Audiência vai discutir matança de botos no interior do Amazonas

Boto
Boto

A matança de botos no Amazonas será investigada pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM). O órgão vai promover uma audiência no dia 1º de outubro para discutir a prática no interior do estado. O encontro será realizado no auditório da Justiça Federal, localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com a instituição, um dos principais objetivos da audiência é colher informações e propostas que auxiliem na conclusão de uma investigação conduzida pelo MPF desde 2012.

Segundo o órgão, a população poderá participar das discussões. Serão convidados para os debates representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Associação Amigos do Peixe Boi, Instituto Piagaçu, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Marinha do Brasil, Polícia Federal e 7ª Vara Federal no Amazonas, entre outros.

Matança em Tapauá

O MPF e a Polícia Civil investigam a matança de aproximadamente 20 botos da espécie Tucuxi em Tapauá, a xx km de Manaus. Os animais foram encontrados esquartejados em uma embarcação na noite do dia 20 de junho.

O flagra teria sido feito pelo prefeito do Município, Almino Albuquerque, quando voltava com uma comitiva de uma atividade administrativa. Na época, ele afirmou ao G1 que suspeitaram de um barco ancorado. “Os suspeitos estavam próximos a um local de pescaria e com a luz do barco acesa. Quando nos aproximamos, eles apagaram a luz. Chegando lá, encontramos só os botos. Tinha uns pescadores também, mas os donos do barco haviam fugido”, afirmou o prefeito de Tapauá.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *