Sagrado Coração de Jesus leva fiéis a uma caminhada de fé

Milhares de fiéis participaram da caminhada de fé ao Sagrado Coração de Jesus
Milhares de fiéis participaram da caminhada de fé ao Sagrado Coração de Jesus

Aveiro até poder vir enfrentando dificuldades, mas o maior patrimônio da cidade, que é o povo, comprovou mais uma vez a força de sua fé, amor e devoção ao padroeiro de Fordlândia, Cauassú-ê-pa e demais comunidades, Sagrado Coração de Jesus. Esse ano a procissão de fé, realizada pelo sétimo ano consecutivo, escolheu como tema “NO CORAÇÃO DE JESUS VIVO MINHA FÉ” e lema “TENDES FÉ EM DEUS, TENDES FÉ EM MIM TAMBÉM (JÓ 14,1)”.

Como em todos os anos, fiéis de várias comunidades com base em Fordlândia, de barco, moto, a pé ou de carro fazem o percurso inicial de 9 quilômetros até Cauassú-ê-pa, de onde oficialmente começa a procissão quanto todos a pé acompanham de volta o Sagrado Coração de Jesus até a Igreja que leva o nome do Padroeiro em Fordlândia.

Prefeito Fuzica carrega andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus
Prefeito Fuzica carrega andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus

Antes da saída da procissão por volta das três da manhã os fiéis já começam a chegar, pessoas de todas as idades e condições sociais se misturam num misto de fé e louvor. No barracão da Igreja da comunidade é servido café desde às três horas e, às cinco horas da manhã após a benção do padre Odirley Maia, pároco missionário,  a imagem do Sagrado Coração de Jesus é transportada em seu andor por fiéis que se revezam na caminhada.

 O prefeito Olinaldo Barbosa e sua esposa Marlise Porto, que acompanham todos os anos a caminhada, de tradicional família católica, ajudaram a conduzir o andor, num ritual que se repete há sete anos. A procissão terminou com missa especial celebrada pelo Padre Odirley, que em seguida, em carreta pelas ruas de Fordlândia, conduziu a imagem até a igreja do bairro da Prainha.

Esse ano, impedido por força de agenda, o Bispo Diocesano de Santarém (a quem a igreja do Sagrado Coração de Jesus é subordinada) Dom Flávio Giovenale não pode estar presente, mas enviou sua mensagem abençoando a caminhada e mensagens de fé que foi sendo transmitida em todo o trajeto dos 9 km. Na mensagem, o Bispo afirma que a festa do Sagrado Coração de Jesus lembra o grande amor que Jesus teve para com a gente e todas as pessoas do mundo, doando-se a si mesmo, com coração ardendo em chamas, manifesta que toda a sua vida foi entregue por nós.

COMO TUDO COMEÇOU: Quanto à origem da caminhada, procissão ou romaria, o Sagrado Coração de Jesus foi inspirado nos festejos de Nossa Senhora da Conceição, que percorre 37 quilômetros de Santarém a Mojuí dos Campos, que ao tocar no coração de dona Maria Porto, como ela mesma com fé convicta acompanhou a procissão, afirma, surgiu a idéia de se dedicar uma caminhada ao Sagrado Coração de Jesus. O sentimento de fé, segundo ela, nasceu quando ela acompanhou a procissão em Santarém.

Dona Maria Porto, uma das mais antigas moradoras de Cauassú-ê-pa, disse que inicialmente levou a proposta ao Padre Valdir Pena, que por estar no período sendo transferido para outra Paróquia não só aprovou a intenção como recomendou que Dona Maria realizasse a caminhada com o apoio do padre substituto, nesse caso o Padre Walter, que entusiasmado com a iniciativa de Dona Maria Porto, depois Dona Zete e outros fiéis que foram aderindo à causa, apoiou incondicionalmente sua realização.

Com a idéia ganhando unanimidade entre todos os moradores de Cauassú-ê-pa, no dia 9 de junho de 2006 foi realizada a primeira caminhada de fé com o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro dos Aveirenses. Rememorando os sete anos, Dona Maria Porto disse que esse ano, sem tirar o mérito dos demais, considera que foi um dos melhores apoios feitos através do prefeito Olinaldo Barbosa que não só acompanha também na condição de fiel como também dá todo apoio necessário através das secretarias, como o da Saúde que disponibilizou uma ambulância com profissionais de saúde em todo o percurso, além do patrocínio ao café da manhã e outros apoios logísticos que ajudaram a tornar sucesso mais uma vez a caminhada de fé. O café com pão é servido todos os anos aos fiéis que precisam chegar à comunidade ainda muito cedo.

Por: Assessoria de Imprensa/Elias Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *