar o atendimento com a implantação de um escritório moderno e que vai valorizar a mão de obra local na contratação de funcionários.
O secretário Gustavo Hamoy agradeceu a visita dos diretores da Celpa e disse que a prefeitura sempre primou pela parceria com todos aqueles que querem ajudar o município a se desenvolver. Por sua vez, o prefeito em exercício, Jonas Morais, pediu pressa na solução dos problemas que o município vem sofrendo atualmente com os apagões e cobrou ainda que a Celpa atenda aos microssistemas de abastecimento de água das comunidades rurais que hoje funcionam com geradores próprios, mesmo com a energia passando nesses locais.
CÂMARA MUNICIPAL DISCUTE PROBLEMAS NA ENERGIA ELÉTRICA
Atendendo requerimento de autoria do vereador Janisson Natividade(PT), aprovado pelos demais parlamentares, a Câmara Municipal de Juruti, no seu papel de defensora do povo, realiza hoje uma sessão de esclarecimentos sobre a energia elétrica em Juruti.
No seu pronunciamento o vereador Janisson cobrou da empresa melhorias urgentes no sistema de abastecimento de energia para acabar com os constantes apagões que tem prejudicado a população. Ele cobrou ainda informações sobre o programa Luz para todos que não estrá atendendo aos moradores da zona rural do município.
O diretores da Celpa estão mostrando a real situação em que Juruti se encontra e anunciando as melhorias que pretende implantar em nossa cidade.
Vale ressaltar que hoje a Celpa não está mais ligada ao grupo Rede e sim ao grupo Equatorial e se chama apenas Celpa.
O presidente da Câmara, vereador Edjanio Peruano Printes está presidindo a sessão e também aproveitou para reivindicar a melhoria do fornecimento de energia elétrica em Juruti.
Todos os vereadores presentes aproveitaram o ensejo para pedir explicações sobre os mais diversos problemas apresentados no setor de energia elétrica a fim de informar para a população o que está realmente acontecendo.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri
Segundo a concessionária de energia, o desligamento é necessário para que seja feita uma manutenção no sistema Tramoeste, que é de responsabilidade da Eletronorte. O desligamento está previsto para acontecer às 5h e 7h30.