Coluna Impacto

Historiadora Terezinha AmorimTerezinha Amorim

Considerada um ícone relacionado a relatos e narrativas sobre a formação do povo santareno e as belezas naturais da “Pérola do Tapajós”, a mestra e historiadora Terezinha Amorim (foto) lança neste sábado, 02, sua mais nova obra, o livro intitulado “Santarém Sua História e Suas Belezas”. A cerimônia de lançamento acontece às 19h, no Estande da Livraria BMT, no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, durante o 6ª Salão do Livro. Quem comparecer ao local poderá adquirir um livro autografado pela professora Terezinha Amorim. Para o empresário Manoel Vitório Machado, o livro é uma das obras mais esperadas pelo povo de Santarém. Há muito tempo, segundo ele, a população de Santarém buscava algo que traduzisse o que realmente é a “Cidade Praiana”.

Salão do Livro

O VI Salão do Livro do Baixo Amazonas acontecerá no período de 1º a 10 de novembro. A abertura está prevista para às 19h, desta sexta-feira, dia 1º. O evento será realizado no Espaço Pérola. Pelo menos 70 stands farão parte do complexo de exposição, com obras de 350 editoras. Dentro do Espaço Pérola funcionará a Sala Pará, que vai receber a maior parte da programação acadêmica, e, também, encontros literários. Nesse espaço estarão presentes escritores nacionais como Ignácio de Loyola Brandão, Stella Maris Rezende, vencedora de três prêmios Jabuti, e Guilherme Fiúza. No âmbito regional participarão escritores como Amaury Braga Dantas, Maciste Costa, Daniel Leite e de Santarém: Anselmo Colares, Éfren Galvão e Cristóvam Sena, além da intervenção artística de Sebastião Tapajós.

Cemitérios lotados

Na véspera para as homenagens do Dia de Finados a falta de estrutura e espaço nos cemitérios centrais de Santarém preocupa a população e autoridades locais. Para quem precisa sepultar um ente querido, os cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires passam por um antigo problema: a falta de espaço para enterrar os mortos. Preocupado com o problema, o vereador Ronan Liberal disse que uma solução emergencial deve ser tomada pelo Poder Executivo. Hoje, ao entrar nos cemitérios as pessoas percebem que o espaço diminui cada vez mais, sobrando apenas o corredor principal. Aos poucos as famílias estão aumentando o tamanho dos mausoléus e implantando bancos ao lado das sepulturas limitando mais ainda o ambiente.

Mérito Constitucional

O deputado Zé Maria (PT) protocolou esta semana, na Alepa, projeto de resolução que institui a medalha “Mérito Constitucional”, que poderá ser conferida a personalidades físicas, ou jurídicas, que tenham se destacado na atuação em defesa da garantia dos direitos constitucionais. O parlamentar sugeriu o mês de outubro, para entrega da congratulação, já que no último dia 05 deste mês a Constituição do Estado do Pará completou 25 anos de existência. A medalha, de acordo com o projeto apresentado, será conferida a pessoas que tenham se destacado na atuação em defesa da “garantia dos direitos constitucionais, da efetivação de direitos valorativos a dignidade da pessoa humana, considerando que esta se concretiza no princípio fundamental de um estado democrático de direito, sob o qual deve se pautar todos os direitos e garantias fundamentais”.

Colégio Santa Clara

O Colégio Santa Clara iniciou na 4ª feira, dia 30/10, a Feira do Conhecimento e da Inovação: Aplicações Práticas 2013, voltada para a apresentação de projetos científicos e culturais. O tema desta edição é “Ação Científica: rumo ao futuro”, dando enfoque para a nova caminhada da instituição a partir do primeiro centenário já celebrado neste ano. Na quinta-feira, 31/10, a programação foi para os alunos do ensino fundamental II e ensino médio, também voltada para apresentação de trabalhos científicos, destacando experiências exitosas desenvolvidas no estabelecimento de ensino. Nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, será realizada a partir das 19 horas, na quadra de esportes, a programação cultural dando continuidade aos trabalhos das equipes de estudantes.

Retoques

30 investidores argelinos, do Grupo Cevital, estiveram em Santarém na última 4ª feira. O grupo está visitando os estados do Pará e Amazonas e começou a identificar áreas para implantação de um porto privado e indústrias de beneficiamento de cereais. * Museu João Fona está sendo reformado, após uma vistoria técnica realizada pela Seminfra, onde foram detectados diversos problemas de ordem estrutural. O trabalho consiste na recuperação do telhado, forro, piso, pintura e acabamentos diversos. A previsão é que até o fim deste ano, a obra esteja finalizada. * No último dia 24 de outubro, 171 famílias de Belterra foram beneficiadas com a titulação de suas terras, durante evento no Recanto Paradise. A entrega dos títulos além de resgatar um compromisso da prefeita Dilma Serrão com a população Belterrense fortalece o trabalho de regularização fundiária na região. * A Ciretran de Santarém suspendeu os serviços de emissão e renovação da CNH, documentação e vistoria de veículos, na quinta-feira, 31/10, devido a problema nas impressoras. Os demais serviços foram realizados normalmente, conforme explicou o diretor do órgão em Santarém, Carlos Mota. * A SMT divulgou esquema de alteração do trânsito no entorno dos cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires, no Dia de Finados, neste sábado (02/11). * Com a interdição em alguns trechos, os ônibus que circulam no corredor da Mendonça Furtado, no sentido Liberdade/Centro, devem subir a Travessa Silvino Pinto, até a altura da Borges Leal, e descer na Travessa Dom Amando, retomando seu curso normal pela Mendonça Furtado. Os ônibus que descem ou sobem a Barão do Rio Branco devem desviar pela Borges Leal, descendo na Travessa Dom Amando, até a altura da Mendonça Furtado, prosseguindo a linha normalmente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *