Marco de inauguração da Transamazônica será restaurado
Altamira vai ser contemplada com a restauração do marco histórico e turístico de inauguração da Transamazônica, conhecido como “Pau do Presidente”. O pedido foi feito através do requerimento de nº 056/2013 de autoria do vereador João Roberto Mendes, o “João do Biscoito” (DEM/PA)
Sob a alegação de que se faz necessário a sua solicitação por esse marco simbolizar a abertura da Transamazônica e ter uma grande importância histórica e atualmente se encontra em um estado totalmente deteriorado, e que muitas vezes se ouve falar desse marco em reportagens e documentários nacionais e internacionais. Com sua recuperação, o ponto será forte atrativo turístico e local ideal para a criação do portal de boas vindas da cidade, deixando uma receptiva visão para quem vem em destino à Altamira, ou quem passa pede município a outros destinos.
Por intermédio do deputado federal Lira Maia (DEM/PA) o requerimento foi encaminhado ao Diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que após manifestação da Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT, encaminhou memorando à Superintendência Regional do DNIT nos estados do Pará e Amapá, a fim de proceder a referida restauração do marco histórico.
No dia 9 de outubro de 1970 o presidente Emílio Garrastazu Médici inaugurou, em Altamira, em plena selva, o marco que simbolizou o início das obras da Rodovia Transamazônica.
Médici descerrou uma placa de bronze pregada a um tronco de castanheira, onde se registrou: “Nesta margem do rio Xingu, em plena selva amazônica, o Sr. Presidente da República deu início à construção da Transamazônica, numa arrancada histórica pela conquista e colonização deste gigantesco mundo verde”.
Fonte: RG 15/O Impacto e Sandro Macedo