Hospital Regional de Santarém: Saúde e Sustentabilidade!

Crianças participando de atividades
Crianças participando de atividades

Com o objetivo de sensibilizar profissionais, usuários e a comunidade sobre a importância do correto gerenciamento de resíduos sólidos, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), por meio da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRAP), realizou na última semana uma vasta programação alusiva a “IV Campanha de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Prevenção de Acidentes com Pérfurocortantes”. A programação contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e organizações voltadas às causas sociais e ambientais, tais como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Centro de Referência e Saúde do trabalhador (CEREST) e o Instituto Gestor de Pesquisas na Amazônia (IGPA).

A abertura do evento aconteceu no auditório do HRBA e teve a participação de profissionais e usuários que assistiram a apresentação do Coral Infantil Municipal de Santarém, além da palestra do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos e a importância da reciclagem. “Os avanços que vão acontecer em nossa cidade devem partir da gestão integrada e o Hospital Regional, pelo seu tamanho e complexidade, hoje é a instituição de saúde que gera mais resíduos hospitalares. O HRBA tem a preocupação e já trabalha o gerenciamento destes resíduos, e as práticas que são executadas aqui precisam servir de base e referencial para outros empreendimentos ligados ao setor de saúde”, falou o Secretário após informar que em Santarém a Coordenadoria Municipal de Saneamento (CESAN) atua junto a SEMMA na destinação correta dos resíduos sólidos e que, futuramente, o município implantará a coleta seletiva.

Funcionárias do Hospital que participaram do concurso Miss Reciclagem 2013
Funcionárias do Hospital que participaram do concurso Miss Reciclagem 2013

Além da palestra ministrada pelo Secretário, os participantes também receberam informações sobre preservação ambiental e sustentabilidade, prevenção de acidentes com pérfurocortantes e controle de pragas no meio ambiente. “Estamos com atividades e ações dentro da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos visando orientar não só os nossos profissionais, e sim toda a comunidade sobre a importância de realizar o descarte corretamente dos resíduos sempre seguindo a classificação de cada um deles, de forma que após o termino do seu tempo de vida útil ele não venha  contaminar o meio ambiente”, explicou a Coordenadora da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HRBA, Enfermeira Sheila Oliveira.

A programação contou ainda com atividades lúdicas, exposição de produtos confeccionados a partir de material reciclável, plantio de mudas típicas da Amazônia e que estão em extinção como o “Pau Rosa”, do qual se extrai um óleo perfumado que serve de matéria-prima para perfumes de marcas internacionais conhecidas, e a “Preciosa”, árvore da qual as populações tradicionais e a indústria farmacêutica utiliza a casca, folhas e sementes para produção de um chá com propriedades fitoterápicas podendo ser utilizado como analgésico, anticonvulsivo, antidepressivo, antimicrobial, anti-séptico e bactericida.

O fechamento da programação foi marcado por um desfile temático com roupas confeccionadas a partir de resíduos hospitalares recicláveis. Cada serviço do HRBA apresentou sua candidata ao título de “Miss Reciclagem 2013”. Após avaliação de uma banca de jurados e da platéia o primeiro lugar ficou com Francivane de Oliveira Almada, representante da farmácia. O segundo lugar foi para Compras com a colaboradora Fernanda de Oliveira Almada e o terceiro ficou com a Central de Material Esterilizado, representado pela colaboradora Cristiane Picanço.

Para o Diretor Geral, Hebert Moreschi, o evento serviu para reforçar o compromisso do HRBA, SESPA, Pró-Saúde e todos os profissionais com o desenvolvimento da assistência à saúde sustentável.” Tivemos uma semana muito especial no HRBA. É impossível pensarmos em qualidade de vida e saúde sem que a questão ambiental esteja inteiramente envolvida. O ser humano faz parte do meio ambiente. Influencia, modifica e também é influenciado e modificado por ele. Por isso, a preocupação de que nossos processos estejam em plena conformidade com o meio ambiente. Mas,  nosso maior objetivo é termos pessoas que além de ser excelentes profissionais, também sejam cidadãos exemplares e levem para suas famílias e comunidade as informações recebidas aqui no HRBA. Dessa forma, estamos tomando medidas práticas para garantir o futuro de nossas próximas gerações”, concluiu Hebert.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *