Polícia prende um dos sequestradores do avião em Itaituba
Uma guarnição da Polícia Militar do 15º BPM de Itaituba, no Oeste do Pará, composta pelo Sgt/PM Bastos e os Cb/PMs Leal e Jpsevaldo prendeu por volta das 17hs30min de domingo, dia 22, o elemento José Mariano de Sousa, de 39 anos, na cidade de Apuí, no Amazonas, acusado de fazer parte do bando que assaltou a Mineradora Maney em Crepurizinho no dia 12 de setembro.
Depois de mais de 10 dias de uma intensa caçada aos 04 homens que assaltaram a Mineração Maney, a Polícia Militar conseguiu prender um deles. Trata-se do garimpeiro José Mariano de Sousa, vulgo “Paulão” que é natural de Colinas, Maranhão, mas estava no Pará há bastante tempo, já morou em São Felix do Xingu e recentemente estava trabalhando no Garimpo São Domingos, onde foi recrutado para a realizar o assalto.
Depois do grupo montado para realizar o assalto, “Paulão” e mais três comparsas acamparam durante três dias nas proximidades da Mineração para realizar assalto. Na ação do assalto, duas pessoas foram baleadas, uma foi a obtido na tarde de domingo, dia 22. Logo após o assalto, os bandidos fugiram para Jacareacanga, onde entraram na mata e conseguiram varar no estado do Amazonas. “Paulão” separou-se do bando por ter um porte forte e não tinha resistência para acompanhar os outros três parceiros, porém, antes de se debandarem dividiram o ouro que conseguira roubar. “Paulão” relatou à Policia que teve medo de ser assassinado pelos seus comparsas que são irmãos.
Quando entraram na mata seguiram sentido Amazonas, sempre próximo a Rodovia Transamazônica. “Paulão” conseguiu chegar ao Apuí por meio de carona, já os três pegaram um micro-ônibus. No Apuí, “Paulão” se hospedou no Hotel Vitória, onde se encontrou com seus comparas que pediram para tomar banho e seguiram para Porto Velho (Rondônia). “Paulão” ficou em Apuí, onde foi preso pela Polícia Militar de Itaituba, com apoio de militares do Apuí. A guarnição do Sargento Basto teve apoio de outros militares do 15º e GTO.
Na segunda-feira, dia 23, por volta das 18 horas a aeronave trazendo “Paulão” pousou no aeroporto de Itaituba. Nossa equipe de reportagem acompanhou a chegada do assaltante. Também o empresário Ney estava no aeroporto para acompanhar a chegada do acusado, ele pediu ao mesmo que contasse tudo que sabe para a Polícia. Segundo o empresário, ele queria saber como foi a trama para o assalto. Com o acusado a PM apreendeu certa quantidade de ouro.
Informações já apuradas são de que o bando era composto por “Paulão” e os irmãos Nonato; Adão e Luiz, esse último que fez os disparos que atingiu as duas pessoas na Mineração e o chefe seria o Nonato, pois era ele que dava as ordens. A Polícia ainda continua investigando o assalto para encontrar os outros assaltantes e os que estavam dando apoio ao bando. Não vamos revelar os nomes para não atrapalhar as investigações.
Fonte: RG 15/O Impacto e Junior Ribeiro