Carga de fertilizantes da China chega ao porto de Santarém
Uma carga de fertilizantes produzidos na China chegou no último final de semana ao Porto de Santarém, Oeste do Pará. Os estivadores desembarcaram cerca de 5 mil toneladas de fertilizantes no porto da Companhia Docas do Pará (CDP). O produto é proveniente da China e terá como destino o estado do Mato Grosso para uso na plantação de grãos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Estivadores, José Wilson, é a primeira operação com esse tipo de produto a ser feita pela categoria no porto da CDP em Santarém. A partir do segundo desembarque a quantidade será bem maior, podendo chegar a 20 ou 30 mil toneladas.
“O primeiro trabalho que a estiva está realizando é a descarga de fertilizantes, mas ainda estamos reunindo com a categoria para fazer um acordo sobre algumas cláusulas que precisamos aprovar, além desse primeiro embarque, ainda haverá outros desembarques, e esse primeiro trabalho é só para experimentar se tem condições de trazer para Santarém”, explicou José Wilson.
O produto será transportado, segundo o presidente dos estivadores, de barcaça até o Mato Grosso. Posteriormente, o transporte do porto da CDP será de carreta pela BR 163.
TERMINAIS DE GRANÉIS: Durante audiência em Brasília, na semana passada, na Secretaria Nacional de Portos (SEP), foi anunciado que Santarém deve ganhar nos próximos dois anos mais dois terminais de graneis sólidos – um de combustíveis e outro de fertilizantes – no porto da Companhia Docas do Pará (CDP). Por conta disso, já está sendo discutida a implantação de uma Área de Apoio Logístico Portuário (AALP), que está sendo projetada dentro da SEP. A área, de posse do Ministério do Exército, possivelmente, será implantada em frente ao 8º BEC, do lado oposto da BR-163.
A Área de Apoio Logístico Portuário deverá conter um pátio regulador de carretas para permitir que os veículos que chegarem a Santarém, em direção ao porto, dirijam-se a essa área, onde a partir de monitoramento e triagem dos produtos, as carretas seguirão ao destino final.
Fonte: RG 15/O Impacto