UFOPA sedia oficina de capacitação para municípios da BR 163

BR-163
BR-163

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promovem nos dias 3 e 4 de outubro (quinta-feira e sexta-feira), em Santarém (PA), uma oficina para qualificação e alinhamento do planejamento plurianual dos municípios que compõem o Território da Cidadania da BR 163 (Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão).

Destinada aos órgãos oficiais destes municípios, a oficina será realizada no auditório H1 do Câmpus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), situado na Av. Marechal Rondon, s/n, bairro do Caranazal. O encontro tem o objetivo de identificar elementos dos planos plurianuais dos governos federal, estadual e municipais que qualifiquem o planejamento de cada um dos entes governamentais que atuam no território, potencializando a promoção do desenvolvimento regional.

A secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do MPOG, Esther Bemerguy, e a secretária de Desenvolvimento Territorial do MDA, Andrea Butto, participarão do evento, que ainda contará com a presença da Secretaria Estadual de Planejamento do Pará e dos prefeitos dos municípios do território. A iniciativa tem o apoio do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional (PCEDR), do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA.

Mais informações com a professora Izaura Cristina Nunes Pereira, da Coordenação do PCEDR, ou pelo telefone (93)

COLÓQUIO DE GEOGRAFIA DO OESTE DO PARÁ COMEÇOU NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 2

Começou nesta quarta-feira, dia 2 de outubro de 2013, em Santarém (PA), o II Colóquio de Geografia do Oeste do Pará, que aborda o tema “Desafios da Contemporaneidade para a Pesquisa e o Ensino da Geografia”. Promovido pelo Curso de Licenciatura em Geografia e pelo Programa de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o evento acontece no Auditório do Câmpus Amazônia, situado na Avenida Mendonça Furtado, bairro de Fátima.

A abertura do evento aconteceu às 19 horas, com a conferência “O Geógrafo Educador e o Desafio do Ensino na Contemporaneidade”, ministrada pelo Prof. Dr. Vanilton Camilo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que também ministrará, no dia 3 de outubro, às 8h30, a palestra “Formação de Professores e Práticas em Ensino de Geografia”. Ainda no dia 3, às 19 horas, haverá a palestra “Estoque de carbono florestal em unidades de paisagem na Amazônia”, que será proferida pela Profa. Dra. Izaura Cristina Nunes Pereira, da UFOPA.

No dia 4, a partir das 8h30, acontecerá a mesa “As Contribuições da Pesquisa em Geografia para a compreensão do espaço amazônico”, que contará com a participação dos professores Márcio Douglas e Gilberto de Miranda Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Gilberto de Miranda Rocha também ministrará, às 19 horas, a conferência de encerramento, intitulada “Produção do Espaço e Ordenamento Territorial no Oeste do Pará”.

UFOPA PROMOVE 1ª JORNADA DE DIREITO PENAL

O Programa de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promove no período de 3 a 4 de outubro a 1ª Jornada de Direito Penal, que visa proporcionar aos discentes do Curso de Bacharelado em Direito, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), uma visão geral de determinados aspectos dos temas constantes das disciplinas “Direito Penal” e “Direito Processual Penal”.

A Jornada ocorrerá das 19 às 22 horas, no Miniauditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), situado no Câmpus Rondon, bairro do Caranazal, em Santarém (PA).

Organizado pelos professores da UFOPA Jarsen Luís Castro Guimarães e Ana Maria Silva Sarmento, com o apoio dos alunos das turmas de Direito de 2011 e de 2012, o evento contará com a participação de professores convidados, como o juiz federal Pablo Zuninga Dourado e o Prof. Dr. Carlos Alberto Mejías Rodríguez, de Cuba.

Gratuitas, as inscrições podem ser feitas de 1º a 3 de outubro (até às 12 horas), através do e-mail pcj.ufopa@gmail.com, com a ficha de inscrição devidamente preenchida. Mais informações pelo telefone (93) 2101-6542.

Confira a programação.

Maria Lúcia Morais – Comunicação UFOPA

Serviço: 1ª Jornada de Direito Penal

Período: 3 a 4 de outubro de 2013

Horário: 19 às 22 horas

Local: Miniauditório do ICED – Câmpus Rondon

Telefone: (93) 2101-6542

E-mail pcj.ufopa@gmail.com

Clima, energia renovável e água foram discutidos no terceiro dia do Simpósio Brasil-Alemanha

“Recursos minerais”, “Clima e energia renovável” e “Água, esgoto e resíduos” foram alguns dos temas discutidos no dia 1º de outubro de 2013, 3º dia do 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, evento que segue até o próximo dia 4 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém (PA).

Os trabalhos foram abertos com a temática dos recursos minerais. Susiele Tavares, engenheira florestal da empresa mineradora Alcoa, falou sobre recuperação de áreas degradadas mineradas da mina de bauxita do município de Juruti (PA), baseada nas técnicas de nucleação.

A segunda sessão de trabalhos foi “Clima e energia renovável”. O Prof. Ulrich Glasmacher, do Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Heidelberg, levantou questionamentos a respeito do grau de influência do homem nas mudanças climáticas que, segundo o pesquisador, não são novas na história da Terra. O professor apresentou dados que demonstram que na era dos dinossauros a vida no planeta suportou altas temperaturas. Da mesma forma, Glasmacher destacou as quedas de temperatura durante a Pequena Era do Gelo, período aproximado entre os séculos XV e XIX, que, segundo ele, são atribuídas à baixa liberação de energia do sol.

Na mesma sessão, o Prof. Andreas Gerber, da Universidade de Ciências Aplicadas de Biberach, falou sobre técnicas de eficiência energética, que podem ser alternativas para usos doméstico e comercial. O Prof. Gustavo Melo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou sobre o Projeto Innovate, de cooperação entre diversas instituições alemãs e brasileiras, que estuda medidas para o uso sustentável do solo e da água na região do semiárido pernambucano, tendo como principal objeto de estudo o reservatório de Itaparica. Já o Prof. Stefan Hohnwald, da Universidade de Göttingen, fez um relato sobre o projeto internacional Carbiocial, que estuda o uso do solo na Amazônia, especificamente no Sul do Pará e nas regiões Norte e Central do Mato Grosso.

Os professores Uwe Menzel, Daniela Neuffer e Jörg Metzger, da Universidade de Stuttgart, falaram sobre o tema “água, esgoto e resíduos”. Eles desenvolvem pesquisas e projetos em parceria com o Brasil sobre uso sustentável dos recursos hídricos, poluição e tratamento de efluentes.

Fórum de Cooperação Binacional – Também no dia 1º de outubro, paralelo às sessões, foi realizado o Fórum de Projetos e Cooperação Binacional, organizado pela agência Baden-Württemberg International, com o objetivo de proporcionar um encontro entre especialistas do Brasil e da Alemanha para promover o intercâmbio científico e desenvolver projetos conjuntos entre os países ou fortalecer parcerias já existentes.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *