Hospitais Regional e Municipal fazem parceria para captação de órgãos
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que é administrado pelo Pró-Saúde, realizou na última terça-feira, 20, a sua primeira captação de tecido especifico (córnea) fora das dependências do Hospital Regional. A captação foi fruto de busca ativa na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Santarém, após um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), que ocasionou a morte encefálica de um paciente.
A primeira captação de tecido foi realizada graças ao ato de amor da família, que compreendeu a importância de ajudar alguém. “O paciente era de fora do nosso estado, a família tinha pressa em levar o corpo para fazer o sepultamento e mesmo com a dor da perda eles optaram por doar as córneas. Todo o procedimento durou cerca de uma hora e com o ato, alguém, que nós não conhecemos e que está na espera de um transplante, voltará a enxergar no nosso estado. Isso nos deixa muito mais motivados”, disse a Enfermeira da CIHDOTT do HRBA, Karolina Neves.
Com o tema “Deixe um pouco de quem você ama viver em alguém. Doe órgãos!” a equipe do HRBA, desde 2012, realiza a captação de múltiplos órgãos nas dependências do HRBA. Neste segundo semestre, o trabalho de busca ativa em outros hospitais com potenciais doadores ampliou o campo de atuação. O trabalho que ajuda a salvar vidas também tem um cunho educativo, no qual é feita a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
O trabalho iniciado pela equipe da CIHDOTT nas dependências do HRBA, segundo o Enfermeiro Renê Silva, hoje possui uma nova tecnologia. “Agora nós estamos trabalhando com um novo método de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia doppler transcraniana. Isso possibilita agilidade nos diagnósticos já que o aparelho é portatil permitindo o acesso não apenas no Hospital Regional como em outros Hospitais de Santarém e até da Região”, enfatizou Renê.
A parceria HRBA e Hospital Municipal de Santarém (HMS), de acordo com a Diretora de Enfermagem do Pronto Socorro e Hospital Municipal, Enfermeira Mirna Malcher, demonstra o comprometimento com a saúde pública. “O Hospital Municipal atende pacientes de Santarém e de outros municípios também. No momento que foi detectado um possível doador, imediatamente entramos em contato com o Hospital Regional, e com a comprovação da morte encefálica foi conversado com a família e com a Direção para a realização do procedimento na nossa UTI. Para nós do Hospital e Pronto Socorro é uma satisfação enorme saber que contribuímos para a continuidade da vida, e sempre estaremos a disposição nessa missão de salvar vidas”, afirmou a Enfermeira Mirna.
O Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, falou sobre a importância da realização deste procedimento fora das dependências do HRBA. “ O Hospital Regional de Santarém caminha a passos largos para ser em breve um polo para realização de transplantes. Essas parcerias são imprescindíveis para que tenhamos sucesso e várias pessoas que aguardam um transplante possam ser beneficiadas. Mas, é fundamental o processo de conscientização, pois sem a doação o transplante não pode existir. Parabenizo a nossa CIHDOTT, agradeço ao Hospital Municipal pela parceria e, principalmente, a família do doador pelo ato de amor e valorização da vida”, concluiu Hebert.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA
É isso ai HRBA. Show de bola!!
Parabéns HRBA pelo belo trabalho desenvolvido em nossa cidade. Saúde é assim: Tem que fazer acontecer! E vocês fazem muito bem isso.
Á família que fez a doação, minhas condolências e admiração pelo ato de amor ao próximo. Que Deus possa confortar o coração de vocês.
Que maravilha. HRBA parabéns pelo avanço em nossa cidade!