UFOPA mantém nota do Enem no processo seletivo de 2014
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) anuncia que manterá a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a única via de ingresso à Universidade no próximo processo seletivo, o de 2014. O anúncio foi feito pelo pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEN), Prof. Dr. José de Oliveira Aquino.
Segundo o pró-reitor, o mesmo procedimento de 2013 será mantido para o processo seletivo de 2014. No entanto, como mais da metade dos alunos da universidade são oriundos de escolas públicas, a única mudança prevista refere-se ao percentual de 50% destinado às cotas sociais. “Nós devemos ter uma mudança neste aspecto, uma vez que mais da metade dos nossos alunos são oriundos das escolas públicas”, explica.
Em defesa do Enem, o pró-reitor de graduação ressalta que o exame é a forma de acesso à universidade mais democrática que existe atualmente. “Considero o Enem amplamente democrático, pois o aluno que deseja ingressar na UFOPA não precisa se deslocar até Santarém ou a um município-polo da universidade para realizar o processo seletivo da UFOPA, e isso é fantástico”, avalia.
O último processo seletivo da UFOPA considerou como referencial de seleção o maior resultado do Enem dos anos de 2012 e 2013. O processo seletivo habilita para admissão à UFOPA em seu semestre inicial, denominado Formação Interdisciplinar I.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA
16/5/2013
UFOPA realiza ação ambiental e distribui mudas no bairro Elcione Barbalho
O Programa de Educação Tutorial do Centro de Formação Interdisciplinar (PET/CFI) – cuja temática é “Conexões de saberes e estudos interdisciplinares das comunidades do campo” – e as turmas M3 e M4/2013 de Estudos Integrativos da Amazônia (EIA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizarão ampla ação de educação ambiental no bairro Elcione Barbalho, em Santarém, neste sábado, dia 18, a partir das 8h, na Associação de Moradores daquele bairro.
O bairro Elcione Barbalho, fortemente impactado com o desmatamento acelerado causado por três empreendimentos imobiliários no entorno da comunidade, vem sofrendo revoadas de mosquito e, por conta disso, tem registrado altos índices de casos de dengue e até casos de leishmaniose.
Para amenizar tais impactos, o PET/CFI e as turmas M3 e M4/2013 promoverão oficinas e palestras sobre educação ambiental, impacto e recuperação ambiental, além de distribuir cerca de 250 mudas de Nim, espécie de planta originária da Índia, que tem sido usada como defensivo natural contra insetos e pragas. “O desmatamento tem provocado uma grande quantidade de endemias. Revoadas de mosquitos têm atacado a população do bairro durante todo o dia. E, além de muitos casos de dengue, agora foram registrados casos de leishmaniose visceral, o que é muito grave. Por conta disso, tivemos a ideia de promover uma ação de extensão do PET/CFI e as minhas turmas de EIA, para que a população entenda os princípios básicos de impacto ambiental, recuperação dessas áreas e também de educação ambiental”, explica a Profa. Dra. Iracenir dos Santos, responsável pela ação.
A ação, que contará com a participação de alunos, professores e bolsistas do PET/UFOPA, beneficiará cerca de 500 famílias que moram no bairro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufoapa