II Conferência das Cidades do Município de Rurópolis
A Reunião Pública de realização da Segunda Conferência Municipal das Cidades do Município de Rurópolis, no Pará, tendo como tema: QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ, teve início com o credenciamento dos participantes e escolha dos grupos de trabalho. Em seguida foi feita a abertura da Conferência pelo Mestre do Cerimonial, senhor Anderson Clayton de Amorim Galvão, que após dar as boas vindas, fez um breve resumo da programação, momento em que convidou os representantes do Poder Público Municipal e algumas autoridades presentes para formação da mesa receptora, composta pelo senhor Anésio Sousa Coelho, Prefeito em Exercício do Município de Rurópolis; vereador Raimundo Nonato Souza Silva, representando a Câmara Municipal; David Silva dos Santos, Presidente da Comissão Organizadora Municipal; Ioneli Azevedo, representante da Comissão da Quinta Conferência do Segmento do Poder Público Estadual; Francisca Soares Schommer, representante do Movimento Popular e; Rosilene Barras Kossmann, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar.
Após a composição da mesa, o Presidente da Comissão convidou o Padre Yosef Mapang para fazer a oração de abertura. Logo após foi convidado o grupo Pro-jovem para fazer uma breve apresentação, em seguida, foram executados os hinos Nacional e do Município. Todos os componentes da mesa discursaram e no decorrer das falas, foram registradas as presenças de representantes de entidades governamentais, não governamentais, da sociedade civil, como também das senhoras Sonia Pinto e Silvia Rodrigues, representantes do Estado.
O Prefeito em exercício, Anésio Sousa Coelho, declarou oficialmente aberta a Segunda Conferência das Cidades do Município de Rurópolis, sendo desfeita a mesa e iniciada a leitura do Regimento Interno pelo senhor Anderson Amorim, submetendo-o artigo por artigo e posto em votação, havendo questionamentos sobre os incisos do artigo quatorze, na distribuição dos percentuais para eleição dos Delegados e Suplentes, para a Quinta Conferência Estadual das Cidades, sendo esclarecidos pela representante Estadual dos Movimentos Populares, senhora Sílvia Rodrigues, que na oportunidade fez um apanhado geral sobre as participações, responsabilidades e compromissos na escolha dos representantes do Município, nas conferências Estadual, como também da Nacional. Esclarecidas as dúvidas, o Regimento Interno foi aprovado pela maioria presente.
Prosseguindo, foi iniciada a Primeira Palestra tendo como Texto Base “QUINTA CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES”, proferida pela palestrante Sílvia Rodrigues, representante da Comissão Preparatória da Quinta Conferência Estadual, onde foram questionadas as políticas públicas de urbanização, como também de toda a área do território municipal, englobando os Grupos Temáticos, Habitação, Saneamento, Mobilidade e Trânsito e, por fim, Planejamento Urbano e Ordenamento Territorial. Confrontando com a realidade local, a palestrante sugeriu empenho geral para estudos dos temas, colocando-se à disposição para questionamentos. Foram divididos os grupos de trabalhos para estudos isolados, sendo apresentados os facilitadores de cada um, onde todos os grupos foram assessorados pelas representantes do Estado. Às treze horas, os trabalhos foram paralisados para o almoço retornando às quatorze horas, com a discussão das propostas, que foram postas em votação, sendo aprovadas em seguida.
Por: Assessoria de Imprensa