Prefeitura anuncia reativação do serviço de coleta do Banco de Leite Municipal
A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), abriu oficialmente nesta quinta-feira, 01/08, no Centro de Referência de Saúde da Criança, a Semana do Aleitamento Materno. Durante o evento, a SEMSA reforçou que os serviços oferecidos pelo Banco de Leite Municipal continuam e que até o final do ano, a coleta de leite será reativada. A programação, que contou com a presença do prefeito Alexandre Von, vice-prefeita Maria José Maia, secretária de Saúde Dra. Valdenira Cunha e o diretor do PMS/HMS Glayton Rodrigues, será realizada de forma descentralizada para informar a população e estimular, principalmente, as mães, sobre a importância da amamentação.
A titular da SEMSA, Valdenira Cunha, informou que o único serviço temporariamente paralisado é a coleta de mães doadoras, já que os equipamentos, utilizados para realizar o procedimento, estão sucateados.
“Esse serviço, de colher leite de uma mãe para dar ao recém-nascido de outra mãe, está suspenso devido ao estado dos equipamentos que não oferecem segurança para distribuição do leite. Nós já estamos em processo de estudo com o Estado [SESPA], já foi viabilizado nosso projeto e acredito que entre 60, no máximo 90 dias o equipamento, que já foi licitado para a compra, deva estar chegando para que a gente retome o serviço que está paralisado”, explica Valdenira Cunha.
O prefeito Alexandre Von destacou a importância da Semana do Aleitamento Materno, no sentido de estimular as mães a amamentarem os filhos não somente nos primeiros seis meses de vida. Von lembrou que o Hospital Materno-Infantil, cujas obras devem iniciar em outubro com prazo de conclusão para 15 meses, trará uma estrutura nova, com equipamentos modernos, inclusive com Banco de Leite, reforçando, o serviço que voltará a ser oferecido no Centro de Referência de Saúde da Criança.
INFORME
Será realizada nesta quinta-feira, 01/08, às 15h, no auditório da Escola do Parque, uma reunião do Comitê que irá coordenar a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Entre os assuntos em pauta: criação do gerenciamento de resíduos como vidros, óleos e graxas, patológicos; identificação e monitoramento de áreas de descartes de resíduos sólidos clandestinos nas áreas urbanas; Plano Estratégico de Fiscalizar e possível punição a usuários dessas áreas que descartam resíduos sólidos e elaboração de Relatório Preliminar da Visita ao Aterro do Perema pelo Comitê.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS