Polícia Militar comemora 195 anos de fundação
O comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prepara uma programação especial para esta quarta-feira, 25, em Santarém, em comemoração ao 195º (centésimo nonagésimo quinto) aniversário de criação da Polícia Militar do Pará, que tem por dever atuar na Defesa Social e Segurança Publica dos cidadãos do Estado.
De acordo com comandante do 3º BPM, tenente coronel Carlos Eduardo Ribeiro Risuenho, considerando que no dia 25 de setembro se comemora o 195º da PM no Pará, durante a cerimônia em Santarém será lembrada a memória do coronel Antonio Sérgio Dias Vieira da
Fontoura, considerado o Patrono da secular instituição da Polícia Militar.
Durante a cerimônia ocorrerá promoções e entrega de medalhas para Oficiais e Praças da PMPA. O evento vai acontecer no na pista do Campo soldado PM Vasconcelos, nas dependências do 3º BPM.
Na ocasião, serão agraciados policiais militares e colaboradores com a medalha Coronel Fontoura, maior condecoração da PM, destinada a pessoas que têm colaborado com o trabalho da corporação. O comandante do 3º BPM, Carlos Risuenho, diz que comemorar quase 200 anos de história é um marco que referencia a Corporação como uma das mais longínquas forças de segurança de todo o país em atividade.
OPERAÇÃO SAIRÉ: A Polícia Militar do Pará, por meio do I Comando de Policiamento Regional, à frente o tenente coronel PM Anthenor e do 3º Batalhão PM, sob o comando do tenente coronel PM Risuenho, ambos sediados em Santarém, Oeste do Pará; realizou, de 19 a 23 de setembro, a Operação “Sairé 2013”, que compreendeu as ações de policiamento preventivo na vila balneária de Alter do Chão, ponto turístico do Município. Na operação, 830 policiais militares foram utilizados, distribuídos em ações como as barreiras instaladas em toda a área da vila, inclusive na extensão da rodovia Everaldo Martins (PA 457) e na região das praias. Diversas modalidades de policiamento ostensivo foram desenvolvidas, como as ações de trânsito, do policiamento preventivo motorizado em viaturas, em motocicletas, à pé e no reforço do serviço de inteligência. Nas ações, a PM contou com o auxílio de uma aeronave do Graesp, além de lanchas do grupamento fluvial da Segup e homens dos demais órgãos integrados do sistema estadual de segurança pública e defesa social.
Fonte: RG 15/O Impacto