Alepa vai debater os 30 anos de fundação da CUT
Durante a sessão deliberativa desta quarta-feira, 07 de agosto, na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Maria apresentou requerimento solicitando a realização de Sessão Especial para discutir os 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Criado no dia 28 de agosto de 1983, a entidade foi um passo na ruptura com a estrutura sindical oficial da época, que era baseada na Carta del Lavoro, de Benito Mussolini, imposta desde os anos 30 pela ditadura do presidente brasileiro, Getulio Vargas, e preservada na sua essência, apesar dos períodos de redemocratização experimentados pelo pais.
De acordo com o deputado, defendendo a tese da liberdade e autonomia sindical consagrada internacionalmente, a CUT nasceu das mobilizações populares contra a ditadura militar no final dos anos 70, das lutas contra a unicidade sindical (sindicato único imposto pela legislação, o imposto sindical contribuição financeira compulsória), o direito normativo da Justiça do Trabalho, a ingerência do Estado nas relações entre capital e trabalho, e da defesa da livre negociação.
“Ao questionar frontalmente os limites da estrutura sindical oficial, implantando a sua própria estrutura organizativa, a luta dos trabalhadores da cidade e do campo assumiu importante dimensão política no processo de redemocratização do país”, justifica Zé Maria.
De acordo com a própria entidade, a luta pela democracia e a defesa da liberdade e autonomia sindical constituíram a bandeira fundamental do novo sindicalismo que resultou desse novo processo de mobilização. A criação da CUT, coroando esse processo, deu inicio a uma nova etapa na historia do movimento sindical brasileiro.
Fonte: RG 15/O Impacto