Barco Abaré I retomará atividades em Aveiro e Belterra
O barco hospital Abaré I que desde agosto do ano passado deixou de atender aproximadamente cinco mil pessoas das comunidades da região do Tapajós, no estado do Pará, voltará a atender os municípios de Aveiro e Belterra. O anúncio foi feito na tarde de segunda-feira (19), pela secretária de saúde de Santarém, Valdenira Cunha. A previsão é que os atendimentos retornem no mês de setembro.
O Abaré I atualmente atende 37 comunidades de Santarém. A idéia é que a unidade volte a beneficiar 18 comunidades de Belterra e 8 de Aveiro. “Possivelmente a partir de setembro começaremos fazer os três municípios. Vai sair no dia nove”, enfatiza a Secretária.
Uma agenda de viagens já foi estabelecida para o próximo mês: 9 a 19 em Santarém; 19 a 21 Aveiro; últimos cinco dias do mês para Belterra.
Os atendimentos de saúde realizados pelo barco Abaré I em comunidades às margens do rio Tapajós iniciaram por meio de uma parceria do Projeto Saúde e Alegria com sede em Santarém, com o apoio da Fundação Terra dos Homens, da Holanda.
Em 2010 a iniciativa foi premiada e se tornou política pública instituída pelo Ministério da Saúde como a primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil. A gestão passou então para a Prefeitura de Santarém.
Uma audiência marcada para esta quarta- feira (21) na Assembléia Legislativa do Pará deverá discutir a utilização e aquisição de uma nova embarcação.
Fonte: RG 15/O Impacto e notapajos.com