UFOPA realiza Ciclo de Extensão em Belém

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nesta quarta-feira, dia 15, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), o encerramento do 1º Ciclo de Extensão do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). Aberto ao público, o evento discutirá, em sua última rodada de debates, a educação no século XXI e o projeto acadêmico dos institutos da UFOPA.

O Ciclo começa às 8h30 com a mesa redonda “Educação no Século XXI”, que contará com a participação dos professores Armando Mendes e Anselmo Colares (CFI), como palestrantes; Dóris Farias (CFI), como mediadora; e João Feitosa (CFI), como relator.

A partir das 14h30, será realizada a mesa redonda “O projeto acadêmico dos institutos da UFOPA”, com os diretores dos institutos e do CFI. A universidade organiza-se em cinco institutos temáticos destinados a produzir ensino, pesquisa e extensão com forte apelo amazônico: Ciências da Educação; Ciências da Sociedade; Ciências e Tecnologia das Águas; Biodiversidade e Florestas; Engenharia e Geociências. O debate será mediado pelo diretor de Ensino da UFOPA, Carlos José Freire Machado, e contará com a relatoria da professora Fátima Matos (CFI).

“Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI”

Nos dias 16 e 17 de dezembro acontecerá em Belém o encontro “Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI”, que discutirá as contribuições da pesquisa e da pós-graduação para o desenvolvimento regional. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPIT) da UFOPA, o evento será realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante a Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia.

Aberto ao público, o evento começa no dia 16, às 9 horas, com o “Seminário sobre Inovação e Desenvolvimento Regional”, que contará com os seguintes painéis: “Inovação como Vetor de Desenvolvimento”, coordenado pelo reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço; “Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Regional”, às 14 horas; e “Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós”, às 16 horas.

No dia 17, a partir das 9 horas, será realizado o “Seminário sobre Pesquisa, Pós-graduação e Desenvolvimento Regional”, que debaterá os temas: “Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI”; “A importância da Cooperação Nacional e Internacional”, às 10h30; “O Papel da Pesquisa e da Pós-graduação no Desenvolvimento da Amazônia”, às 14 horas; além de um painel com as Universidades Federais da Região Norte, às 16 horas.

Realizado em parceria com os Ministérios da Educação (MEC), Ciência e Tecnologia (MCT) e da Integração Nacional (MIN), o Encontro “Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI” tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT).

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *