Coluna Impacto
O prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves (foto), informou à coluna como está sendo feito o repasse de recursos do governo Federal, via prefeitura de Santarém. Segundo ele, Mojuí dos Campos não está sendo beneficiado com recursos para a área da saúde, pois o dinheiro continua sendo creditado através das contas da prefeitura de Santarém. Jailson informa que nesses primeiros meses do ano, esse impasse representa dificuldade para governar o Município, uma vez que está se fazendo uso de recursos de outros setores para pagar as despesas da saúde pública. Jailson Alves também comentou sobre os trabalhos realizados para estruturar algumas secretarias no início de sua administração.
Cosanpa
Continuam as reclamações contra a Cosanpa em Santarém. Agora o chefe do departamento comercial da empresa, Rodrigo Machado, que é de Belém, decidiu fechar o atendimento ao público na agência que funciona no Hotel Boulevard, na Mendonça Furtado. O atendimento ao público só está funcionando na Estação Cidadania, localizada na Av. Rui Barbosa, das 08 às 14 horas. Acontece, é que muitas pessoas trabalham e só tem a parte da tarde para resolver suas pendências e, nesse horário a estação Cidadania já está fechada. A revolta é geral.
São Pedro
“Levanta-te depressa” (At 12,7b). Esse é o tema das festividades de São Pedro, padroeiro dos pescadores e Patrono da Igreja. No dia 22, os associados e diretores da Colônia de Pescadores Z-20 irão fazer uma panfletagem na Orla da cidade convidando e mobilizando os proprietários de embarcações a participarem da procissão no dia 29. Este ano, o navio que conduzirá a imagem do Santo tem a capacidade para 700 passageiros. No dia 28, vai acontecer a celebração da vida, na sede da Colônia, às 19h. Já no dia 29, será realizada a tradicional procissão fluvial, com saída do Terminal Turístico, às 17h, percorrendo a frente da cidade e retornará ao Terminal. De lá, a procissão continua em caminhada até à Praça da Matriz onde vai acontecer a Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Flávio Giovenale. Após a celebração, a imagem de São Pedro retornará em procissão luminosa até à sede da Colônia de Pescadores. Na programação social, está marcada uma noite cultural denominada “Arraiá do Pedrão”, no dia 28, às 20h. No dia 29, às 08h vai acontecer a Assembléia Geral da Colônia Z-20, no ginásio do colégio Dom Amando.
Obra faraônica?
A população de Santarém está querendo saber o motivo da obra do Instituto Federal, localizado no cruzamento das rodovias Fernando Guilhon e Everaldo Martins, estar paralisada há vários meses. A obra está abandonada e o mato está tomando conta do local. Será que vai ser mais uma obra faraônica do governo Federal?
Caminhada
Em comemoração aos 352 anos de Santarém, a UFOPA promove, neste sábado, dia 22, caminhada pelo centro da cidade, ocasião em que serão visitados os principais monumentos e edificações representativos do patrimônio histórico e arquitetônico do Município. A caminhada terá início às 17 horas, no Campus Tapajós, situado no bairro do Salé. A atividade é organizada pelo projeto “Roteiros Santarenos”, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG); e pelo programa de extensão “Cultura, Identidade e Memória na Amazônia”, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).
Belterra
O vereador Betão, do PMDB de Belterra, em pronunciamento na Câmara Municipal daquele Município, no início desta semana, denunciou o nepotismo dentro do governo da prefeita Dilma Serrão (PT), que segundo ele está acontecendo de forma escancarada. Um dos alvos do Vereador é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em contato com a coluna, o Vereador informou que irá levar o caso ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Retoques
* Mojui dos Campos é o mais novo integrante do Programa do Governo do Estado “Município Verde”. A solenidade de adesão ocorreu na 2ª feira, na Associação dos Produtores Rurais de Santarém. O documento de adesão foi assinado na presença do prefeito de Mojui dos Campos, Jailson da Costa; prefeito de Santarém, Alexandre Von, e Secretário Estadual de Programa Município Verde, Justiniano Neto. * Segundo denúncia da vereadora Malú, do DEM de Belterra, a empresa Borges é a única que não está cumprindo o acordo firmado com a Arcon, fato que tem prejudicado a população que precisa do transporte público intermunicipal. * Agora não dá mais para esconder, o ministro Alexandre Padilha transferiu seu domicílio eleitoral para São Paulo. Ele está cadastrado na 1ª Zona Eleitoral, Seção 238, no tradicional colégio Caetano de Campos e, apto a ser candidato ao governo de São Paulo. * Aconteceu na quarta-feira, dia 19, no Hospital Municipal de Santarém, o lançamento da pedra fundamental e ordem de serviço para a construção do Hospital Materno Infantil de Santarém, com a presença do prefeito Alexandra Von e da secretária de saúde Valdenira da Cunha.