Falta espaço e muito lixo nos cemitérios de Santarém

Sujeira no cemitério
Sujeira no cemitério

Visitantes e parentes de pessoas que estão sepultadas nos dois cemitérios centrais de Santarém (São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires) denunciam a falta de limpeza do local. Lixo acumulado do Dia de Finados do ano passado virou motivo de reclamação dos visitantes, assim como a grande quantidade de mato sobre as sepulturas.

O Cemitério de Nossa Senhora dos Mártires está sem manutenção. O local virou depósito de lixo e está tomado pelo mato. As pessoas que visitam os túmulos de parentes reclamam do descaso e cobram limpeza por parte da Prefeitura.
O Cemitério de São João Batista, localizado no Centro, dá a sensação de abandono. Logo na entrada há sinais de vandalismo, com pichações e partes quebradas.
Estefânia Maria de Jesus faz a limpeza de alguns túmulos de forma autônoma e, por isso, não daria conta de limpar todo o cemitério. “Fui contratada pelos donos dos (túmulos) dos entes queridos, que me pagam por mês para fazer essa limpeza. E tenho que limpar os túmulos vizinhos para a gente ter passagem”, explica.

De acordo com a professora Tereza Ribeiro, o serviço de limpeza deveria ser feito com freqüência nos cemitérios e não somente na da data do Dia de Finados, uma vez que durante quase o ano inteiro o lugar fica tomado por lixo e mato, o que atrai vândalo e serve de palco para prostituição e outras práticas obscenas.

“É uma vergonha a gente vê que somente próximo o Dia dos Finados é que são feitos serviços de limpeza. Sempre que posso eu mesmo venho limpar ao redor das sepulturas do meu pai e minha avó. Infelizmente, o ambiente fica favorável para marginal usar drogas e para a prostituição”, contou.

Outra reclamação é por conta do espaço que já se tornou pequeno para ser feito sepultamento. “Até agora nenhuma providência foi tomada para que sejam feitos outros cemitérios. Aqui já está tudo lotado e os mortos ficam enterrados uns por cima dos outros”, denuncia o aposentado Raimundo Jorge Pereira.

Preocupado com o problema, o vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB) iniciou a semana apresentando requerimento solicitando Limpeza Geral e Manutenção Diária dos dois cemitérios, localizados na Área Central da Cidade. Hoje, a limpeza é feita a cada dois meses, mas faz-se necessário que a limpeza e manutenção seja realizada com mais freqüência para atender as reais necessidades daquele espaço.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Falta espaço e muito lixo nos cemitérios de Santarém

  • 21 de junho de 2013 em 05:55
    Permalink

    ESSE DESCARADO DESTE PREFEITO NEM COM OS MORTOS ELE TEM RESPEITO. SE O CEMITÉRIO PERTENCE A PREFEITURA ELA TEM OBRIGAÇÃO DE MANTER A CASA EM ORDEM. SENHOR PREFEITO PARA SER ENTERRADO TEM QUE PAGAR,PARA SE TER UM JAZIGO TEM QUE PAGAR, E O QUE O SENHOR SEU CANALHA FAZ COM O DINHEIRO.PREFITO EU ESTOU PENSANDO SERIAMENTE COMEÇAR UM MOVIMENTO PARA LHE TIRAR DO PODER.VC ESTA ACABNDO COM O POUCO QUE PEGOU.NÃO VEM COM ESSA QUE MANDA PINTA RUAS E FAZ ASFALTO ISSO É OBRIGAÇÃO SUA, VC QUE ESCOLHEU PARA SER PREFEITO NÃO LHE PEDIMOS NÃO, VC TEM FAZER E FAZER E FAZER O MELHOR PARA NOSSA CIDADE, MAIS VC ESTA QUERENDO ACABAR COM O POUCO QUE RECEBEU.VC PREFEITO JÁ ESTA DE SACANAGEM COM A POPULAÇÃO. 06 MESES DE GOVERNO E AINDA NÃO TOMOU UMA INICIATIVA DE ARRUMAR AS CARROÇAS-ÔNIBUS EM SANTARÉM, ÔNIBUS ESCOLARES PARA OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL NUNCA OUVI FALAR QUE VAI TER. TENHO ATÉ VERGONHA DE TRAZER ALGUM PARENTE MEU NESTA CIDADE DO JEITO QUE ESTA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *