Funcionário lava macas de hospital nas ruas de Belém
Macas sujas foram lavadas ao ar livre no Pronto Socorro da 14 de Março, localizado na rua Bernal do Couto, em Belém. O flagrante foi fotografado pela publicitária Mayra Jully Araújo nesta terça-feira (20). Ela afirma que as macas estavam sujas de sangue, que tomou a calçada da rua.
A publicitária conta que estava dentro de um ônibus, a caminho de casa, e ao passar pela avenida Bernal do Couto, observou que funcionários do pronto socorro lavavam as macas. “Saía água com sangue das macas e escorria pela calçada. Ainda formava uma poça na rua”, relata.
Mayra diz ainda que as pessoas dentro do ônibus ficaram assustadas com o que viram. “Todo mundo achou um desrespeito total. Esse sangue pode estar contaminado e deveria correr direto para um esgoto”, reclama.
De acordo com a publicitária, no local, o fluxo de pedestres é intenso e fica ao lado de um ponto de ônibus. “Nunca gostei de passar por ali porque também fica próximo do local de lixo hospitalar. É comum se ver seringas, luvas entre outras coisas jogadas pela calçada”, afirma.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou em nota que a limpeza das macas dos pronto-socorros municipais é realizada por empresa terceirizada e que o procedimento foi inadequado. Após a denúncia, a Sesma disse que exigiu a demissão do funcionário que não seguiu a orientação para a limpeza de equipamentos.
Fonte: G1