São João Batista é celebrado nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira, dia 24, é dia de São João Batista, o precursor do Messias. Os comunitários do bairro Jardim Santarém preparam homenagens. Às 06h30, aconteceu o Ofício Divino, e às 19h a procissão luminosa, no seguinte itinerário: Rua Bartolomeu de Gusmão, Trav. Arapiuns, Paulo Maranhão e Frei Ambrósio até à igreja. Na chegada, haverá celebração Eucarística.
Na programação social, no domingo dia 23 aconteceram danças folclóricas e apresentações culturais. No dia 24, dia de São João, vai acontecer a confraternização da comunidade.
Este ano a festa destaca o tema: “A devoção a São João nos leva à missão”.
Encontro de secretários paroquiais
Na terça, dia 25 e na quarta, dia 26, acontece um encontro de secretários paroquiais da Diocese de Santarém. Será no Seminário São Pio Décimo. O encontro inicia às 08h do dia 25, serão abordadas relações humanas e espiritualidade do secretário paroquial, além de atendimento ao público.
Já na quarta, dia 26, os participantes irão receber orientações sobre o projeto de informatização das paróquias.
Festa de São Pedro Colônia Z-20
“Levanta-te depressa”(At 12,7b). Esse é o tema das festividades de São Pedro, padroeiro dos pescadores e Patrono da Igreja. No dia 22, os associados e diretores da Colônia de Pescadores Z-20 fizeram uma panfletagem na orla da cidade convidando e mobilizando os proprietários de embarcações a participarem da procissão no dia 29. A diretoria espera um número maior de embarcações do que no ano passado.
No dia 28, vai acontecer a celebração da vida, na sede da Colônia, às 19h.
Já no dia 29, será realizada a tradicional procissão fluvial. A saída será do Terminal Turístico, às 17h e percorrerá a frente da cidade e retornará ao Terminal. De lá, a procissão continua em caminhada até à praça da Matriz onde vai acontecer a santa Missa.
Após a celebração, a imagem de São Pedro retornará em procissão luminosa até à sede da Colônia de Pescadores.
Na programação social: está marcada uma noite cultural denominada “Arraiá do Pedrão”, no dia 28, às 20h. No dia 29, às 08h vai acontecer a Assembleia Geral da Colônia Z-20, no ginásio do colégio Dom Amando. Às 12h30, almoço de confraternização.
Festa de N. Sra. Perpétuo Socorro –Liberdade
“Maria, a jovem vocacionada do Pai, a serviço da vida”. É com essa temática que os comunitários do bairro da Liberdade festejam sua padroeira, N. Sra. do Perpétuo Socorro. A programação vai iniciar no dia 29 com a transladação da imagem para a igreja São Francisco, no bairro do Caranazal, às 18h30. No domingo, dia 30, o Círio às 07h30, e na chegada à igreja da Liberdade será realizada a santa Missa.
Durante a semana, várias comunidades, sindicatos e grupos de oração irão participar da liturgia e partilhar suas experiências pastorais.
A festa vai prosseguir até o dia 7 de julho.
Estudo para monitores bíblicos da Zona Rural
Em continuidade ao processo de funcionamento das escolas bíblicas da Diocese de Santarém, vai acontecer mais um estudo para os monitores das escolas bíblicas da Zona Rural da Diocese. Será de 4 a 7 de julho, no centro de formação Emaús.
Nesta terceira etapa, os monitores irão estudar sobre os personagens do Novo (2º) Testamento.
Cada área pastoral deve enviar seus monitores bíblicos. Um ônibus sairá às 07h30 do dia 4, de frente do colégio Santa Clara com os participantes até o local do encontro.
Carariacá vai homenagear São Sebastião
Vem aí a festividade de São Sebastião, padroeiro da comunidade Carariacá. Este ano a festa vai sobre a realidade da juventude através do tema: “São Sebastião, rogai pela juventude e ajudai-nos a evangelizar o povo”. A programação vai iniciar dia 7 de julho com alvorada festiva e Liturgia da Palavra. Terá ainda, a participação de outras comunidades, associação e clubes esportivos. O encerramento será no dia 14 de julho.
Paróquia discutiu futuro do Rio Tapajós
A Paróquia N. Sra. do Rosário promoveu, através da Pastoral Social, um encontro sobre o futuro do Rio Tapajós. O evento aconteceu no centro de formação paroquial, na Av. Olavo Bilac com Tomé de Souza, a partir das 14h de sábado, 22. O debate foi baseado no tema: O Futuro do Rio Tapajós: queremos um desastre de Belo Monte conosco?
De acordo com a coordenação, a proposta do encontro surgiu a partir das informações sobre a construção de sete hidrelétricas na Bacia do Tapajós.
Entre os objetivos, o evento pretende alertar a população da grande área do Santarenzinho/Maracanã sobre essa realidade e o que pode ser feito em conjunto em favor do Rio Tapajós.
Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom