Santareno torna-se 1º especialista em Jornalismo Científico da Amazônia

Júlio César com Anselmo Colares, Valdenildo dos Santos e Thais Medeiros
Júlio César com Anselmo Colares, Valdenildo dos Santos e Thais Medeiros

Com a defesa do trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Jornalismo Científico, pela Ufopa – Universidade Federal do Oeste do Pará, no sábado (26/07), o jornalista santareno Júlio César Guimarães Antunes, 25 anos, entrou para a história do jornalismo amazônico por ser o primeiro a adquirir a pós-graduação como especialista nessa área. Júlio integra a turma de 24 acadêmicos do curso de pós-graduação da Ufopa (iniciado em 04/07/2011), que ainda vão defender seus trabalhos a partir de 21 de agosto. A apresentação de Júlio César foi antecipada por conta de compromissos de seu orientador, o professor Valdenildo dos Santos (Ufopa), que não poderia estar na data marcada para o início das defesas.

Semiótica –  Júlio César apresentou sua monografia analisando um dos noticiários da TV Tapajós (Globo) de Santarém, com o título “O TEMA SAÚDE NO JT1: aplicação do Esquema Narrativo Canônico”. “Agora vou aprimorar meu inglês e partir para o mestrado”, declarou Júlio através de e-mail aos colegas jornalistas. O coordenador do primeiro curso de pós-graduação em Jornalismo Científico da Ufopa, o santareno Manuel Dutra disse que o desempenho de Júlio César foi excelente e que isso abre caminho para a formação de pesquisadores da comunicação na Amazônia.

A banca examinadora foi composta pelo orientador de Júlio e pela jornalista e coordenadora do Curso de Jornalismo da FIT (Faculdades Integradas do Tapajós) Thaís Helena Medeiros. Os trabalhos foram coordenados pelo professor-doutor Anselmo Colares (Ufopa), que também foi professor do curso.

 Segundo Júlio, seu trabalho analisou a narrativa discursiva (apenas aspectos verbais) veiculada no telejornal Jornal Tapajós 1ª Edição tendo como objeto uma matéria do “Quadro Saúde”, do período de setembro de 2012. “O trabalho tem como escopo teórico-metodológico a Semiótica, de A. J. Greimas, aplicando-se o Esquema Narrativo Canônico, previsto pelo Percurso Gerativo do Sentido, no Nível Narrativo”, disse o novo especialista em Jornalista Científico.

Fonte: RG 15/O Impacto e Jota Ninos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *