Câmara de Santarém encerra trabalhos de 2010 com homenagens

Durante o encerramento dos trabalhos do Poder Legislativo local, no ano de 2010, serão feitas várias homenagens. Durante a sessão, o presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), desembargador Rômulo Nunes e o Procurador da República no Pará, Dr. Felício Pontes Júnior receberão o título de Cidadão de Santarém.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Maria Tapajós

Além da homenagem aos dois bacharéis, outros profissionais que se destacaram nos últimos anos tanto no Pará e no Brasil, mas com reflexo em Santarém, receberão o título de Honra ao Mérito, entre eles, o superintendente de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, delegado Jardel Guimarães; a apresentadora do Jornal Tapajós (TV Tapajós), Suellen Reis; as secretarias de Educação, Lucineide Pinheiro e de Cultura, Socorro Jarle Aguiar, dentre outras pessoas.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Maria Tapajós, reforça que nesta quarta-feira serão encerrados os trabalhos deste ano no Poder Legislativo, da 16ª legislatura, onde tradicionalmente será feita a entrega de títulos honoríficos a cidadãos que se destacaram ao longo do ano de 2010 tanto em Santarém quanto no Estado e no País, mas com reflexo no Município, os quais foram apontados e escolhidos pelos 14 vereadores e encaminhado os nomes para a Comissão de Constituição e Justiça, para que analisasse o currículo do homenageado.

Depois da análise, segundo Tapajós, o nome do homenageado foi encaminhado ao plenário da Câmara, onde todos os 28 decretos legislativos foram aprovados por unanimidade, para que pessoas comuns e autoridades fossem agraciadas com o título de Honra ao Mérito e de Cidadão de Santarém.

“As sessões ordinárias da Câmara voltarão em fevereiro, mas ficará uma comissão de vereadores durante o recesso. A Câmara poderá reunir nos meses de janeiro e fevereiro na medida em que for necessário o Vereador ser convocado pela Mesa Diretora e o Poder Executivo”, explica o Parlamentar, adiantando que a sessão de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santarém vai acontecer no dia 1º de janeiro, por volta das 17h.

Veja a relação dos agraciados:

HONRA AO MÉRITO

WALID CHARIF NAIM FILHO – (Autor: Vereador Nélio Aguiar) – Nasceu em Belém (PA), porém, com alguns dias de vida veio para Santarém, indo com um ano para São Paulo e retornando a Santarém aos 11de idade. É graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará – UFPA; ao se formar médico,foi convocado para servir o Exército Brasileiro, onde foi destacado para o 3º BIS – Batalhão de Infantaria de Selva, em Macapá, participando de várias missões de apoio,inclusive duas com repercussão nacional: Auxílio aos flagelados da enchente do rio Jari, em Laranjal do  Jari (AP) e Marcação de fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, episódio que só tinha sido realizado 100 anos atrás. Em 2003 fez Residência Médica em Oftalmologia; em 2005 iniciou curso a nível de Fellow, em Goiânia, na área de cirurgia de catarata, glaucoma e córnea. Ao concluir seus estudos teve oportunidade de continuar em Goiânia, assim como convites para São Paulo, mas preferiu voltar à sua terra querida, Santarém, que apesar de não ter nascido nela, se pudesse mudaria seu local de nascimento para cá.

GUSTAVO COIMBRA MESCHEDE – (Autor: Vereador Gerlande Castro) – Nasceu em Belém do Pará; cursou biomedicina no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto – S.P; com habilitação e Pós-graduado em análises clínicas e também em Hematologia Diagnóstica e habilitado em Citopatologia, como experiência profissional citamos sua atuação no Laboratório Meirelles, em Ribeirão Preto – São Paulo; Hospital Imaculada Conceição em Santarém e no Laboratório Labvida, exercendo o cargo de como diretor técnico e administrativo

FRANCISCO FERREIRA GOMES – Nicolau do Povo – (Autor: Vereador Nélio Aguiar) – Natural do Município de Santarém, no decorrer de sua trajetória estudantil, sempre se destacou por suas idéias e atitudes voltadas para o bem comum. Trabalhou em empresas do ramo farmacêutico, como vendedor. Ingressou no serviço público em 2004, inicialmente como motorista SEMSA, em 2007 foi nomeado Coordenador Desenvolvimento Urbano do Município de Santarém; e em agosto de 2009 foi nomeado Chefe da Divisão de Iluminação Pública, cargo que ocupa atualmente. Entre as homenagens recebidas destacamos a concedida pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, que o intitulou “Amigo do Quartel”.

DILAELSON REGO TAPAJÓS – (Autor: Vereador Carlos Jaime) – Natural de Santarém –PA, com formação em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Pará –UFPA e mestrado em Engenharia Orgânica de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; é engenheiro do Ministério Público do Estado do Pará, desde outubro de 1995, dando apoio técnico às Promotorias de Justiça em temas relacionados ao meio ambiente e à infra-estrutura.

SOCORRO JARLE MOITA DE AGUIAR – (Autor: Vereador Maurício Corrêa) – Natural do Município de Santarém, é a atual Secretaria Municipal de Cultura e sob a sua administração o Município observou avanços significativos na área cultural, passando de Coordenadoria de Cultura para Secretaria de Cultura, com autonomia financeira, estrutura organizada e sede independente, onde cada organismo da Secretaria conta com um técnico especializado e apto para desempenhar suas atividades dentro de cada área cultural. Com o apoio da Senhora Prefeita Municipal foram criados novos projetos de resgate, promoção e difusão da cultura,bem como o incremento dos já existentes,onde destacamos: Festa da Integração Nordestina; Arrasta-Pé da Cidade da Gente; Batalhas de Confete, durante a quadra carnavalesca; arte por Toda Parte; Salão do Livro. Na área literária, a Secretaria de Cultura resgatou o Festival de Poesias e publicou as poesias dos concursos de 2005 a 2007; também incentivou a publicação da 5ª Edição do Livro “Santarém: Momentos Históricos” e a 1ª Edição do Livro “Santarém: Logradouros Públicos”, ambos de autoria do historiador Wilder Fonseca. E ainda a Publicação do Livro “Santarenice”, de autoria de Emir Bemerguy.

JOSÉ SEIXAS LOURENÇO – (Autor: Vereador Henderson Pinto) – É bacharel em física pela Universidade de São Paulo, com especialização em Ciências Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, é mestre e PhD em geofísica pela Universidade da Califórnia – EUA; foi Secretário da Amazônia do governo Federal de 1995 a 1999, Diretor do Instituto de Pesquisas da Amazônia – INPA, entre 1992 a 1995; Reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA, de 1985 a 1989 e Diretor do Museu Emílio Goeldi, entre 1982 a 1985; é o primeiro Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. De acordo com a assessoria do Ministério da Educação, o homenageado acredita que o papel da UFOPA é atuar no desenvolvimento sustentável da região, que é marcada por práticas de extrativismo e baixos índices sociais e que nesse sentido, a missão da Instituição é reduzir assimetrias regionais e promover a inclusão social.

JARDEL LUÍS CASTRO GUIMARÃES – (Autor: Vereador Bruno Pará) – É Bacharel em Direito, com especialização em Ciências Criminais, exerceu suas atividades na Delegacia de Polícia Civil de Oriximiná, na Delegacia de Polícia Militar de Óbidos; na 16ª Seccional Urbana de Santarém, atualmente é o Superintendente Regional de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, com sede em Santarém – PA.

1º Tenente PM MARNILZA CONCEIÇÃO MOITA – (Autor: Vereador Evaldo Costa) – Natural de Santarém –PA, com formação de Soldado em 1991, pela PM/PA, de Sargento em 1994 pela PM/PA, de Oficial pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública – IESP – Aspirante em 2005. Sua promoção a 2º Tenente ocorreu em 21 de abril de 2006 e à 1º Tenente em 21 de abril de 2008. Exerce atualmente as funções de Comandante do Pelotão de Trânsito do 3º BPM, desde 21 de abril de 2006, Comandante do Pelotão Montado do 3º BPM, desde dezembro de 2009. É instrutora de diversas disciplinas na Polícia Militar do Pará.

WILLIAM R. CHASE – (Autor: Vereador Henderson Pinto) – É membro da Assembléia Geral da Fundação Esperança em Santarém, onde realizou inúmeros trabalhos de sua importância para o desenvolvimento e o crescimento da Instituição na nossa região; entre os prêmios e certificados recebidos citamos, da Fundação Esperança Clínica Dentária, em Santarém; Golden Scroll Prêmio de Jornalismo, do Colégio Internacional de Dentistas; Golden Pen Award de Jornalismo; Certificado de Reconhecimento, do Colégio Internacional dos Médicos Dentistas; e de Conselheiro Emérito da Micchigan Academia de Odontologia em geral, entre tantos outros prêmios que recebeu em razão dos seus relevantes serviços prestados na área social e da saúde, tanto no Rotary Clube Internacional, como membro da Fundação Esperança.

RAIMUNDA LUCINEIDE GONÇALVES PINHEIRO – (Autor: Vereador Emir Aguiar) – Natural do Município de Alenquer – PA, é licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Amazonas, Pesquisadora das manifestações dos fenômenos de violência no espaço escolar, membro do Observatório Ibero-americano e do Observatório Brasileiro de Violência nas Escolas, idealizadora do projeto Arte de Viver, participou do Conselho Diocesano de Radiodifusão da Diocese de Santarém, membro do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santarém (2003), Vice-Presidente da Regional Norte da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Pará – UNDIME-PA, membro do Conselho Nacional de Representantes da UNDIME, do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, é a atual Secretária Municipal de Educação e Desporto do Município de Santarém.

INSTITUIÇÃO VALOR HUMANO CONSULTORIA LTDA – (Autor: Vereador Reginaldo Campos) – Constituída em 18 de dezembro de 2002, tem por objetivo a prestação de serviço de Consultoria Educacional no Oeste do Pará. Dentre suas atividades desenvolvidas estão capacitação de professores das séries iniciais em parceria com Secretarias Municipais de Municípios do Oeste do Pará; implantação da Educação à Distância para o Nível Médio; implantação da Educação a Distância em nível de graduação e pós-graduação em  Municípios dos Estados do Pará e Amapá, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil- ULBRA.

CIDADÃOS DE SANTARÉM

DAISAKU IKEDA – (Autor: Vereador Valdir Matias Jr.) – Nasceu em Tóquio, é um pensador budista, filósofo e poeta laureado de renome, cujas obras como escritor, educador e fotógrafo têm recebido aclamação e reconhecimento mundial. É Presidente da Soka Gakkai Internacional- SGI, que é uma Associação que visa a promoção de valores como a paz e o respeito humano. A seus trabalhos literários somam-se valores de relevantes ensinamentos como: “Valores Humanos Num Mundo em Mutação”; “A Noite Clama Pela Alvorada”; ”Escolha a Vida”; “Antes Que seja Tarde Demais”; “Direitos Humanos no século XXI”, dentre outros tantos. É o terceiro Presidente da SOKA GAKKAI; fundador do Museu de Arte Fuji de Tóquio, Fundador do Instituto “Toda para Paz Global e Pesquisa Política”.

HEBERT MORESCHI – (Autor: Vereador Gerlande Castro) – Natural de Nova Venécia (Espírito Santo), graduado em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo (São Paulo), onde recebeu o “Prêmio de Aluno com Melhor aproveitamento, é especializado em Gestão empresarial, pela PUC; entre muitas de suas atividades exercidas citamos a de Diretor Geral do Hospital de Grande Porte e Alta Complexidade em Luanda – Angola, no período de 1999 a 2007; e entre seus feitos citamos a implantação do Programa de Prevenção e Combate à Malária junto à população ribeirinha do Rio Trombetas, sendo este Projeto “Ganhador do Prêmio de Responsabilidade Social promovido pela BHP Billiton, na Austrália. Aos 21 anos de idade já era Superintendente Administrativo de um hospital com 75 leitos e uma equipe de 100 profissionais e 30 médicos. É o atual Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr.Waldemar Pena.

EDGAR ALBERTO BUENO – (Autor: Vereador Nélio Aguiar) – Nasceu em Tuluá, cidade às proximidades de Cali, na Colômbia, onde cursou seus estudos básicos até o segundo grau. Em 1992, formou-se como médico clínico e cirurgião geral, na Faculdade de Medicina da Universidade Tecnológica de Pereira, na Colômbia. Em 1995, chegou ao Rio de Janeiro, no Brasil, e após prestar prova do MEC iniciou residência médica na área de Otorrinolaringologista no Hospital da Lagoa e Hospital Fundão – (UFRJ), concluindo seu 3º ano de estudos em 1998. Durante o período da residência médica fez amizade com o Dr. Jocivan Pedroso que lhe estendeu convite para conhecer Santarém; chegando aqui em fevereiro de 1999, para fazer parte da história desta cidade, aportando com seus conhecimentos e vontade de melhorar a saúde da população santarena. Trabalha no Hospital Municipal desde 2002. E, estando em Santarém há quase 12 anos, diz: “EMBORA NÃO SEJA BRASILEIRO DE NASCIMENTO, MEU CORAÇÃO É E SERÁ PARA SEMPRE SANTARENO”.

RÔMULO JOSÉ FERREIRA NUNES – (VAI FALAR EM NOME DOS AGRACIADOS) – (Autor: Vereador José M. Tapajós) – É Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará. Como Juiz desempenhou suas atividades nas seguintes Comarcas: Juiz de Direito da Comarca de Oriximiná; Juiz Eleitoral da 38ª zona; Juiz de Direito da Comarca de Igarapé-Mirim; Juiz Eleitoral da 6ª Zona, Juiz de Direito da Comarca da Capital (Belém), Juiz Eleitoral da 73ª Zona e da 1ª Zona Eleitoral; entre muitas de suas atividades exercidas citamos: Juiz de Direito Titular da 3ª Vara Penal da capital; Juiz de Direito Titular da 21ª Vara Cível, Juiz Diretor do Fórum da Capital, Juiz membro do TRE/PA; Presidente da 1ª Turma Recursal dos Juízes Especiais, Desembargador Membro do TRE – Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral; Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Estado do Pará. É o atual Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Entre as várias comendas e homenagens recebidas, citamos: Colar do Mérito Advocatício – Grau Ouro- conferido pela OAB/PA; Medalha do Mérito “Tiradentes” – conferida pela PM/PA; Ordem do Mérito Cabanagem – Grau Mérito Especial – e Título Honorífico de Honra ao Mérito e de Cidadão do Pará – conferidos pela Assembléia Legislativa do Estado; Medalha da Ordem do Mérito Judiciário “Grã-Cruz” – conferida pelo TJE/PA e, Medalha do Mérito da Magistratura, conferida pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

RÔMULO NOGUEIRA DE BRITO – (Autor: Vereador Jailson do Mojui) – É natural de Juazeiro do Norte – Ceará; graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e Pós-Graduado Latu Sensu na Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará, onde recebeu o grau de Especialista em Direito Constitucional. Exerceu vários cargos relacionados à Carreira Jurídica, entre eles a função de Assessor Jurídico Chefe da Companhia Docas do Ceará; Diretor da 28ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza- CE, junto ao Fórum de Beviláqua e de Assessor Jurídico do Tribunal de Justiça  do Estado do Ceará. Aprovado em 4º lugar em Concurso Público de provas e títulos para a Magistratura Estadual do Pará, foi empossado Juiz de Direito do Estado do Pará em 06 de agosto de 2008, onde já respondeu pelas Comarcas de Almeirim, Faro, Terra Santa, Juruti, Prainha, Oriximiná, Porto de Moz, Gurupá Itaituba, Termo de Aveiro, Juiz da 34ª Zona Eleitoral e atualmente está na Comarca de Santarém, onde já exerceu a função judicante perante a Vara Privativa do Júri, 3ª Vara Cível, 1ª Vara Cível, juizados Especiais das Relações de Consumo, Vara das Execuções Criminais, Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, 6ª Vara Criminal, Vara da Fazenda Pública, Vara Agrária, dentre outras.

FERNANDO ANTONIO CUNHA BENTES – (Autor Vereador Erasmo Maia) – Nasceu em Belém, formado em educação Física pela Universidade Estadual do Pará, especializado em Treinamento Esportivo também pela Universidade Estadual do Pará. É Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro. Foi preparador físico de clubes de renome nacional como: Clube do Remo, Paysandu, Corinthians Paulista, Clube de Regatas do Flamengo; e internacional como: Boa Vista – Portugal, Passos Ferreira – Portugal e Validolil – Espanha. Paralelo às funções de preparador físico, está há 28 anos vinculado ao IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, exercendo o magistério. Em 2009 foi nomeado Diretor Geral do Campus Santarém, para implementar as atividades do ensino tecnológico em Santarém e na região Oeste Paraense, onde as atividades iniciaram em 2010, com a realização do 1º Processo Seletivo, superando todas as expectativas da Instituição.

SUELE MARIA DOS REIS SOUSA – (Autor: Vereador Reginaldo Campos) – Natural do Município de Itaituba – PA; formada em Direito pelas Faculdades Integradas do Tapajós e Pós-Graduada em Direito Processual Civil e Trabalhista, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES. Aos 17 anos teve sua primeira oportunidade ao ser convidada para trabalhar na produção de um programa de variedade na TV Santarém – afiliada à rede Bandeirantes de Televisão, vindo assim a integrar a equipe de jornalismo da emissora. Em 1999 passou a trabalhar na TV Tapajós, afiliada à rede Globo, também trabalhou na TV Guarany no período de 2001/2002, retornando à TV Tapajós em 2002, acumulando a função de repórter e Editora-Chefe do Jornal Tapajós – 2ª edição. Seu empenho e dedicação foram reconhecidos pela Direção Executiva do Sistema Tapajós de Comunicação, assumindo a Gerência de Jornalismo da Rádio e TV Tapajós, função que exerce atualmente.

RAINER NEUBAUER – (Autor: Vereador Erasmo Maia) – Natural de Fulda – Alemanha. É Consultor União de Européia, e Assistente Social formado pela Universidade Católica de Freibug, é Coordenador Executivo da Deutscher Kinderschutzbund Mainz – Sociedade para proteção de crianças; É o fundador e Vice-Presidente da SEARA e e.V., trabalha diretamente com crianças desnutridas e famílias em elevado risco social em vários bairros de Santarém. É o fundador da “Fundação SEARA – Kinder sind Zukunft” (crianças são Futuro); consultor voluntário para outras entidades filantrópicas; Co-fundador e membro do FOCO – Foro de Organização e Mobilização Comunitária , fundado em 1992.

LUIZ FERNANDO GOUVÊA SILVA – (Autor: Vereador Emir Aguiar) – Natural de Adamantina (São Paulo), é mestre em Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia, graduado em Educação Física também pela Universidade Federal de Uberlândia, é professor efetivo da Universidade do Estado do Pará, campus Santarém – PA. Tem experiência nas áreas de anatomia Humana, Fisiologia e Bioquímica do Exercício, Treinamento Físico e Esportivo, Cineiologia e avaliação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: eletromiografia, cinesiológica, treinamento resistido e esportivo, respostas cardiovasculares ao esforço e estabilidade de membranas. É o atual Diretor e Administrador do Campus XII da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

MARIA DE LOURDES DE SOUZA KAMEYAMA – (Autor: Vereador Carlos Jaime) – Natural do Município de Monte Alegre (PA), graduada em licenciatura plena em Estudos sociais, com habilitação em História, pela Faculdade de Educação “São Luís”, de Jaboticaba (SP), possui o Curso de Especialização em Metodologia do ensino de História e Geografia, pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão –IBPEX. Trabalhou como agente de Pastoral contratada pelas Obras Sociais da Prelazia de Santarém; Agente Social da Prefeitura de Jaboticabal (SP); É professora nomeada, em virtude de aprovação em concurso público, desde 23 de maio de 2003, estando lotada na Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, onde já estava lotada desde 1993. É associada fundadora da Associação de Moradores do bairro de São José Operário, sendo a coordenadora da catequese Infantil dessa comunidade.

FELÍCIO PONTES JÚNIOR – (Autor: Vereador Carlos Jaime) – Natural de Belém –PA, com formação em Direito pela Universidade Federal  do Pará – UFPA, Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica (Rio de Janeiro). Trabalhou no Centro de Defesa dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro, onde advogava em projetos nas favelas cariocas, posteriormente passou a integrar o quadro  das Nações Unidas, como oficial de projetos.Tornou-se Procurador da República em 1997, escolhendo o Município de Santarém para exercer essa atividade, no momento em que a Procuradoria da República estava sendo implantada; Dentro do Ministério Público Federal, exerceu todos os cargos no Estado do Pará. Foi Procurador dos Direitos do Cidadão; Procurador Regional Eleitoral; e Procurador-Chefe. Atualmente é responsável pela área ambiental e indígena do Ministério Público Federal do Pará, estando à frente de casos como o barramento dos rios Teles Pires, Tapajós e Xingu.

ALIOMAR ARAPIRACA DA SILVA – (Autor: Vereador Maurício Corrêa) – Natural de  Santo Estevão (Bahia), com graduação em Engenharia Agrônoma e Mestrado em Extensão Rural, entre outros cargos exercidos foi superintendente da CEPLAC para a Amazônia Legal, exerceu a docência na Universidade Federal do Pará – UFPA e na Universidade de Ciências Agrárias do Pará- FCAP; no ano de 2008 exerceu assessoria na Secretaria de Estado de Agricultura – SAGRI, coordenando o Programa Campo Cidadão; desde junho de 2009 é Diretor Geral da ADEPARÁ, onde teve importante participação para tirar o Oeste do Pará da área de risco da febre aftosa.

MARCOS FRAGA FORTES – (Autora: Vereadora Marcela Tolentino). Nasceu na cidade de Salvador, na Bahia, formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia, dedicando-se ao curso de Imunologia. Formou-se em 1991, prestando prova de residência médica, sendo aprovado em Cirurgia Geral, pelo MEC, no Hospital Ana Nery, na Bahia. Em 1993 iniciou trabalho como cirurgião no Hospital São Rafael, fundação Italiana Monte Tabor e Hospital Espanhol. Em 1995, foi para Milão onde fez Fellow em Oncologia Cirúrgica e Transplante de Órgãos e Tecidos pelo Instituto Nazionale dei Tumore de Milano e pelo Monte Tabor de Milano.Em 1997, foi ser Fellow em Pittsburg – EUA no UPMC, em transplante de fígado. Em 2000 recebeu o Título de Cancerologista, com área de atuação em cirurgia oncológica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, tornando-se membro titular dessa Sociedade, assim como do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Realizou curso de manometria esofagiana no Hospital das Clínicas de São Paulo, abrindo em Salvador o CAFAD – Centro de avaliação Funcional do Aparelho Digestivo. Tem habilitação como cirurgião em Videolaparoscopia pela SOBRACIL. Em 2002 foi ser Fellow no Jackson Memorial Hospital em Miami, no setor de transplantes de fígado, ajudando a realizar 20 transplantes na Itália e vários em Pittsburg e Miami e 26 em Salvador. Realizou pós-graduação em cirurgia experimental na escola Baiana de Medicina e iniciou em 2005 como pesquisador convidado na Fio Cruz Salvador, realizando o seu 1º transplante de células tronco em fígado de pacientes cirróticos. O artigo publicado no Word Journal of Gastroenterology, lhe rendeu o Mestrado de Biotecnologia em 2008. Em 2007 veio para Belém, indo trabalhar no Hospital Ofir Loyola. Trabalhou também nos Hospital Saúde da Mulher e Porto Dias, quando foi convidado para trabalhar no Hospital Regional do Baixo Amazonas, onde juntamente com os Doutores Alberto Tolentino e Jean Carlos realizou as primeiras cirurgias neste nosocômio. Foi Diretor Geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Em 2009 realizou mais de 300 cirurgias cadastradas no HRBA. Trabalha há quase dois anos no Hospital Municipal de Santarém, é professor na UEPA, onde é Coordenador da Liga Acadêmica do Oeste do Pará contra o Câncer

RONALDO DA SILVA RAMOS – (Autor: Vereador Jailson do Mojui) – Natural do Estado do Acre, descendente de índios Macuxi; aos sete (07) anos mudou-se com seus familiares para o então Território de Roraima, habitando em Boa Vista até 2003, quando por motivos profissionais mudou-se para Santarém-PA, onde fixou residência e permanece, onde nasceu sua filha Rhayla Fernanda de Souza Ramos. Aos 16 anos estagiou na Caixa Econômica Federal, aos 18 anos ingressou no Banco Itaú, como Office Boy e hoje com 23 anos de serviço nesse Banco é Gerente Adjunto e Gerente de Contas da Agência local; a partir de sua função bancária tem se envolvido, ao lado da gerência local, na ação social deste, através da Fundação Itaú, em projetos voltados para área da educação “infanto-juvenil”, com preferência às áreas instaladas nos limites periféricos, através der creches, com o incremento de bibliotecas infantis e infra-estrutura em informática, e a propósito de sua participação nesse processo recebeu reconhecimento, em caráter nacional, conforme mensagem impressa na capa e na contra-capa da Revista Veja/2077 de Setembro/2008 – edição especial, Veja 40 anos, em que o editorial faz a referência nominal.

RODRIGO ALEXANDRE DA CUNHA RODRIGUES – (Autor: Vereador Valdir Matias Jr) – Natural da Capital do Estado do Pará, Belém, é graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Fez Residência médica em São Paulo, especializando-se em Clínica Médica, no Hospital Ipiranga; em Nefrologia, com Residência Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Treinamento em Terapia Intensiva – UTI nefrológica, pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em Santarém atuou profissionalmente na Unidade de Referência Especializada – URES; no serviço de Hemodiálise do Oeste do Pará – Hospital Municipal como responsável técnico. É o coordenador geral do internato – curso de medicina da Universidade do Estado do Pará – UEPA – Campus Santarém. Dr. Rodrigo Rodrigues, visitou alguns Estados do Brasil e Municípios do Pará, principalmente Santarém por quem se apaixonou desde 1996, quando aqui veio a convite do Dr. Manoel Alvarenga, filho da terra, na época seu colega de turma no curso de medicina. Hoje seu colega de profissão nesta cidade. Dr. Rodrigo Rodrigues tem uma formação moral e humana com ênfase na valorização do trabalho, da honestidade, da justiça, do amor ao próximo, principalmente aos menos afortunados, no cultivo de verdadeiros e bons amigos a quem está pronto a defender e ajudar.

IRMÃ MARIA IÊDA DE SOUSA – (Autora: Vereadora Marcela Tolentino) – Natural da cidade de Canindé – Ceará, veio  para Santarém aos 09 anos de idade. Em 1874, recebeu o chamado de Deus para a vida consagrada na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Durante toda a sua vida missionária dedicou-se à missão com a juventude, as famílias e o ensino religioso nas Escolas Municipais e Estaduais, lecionando em Óbidos, Oriximiná. No Ceará assumiu a orientação do Ensino Religioso no Colégio Sagrado Coração de Jesus, lecionando no Colégio da Congregação. Iniciou a Pastoral Estudantil na Diocese de Quixadá, articulando em seguida na Regional Nordeste da CNBB. Em Mubaça, no Ceará iniciou a Pastoral Familiar. Fez Teologia no Instituto de Teologia em São Paulo; Fez o curso Superior de Capacitação de Jovens e Extensão da Universidade Católica de Porto Alegre. É pós-graduada e Especializada em Ciências da Religião. Em 2005 aceitou convite do Padre Auricélio para trabalhar na região da Nova República e no dia 12 de Outubro daquele ano, o Projeto Ternura e Arte foi lançado na Escola Wilson Fonseca, se transformando no Projeto Juventude Unida na Ternura e na Arte – JUTA.

ILDO SCHLENDER – (Autor: Vereador Reginaldo Campos) –

Tenente Coronel  PM JAIRO MAFRA MASCARENHAS –  (Autor: Vereador Maurício Corrêa) – Natural de Belém –PA, foi declarado Aspirante a Oficial  do Exército Brasileiro em 1985, após conclusão do Curso de Infantaria. Já como 2º Tenente do Exército Brasileiro, serviu nos anos de 1987/1989 no 53º Batalhão de Infantaria de Selva – 53º BIS, em Itaituba; ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Pará, em 1991 participando da 1ª Turma do Curso de Formação de Oficiais PM, realizado pela Polícia Militar do Pará; serviu em diversas unidades, como na Companhia Independente de Policiamento Escolar – CIPOE, nos anos 1992/1993, e m 1995 no 15º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Transamazônica, em Itaituba, quando ficou à disposição do Ministério Público do Estado do Pará, na Capital do Estado; nos anos de 1995 a 2002 serviu na Casa militar da Governadoria do Estado. No ano de 2002 concluiu o Curso de Pós Graduação em Defesa Social e Cidadania, realizado pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará- IESP, em convênio com a UFPA. Nos anos de 2003 a 2006, serviu na academia de Polícia Militar Coronel Fontoura como Chefe da Divisão de Ensino, chegando a função de Subcomandante daquela unidade. Em 2006 assumiu a Presidência da Comissão Permanente de Corregedoria do Comando de Policiamento da Região Metropolitana – CPRM. Em 2007 assumiu o comando da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial – CIEPAS e neste mesmo ano, no dia 01 de novembro de 2007 assumiu o Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Tapajós, em Santarém.

Por: Manoel Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *