Serra da Matinha será demolida por empresa de engenharia

Serra da Matinha
Serra da Matinha

Considerado um fato inédito na zona urbana de uma cidade da região Norte do Brasil, a Serra da Matinha, em Santarém, no Oeste do Pará, será demolida totalmente, segundo funcionários de uma empresa de engenharia de grande atuação na região Oeste do Pará. A idéia de demolição partiu após vários órgãos de segurança terem divulgados os riscos de desabamento de rochas, as quais poderiam atingir dezenas de pessoas que moram as proximidades, no bairro da Matinha.

Com a proposta de esclarecer os riscos provocados pela serra, localizada na zona urbana da cidade, a Associação de Moradores do Bairro da Matinha realizou uma reunião na noite de segunda-feira, 02, no salão paroquial da Igreja Cristo Ressuscitado. A reunião teve também como objetivo, explicar aos moradores a situação de um simulado de prevenção de riscos e desastres naturais.

Já o material que será retirado da Serra da Matinha após sua demolição, segundos a empresa de engenharia, será usado na recuperação e pavimentação de ruas, assim como na reforma de praças e espaços públicos, além da construção do anel do Estádio Colosso do Tapajós e Ginásio Poliesportivo.

RISCOS: No início do primeiro semestre deste ano, uma barreira desabou no quintal de uma residência. Equipes da Defesa Civil e Estadual vistoriaram o local.

Hoje, segundo a Defesa Civil, há riscos de deslizamentos, a situação é preocupante. Cerca de 140 famílias devem ser remanejadas. A maioria das casas da encosta está ameaçada.
Depois da retirada das famílias a Defesa Civil decidirá como resolver o problema da serra.

SIMULADO: Foi confirmado para o dia 28 deste mês, um simulado de evacuação e resgate de famílias que residem próximas a Serra da Matinha. Em função de fenômenos naturais registrados em Santarém nos últimos anos (enchentes, estiagem, rompimento de barragens no planalto e terras caídas na região de várzea), o município de Santarém foi escolhido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, para a realização de um simulado de preparação para desastres.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Darlison Maia, Santarém será o único Município fora das capitais, a receber o simulado, daí a importância do envolvimento de órgãos públicos e da sociedade como um todo.

Para explicar como o simulado é colocado em prática, a Comdec reuniu no mês passado com representantes de órgãos parceiros. Já no início deste mês, a Coordenadoria recebeu técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil e Secretaria Estadual de Defesa Civil para definir detalhes do simulado que deve acontecer no dia 28 de setembro, na Serra da Matinha. O local foi escolhido pelo fato de ter registrado em 2010, um desmoronamento que por pouco não atingiu casas construídas nas imediações.

Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Serra da Matinha será demolida por empresa de engenharia

  • 4 de setembro de 2013 em 10:33
    Permalink

    É bem provavel que a serra chegou primeiro do que os habitantes, porém, com o descaso publico e safadezas politicas, durante os anos, os pobres habitantes chegaram até os arredores da serra por ser permitido e apresentado vantagens para vendas de terrenos. Agora a Serra será destruída….Onde está a Secretaria de Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Torço para que haja um reve´s por parte da natureza.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2013 em 15:44
    Permalink

    em 2011 eu passei aí de mototaxista para ir numa fabrica de manilhas para colocar na minha obra, eu comentei com o mototaxista na época em 2011, meu deus como deixam ficar uma barreira assim com casas perto.alô Santareno eu vi isso em 2011, eu não sou daqui e vc que mora aqui convive sem reclamar.
    eu vi isso em 2011! e vcs não veêm nada!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *