Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza a III Conferência
“A III Conferência Municipal de Meio Ambiente teve como tema: Resíduos Sólidos; Ambiente Limpo; Sustentabilidade em Ação”
As conferências municipais estão sendo realizadas com o objetivo de planejar os rumos que norteiam as políticas públicas sociais e construir metas de trabalhos que venham beneficiar a população. No dia 26 de julho de 2013 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Placas realizou a III Conferência tratando-se do tema: “Resíduos Sólidos; Ambiente Limpo; Sustentabilidade em Ação”. O ato conferencista foi realizado na quadra da escola Almir Gabriel e teve a participação do poder público municipal, movimentos sociais, entidade de classes, empresários e sociedade civil organizada. Na aberturas dos trabalhos foi formada a mesa com o secretário municipal de ambiente Moisés Pinto, o prefeito Leonir Hermes, a secretária de ação social Edina Ribeiro, secretário de finanças Juvenildo Moura, secretário de administração Altair Hermes, vereadora Mayara Cheienne (presidente da Câmara), secretário de infraestrutura Claudenir de Andrade, secretária de saúde Elzeni Pires, secretário de agricultura Neilson Farias e a secretaria municipal de meio ambiente de Brasil Novo a senhora Zelma Campos a qual fez apresentação do projeto do Consórcio Intermunicipal.
A Conferência teve como objetivo buscar imputações da sociedade e das empresas para a implantação da política pública municipal de resíduos sólido; disseminar conhecimento técnico-científico e político relativos ao tema; identificar soluções concretas para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo; possibilitar que jovens, professores, empresários, governantes e sociedade civil se apropriem localmente das metas e compromisso estabelecidos pela política pública municipal de resíduos sólido.
Durante a Conferência foram discutidos os eixos temáticos: produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. Cada grupo apresentou suas propostas mediante as necessidades encontradas e vivenciadas, após as elaborações, apresentações e discussões das propostas, os delegados da conferência votaram as proposituras validando assim as intenções de mudanças no âmbito do meio ambiente. Todas as propostas aprovadas foram documentadas e devem ser apresentadas na Conferência Estadual e Nacional. Este é o desejo da sociedade, mudança de hábitos visando o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos e a partir daí regar emprego e renda.
O secretário de meio ambiente Moises Pinto disse que espera que a sociedade veja nos resíduos sólidos uma oportunidade de desenvolvimento econômico, ambiental e social, com isso podendo agregar valores à renda familiar. “A partir do momento que se conscientiza que dos resíduos podemos extrair sustentabilidade, o meios ambiental passará a ser visto e tratado com respeito e valorização, isto trará retornos econômico e social à população” disse o secretário Moises. Ao final da Conferência Moises Pinto agradeceu a todos que organizaram e participaram do ato conferencista, falou ainda que a participação de todos, agregou valores no conteúdo das propostas e todos puderam opinar no norteamento da construção de políticas públicas voltadas ao meio ambiente.
Por: Assessoria de Imprensa/Edson Azevedo