Comissão de Santarém cobra melhorias de energia elétrica em Brasília

Reunião em Brasília
Reunião em Brasília

Uma comissão formada por políticos e empresários de Santarém esteve no último final de semana, em Brasília, no Distrito Federal, onde debateu os problemas do sistema de distribuição de energia elétrica no Município, junto ao titular da pasta do Ministério de Minas e Energia, Edison Lobão.

Há vários meses, diversas denúncias foram encaminhadas ao Poder Legislativo Santareno cobrando providências relacionadas a má qualidade da distribuição de energia elétrica, com constantes interrupções, que acontecem diariamente em todos os bairros de Santarém.

Entre os membros da comissão estiveram prefeitos e vereadores de Santarém, Mojuí dos Campos, Oriximiná, e representantes do Governo do Pará.

A reunião aconteceu às 10h, de sexta-feira, 01, no gabinete do Ministro. O encontro teve como objetivo discutir soluções para o problema da falta de energia nos municípios da região e o rebaixamento do linhão Macapá/Manaus aos municípios da Calha Norte.

O representante da Federação das Indústrias do Estado do Pará, Carlindo Lins, também participou da reunião. Ele informou que a Federação apresentou propostas ao ministro Edison Lobão e, que foram elaboradas pela própria concessionária CELPA, empresa responsável pelo fornecimento de energia aos Municípios paraenses.

A reunião foi proposta pelo Fórum de Entidades Representativas da Região Oeste do Pará.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Henderson Pinto (DEM), destacou que a reunião com o Ministro de Minas e Energia foi positiva, onde foram assumidos compromissos por parte do Ministério. “Estamos confiantes na resolução de nossos problemas de Energia Elétrica em nossa região”, garante.

Henderson Pinto integrou a comitiva, de políticos e empresários da região, que foi até a capital Federal pedir providências para as constantes quedas de energia elétrica que afetam o Oeste do Pará. Além do vereador Henderson Pinto, participaram da audiência o prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzanis; deputado estadual Nélio Aguiar; além de vereadores dos municípios de Itaituba, Mojui dos Campos, Alenquer, Altamira e Oriximiná.

Na ocasião, as lideranças paraenses apresentaram a problemática enfrentada por milhares de pessoas e pediram urgência na tomada de providências. O Ministro ficou sensibilizado e prometeu abrir licitação, ainda no primeiro semestre de 2014, para que um novo linhão seja implantado, a fim de atender com eficácia o município de Santarém e região.

Enquanto isso, Edison Lobão garantiu que irá disponibilizar uma usina termelétrica para atender o Oeste paraense, nesse período de transição.

“Embora isso não resolva cem por cento as oscilações de energia, pelo menos, nós vamos poder respirar mais aliviados, pois sabemos que soluções estão sendo tomadas pelo governo Federal”, ressaltou Henderson Pinto.

Fonte: RG 15/O Impacto  

Um comentário em “Comissão de Santarém cobra melhorias de energia elétrica em Brasília

  • 8 de junho de 2014 em 23:35
    Permalink

    Cobrem dos ambientalistas de Santarém sua responsabilidade social de propor alternativas energéticas para a cidade. Cobrem do padre Edilberto, do CIMI e de todos os que defendem que os paraenses devem viver em estrita relação com a Natureza. Quais são as opções de energia para Santarém? Nenhuma senão ser abastecida por Belo Monte, Tucuruí e Tapajós. Onde estão os ambientalistas quando o problema da falta de energia ocorre? Somem todos ou se misturam entre os que reclamam? Onde estão todos os que são contra as usinas no Tapajós? Apareçam e tenham a coragem de repetir agora, para todos os santareenses, que as usinas não são necessárias.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *