Porto da Tiradentes vai ganhar balsa com plataforma

Porto da Tiradentes
Porto da Tiradentes

Uma visita dos gestores da SEMINFRA, Edilson Pimentel, SMT, Heloisa Almeida, e do presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores, Ney Santana, ao porto improvisado da Praça Tiradentes, na manhã desta quinta-feira, 22, definiu que o local será dotado com mais uma balsa com plataforma para adequar a estrutura ao nível do rio. Essas e outras medidas, como a implantação de corredores para o tráfego de caminhões, garantirão melhorias em infraestrutura e mobilidade, até a construção em definitivo do terminal hidroviário.

As medidas definitivas foram propostas pelo governo municipal, que passa pela construção do terminal hidroviário de passageiros na área da antiga TECEJUTA, no bairro da Prainha. Os estudos e licenciamentos estão em fase final. A obra tem destinação de R$ 30 milhões de recursos oriundos do governo do estado do Pará.  A contrapartida do município foi o depósito, em juízo, de quase R$ 3 milhões, que resultou na “imissão de posse” da área para que as obras possam ser iniciadas.

Além da terceira balsa, a SMT e a SEMINFRA definiram algumas benfeitorias que serão realizadas: criação de uma passarela de 1,5 m de largura para dar segurança aos passageiros e demais usuários. Está sendo elaborado, também, um projeto, definindo dois corredores, destinados aos caminhões, com um acesso central, sempre livre para as manobras. Funcionários da SMT e SEMINFRA serão responsáveis pelo ordenamento, com a colaboração da Associação dos Carregadores do Porto da Praça Tiradentes.

A Associação dos Carregadores também foi ouvida durante a visita. Uma reivindicação, que foi considerada pertinente e acatada, imediatamente trata-se da extensão do horário de carga e descarga que atualmente é até as 16h. O novo horário passará para as 18h. A justificativa foi de que nos últimos anos, o volume de cargas no local praticamente dobrou, sem que houvesse dilatação do prazo do horário para as operações.

Outra medida que vai melhorar a mobilidade será o deslocamento dos pontos de táxi e moto táxi para o entorno da Praça Tiradentes, permitindo que veículos particulares possam estacionar com mais comodidade, sem prejuízo aos profissionais que atuam com serviços autorizados.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

2 comentários em “Porto da Tiradentes vai ganhar balsa com plataforma

  • 24 de agosto de 2013 em 15:21
    Permalink

    Desse porto tem que sair somente os barcos que fazem linha pra dentro do estado,os que fazem linha pra Macapa e Parintins tem que sair do porto das Docas,o que esta errado temos que concertar.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2013 em 08:19
    Permalink

    tem que acabar com essa pocilga chamada porto da Tiradentes.
    por alí circulam pessoas, mercadoria e é uma imundice.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *