Nélio cobra prestação de contas de recursos da Cosanpa para Santarém
O deputado estadual Nélio Aguiar (DEM) durante os dois dias em que participou das sessões Especial e Ordinária da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), no Centro Recreativo de Santarém, apresentou três projetos de cunho de desenvolvimento para a região Oeste do Pará, além de colocar em pauta outros problemas da sociedade, como a reforma da Escola São Felipe, no bairro da Matinha e melhores serviços a serem oferecidos pela Cosanpa.
Durante o evento político, lideranças comunitárias e indígenas e representantes da Sociedade Civil Organizada de Santarém e do Oeste do Pará, mostraram os problemas que afligem a região aos 41 deputados que participaram das duas sessões.
O deputado Nélio Aguiar garante que na sessão ordinária apresentou três propostas para serem votadas e aprovadas pela Assembléia. Uma delas é uma moção pedindo apoio do governo do Estado, para que no próximo projeto de autorização de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), possam ser incluídos recursos na ordem de R$ 250 milhões, para a construção da PA-370, que liga o Município de Uruará à Santarém.
“Este é um grande projeto de integração da região do Baixo Amazonas, com o Pólo Xingú”, explica o parlamentar.
De acordo com Nélio Aguiar, foi apresentada uma solicitação para que o Detran possa realizar a perícia de veículos, para inspeção veicular de proprietários que buscam o órgão em Santarém, para alteração de caracteres. Hoje, segundo ele, muitas pessoas têm que levar sua motocicleta, carro particular ou caminhão, até Belém para fazer a referida perícia.
“Estamos cobrando que uma empresa seja contratada na região ou que peritos autorizados por empresas cadastradas em Belém, se desloquem até Santarém, para realizar a perícia aqui, atendendo a necessidade do contribuinte”, afirma.
FALTA DE ÁGUA: Em relação a falta de água em vários bairros de Santarém, o deputado Nélio Aguiar destaca que solicitou um pedido de informações ao presidente da Cosanpa, para que informe os valores dos recursos que estão previstos para serem investidos em obras e onde os serviços serão realizados, quando vão iniciar e qual o prazo de conclusão e, que encaminhe o cronograma de execução, para que não só os deputados, mas os vereadores e a sociedade possam fiscalizar e acompanhar a execução dessas.
“Queremos que no final essas obras venham atender as necessidades da população, oferecendo um abastecimento de água com qualidade no Município”, ressalta Nélio Aguiar.
Várias obras da Cosanpa que iniciaram no governo da ex-governadora na Júlia Carepa estão paradas na atual gestão estadual. Algumas dessas obras foram inauguradas com fins eleitorais, pois não estão funcionando. Podemos citar a estação de tratamento localizada na Av. Barão do Rio Branco, no Centro de Santarém, que se transformou em desperdício de dinheiro público, pois o local está abandonado, tomado pelo mato e servindo de esconderijo de bandidos, traficantes e prostituição. A medida tomada pelo deputado Nélio Aguiar é válida e deve ser investigada pelo Ministério Público, para se saber o por que do não funcionamento dessa estação de tratamento.
REFORMA DE ESCOLAS: De acordo com o deputado Nélio Aguiar, existe a expectativa da reforma da Escola São Felipe. Ele revela que já recebeu uma relação de várias escolas que serão reformadas. Desde o ano passado, segundo o parlamentar, está sendo trabalhada junto ao Governo do Pará a reforma de escolas em Santarém, que estão em situação crítica.
“A gente vem insistindo junto ao líder do Governo na Alepa. Infelizmente a obra não saiu do papel. Chegaram a anunciar um determinado valor para cada escola, mas o projeto continua no papel”, reclama do deputado Nélio, reafirmando que está cobrando e pedindo prioridade para a reforma da Escola São Felipe, no bairro da Matinha, por apresentar situação ruim de estrutura física.
“Outra escola na Nova República também está em situação crítica e estamos cobrando a reforma. A expectativa é de que ainda neste ano seja atendida a nossa reivindicação”, garante.
Fonte: RG 15/O Impacto