Belterra já conta com uma médica do programa “Mais Médicos”

Sem Título-1A Prefeitura Municipal de Belterra e o Governo Federal vem trabalhando em parceria para avançar ainda mais na melhoria da qualidade de vida da população de Belterra. A mais recente conquista do Governo Juntos Queremos Mais foi a contratação da médica Ticiane Pereira, profissional que está atendendo todos os dias na Unidade Básica de Saúde de Bela Terra, através do Programa Mais Médicos para o Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa Mais Médico para o Brasil em julho deste ano, e disponibilizou três vagas nas Unidades Básicas de Bela Terra e Aramanai. Até o momento uma médica aderiu ao Município de Belterra.

Desde o dia 02 de setembro as consultas são agendadas de acordo com a necessidade dos usuários e um dia na semana fica reservado para o atendimento na residência das famílias da área de abrangência da Equipe Saúde da Família. O profissional integrante do Programa mais médico para o Brasil é remunerado diretamente pelo Ministério da Saúde e os municípios assumem a responsabilidade da contrapartida para o pagamento de transporte, residência e alimentação.

O Programa Mais Médico é um programa do governo Federal e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos Hospitais e Unidades de Saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.

A intenção do Governo Federal com a convocação de médicos para atuar na atenção básica das periferias de grandes cidades e municípios do interior do país é garantir mais médicos para o Brasil e mais saúde para a população.

As vagas foram ofertadas aos médicos brasileiros, interessados em  atuar nas regiões onde faltam  profissionais. Onde não houve preenchimento  de  todas   as vagas, o Ministério da  Saúde  aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver o problema da falta de médicos  nos municípios.

O Município de Belterra ainda aguarda a adesão de mais dois médicos para atender nas Unidades Básicas de Saúde descobertas pelo profissional.

Prefeitura de Belterra capacita servidores para fazer o Cadastro Ambiental Rural 

Servidores do Município são qualificados para atuar no cadastramento
Servidores do Município são qualificados para atuar no cadastramento

Criado pela Lei Federal 12.651/2012 o Cadastro Ambiental Rural – CAR, que consiste no sistema eletrônico de identificação georreferenciada da propriedade ou posse rural, contendo a delimitação das áreas de preservação permanente, da reserva legal, remanescentes de vegetação nativa, área consolidada e de uso restrito, localizadas no interior do imóvel para fins de controle e monitoramento, foi tema de capacitação dos Servidores da Secretaria Municipal da Gestão de Meio Ambiente e Turismo-SEMAT e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-EMATER de Belterra.

O Facilitador da capacitação, o Engenheitro ambiental Ednelson Sousa do escritório Regional da Emater/Santarém abordou a temática através da utilização do Projeto Quantum Gis (Qgis) que consiste em software livre para analisar o mapeamento e acompanhamento das áreas cadastradas no CAR.

No encontro os Servidores foram capacitados para fazer o Cadastro Ambiental Rural, além do mapeamento de todos as áreas que forem cadastradas. De acordo com o Secretário da SEMAT, Pablo Carrasco, o treinamento é importante, pois os servidores terão condições de utilizar o sistema para a atualização das informações cadastrais e socioeconômicas de Belterra “Através deste treinamento poderemos atualizar, de forma mais ágil, os dados das áreas no nosso município e assim buscar mais oportunidades de implementação e acesso aos Programas do Governo Federal na área ambiental” explicou o Secretário.

O Cadastramento Ambiental Rural – CAR é pré-requisito para aquisição e construção de Políticas Públicas para a área rural.

Certificação dos profissionais do turismo através do PEQTur

Certificados foram entregues durante evento na comunidade de Pindobal
Certificados foram entregues durante evento na comunidade de Pindobal

Na tarde de quinta-feira (19/09) a Prefeitura Municipal de Belterra, através da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo-SEMAT entregou para 55 Profissionais da área do Turismo, os certificados dos cursos de Cozinha Regional, Manipulação de Alimentos e Gestão de Pequenos Negócios. O Evento aconteceu na Pousada Katrine, na Comunidade de Pindobal.

Os cursos foram realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, através do Programa Estadual de Qualificação Profissional-PEQTur/PA e ministrado pelo Instituto Vitória Régia e SEBRAE, com apoio do Trade Turístico local.

O PEQTur/PA é um mecanismo do Plano Estratégico de Turismo, que tem como missão, o desenvolvimento de ações/cursos de Qualificação Profissional e Empresarial capazes de possibilitar melhorias do segmento turístico a curto e médio prazo, em consonância com o mercado de trabalho local.

Estiveram presentes na mesa de entrega dos certificados o Secretário de Estado de Turismo Adenauer Marinho, o Secretário da SEMAT Pablo Carrasco, o Vereador Willames Sousa, o representante do Instituto Vitória Régia Jeter e O Presidente da Comunidade de Pindobal Cláudio Moraes.

Belterra recebeu visita do bispo santareno que atua no Maranhão

Acompanhado de uma comitiva de 14 padres do Estado do Maranhão, Dom Gilberto Pastana, Bispo de Imperatriz, esteve esta semana visitando várias cidades da região. Na terça-feira (17/09) a comitiva esteve em Belterra, e foram recepcionados pela Prefeita do Município Dilma Serrão e representantes de sua equipe de Governo, além do Paróco de Belterra e Diretor da Rádio Rural de Santarém Pe. Auricélio Paulino e do Vereador Willames Sousa.

Um dos pontos visitados foi o Centro de Memória de Belterra, criado em 1º de maio de 2010 com a missão de incentivar e divulgar pesquisas sobre a história da cidade, com ações educativas destinadas a valorização do patrimônio e da memória local. O Centro guarda um acervo histórico da implantação da Companhia Ford na região e é gerido pela Coordenação de Cultura da SEMED.

O motivo da visita na região foi apresentar aos sacerdotes a realidade local e as características de cada cidade visitada. Natural da Vila de Boim, em Santarém, Dom Gilberto Pastana foi ordenado bispo em 28 de outubro de 2005, e desde então está à frente da Diocese de Imperatriz no Maranhão.

Programa Bolsa Família faz atualização do castro

A Prefeitura Municipal de Belterra através da Secretaria Municipal de Saúde informa que está aberto PARA ACOMPANHAMENTO a SEGUNDA VIGÊNCIA DO PROGRAMA DO BOLSA FAMÍLIA/ 2013 desde o dia 20 de agosto de 2013, com o encerramento no dia 30/10/2013 para que os dados coletados sejam informados no sistema de informação do PROGRAMA.

Todos os beneficiários do Bolsa Família devem procurar o Agente Comunitário de Saúde da sua área para que seus beneficiários sejam acompanhados no prazo estipulado.

Observamos que o não acompanhamento resultará em bloqueio do benefício.

Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *