Vôos da Trip foram cancelados para Itaituba

Deputado Hilton Aguiar conseguiu recursos para Aeroporto de Itaituba

O céu não está para brigadeiro, pelo menos para a empresa de linhas aéreas TRIP, uma das duas únicas empresas que operam no município de Itaituba. Esta semana, a supervisora da TRIP em Itaituba, conhecida por Eliete, informou à imprensa local que os vôos com destino à antiga terra da pepita e do ouro, estavam cancelados desde o último domingo, dia 16.

A precariedade do setor de combate a incêndio, as falhas na cerca patrimonial e os cursos para os agentes de proteção da aviação civil, que se encontram com prazo de validade vencidos, foram alguns dos motivos alegados para suspensão das viagens da empresa aérea para o Município.

A empresa TRIP informou, também, que só voltará a operar no município de Itaituba quando todas as conformidades forem sanadas.

A administração do Aeroporto de Itaituba aguarda o parecer técnico realizado pela auditoria da ANAC no início da semana passada.

Com a saída de Itaituba da rota da TRIP linhas aéreas, uma nova empresa pode vir operar nessa região.  Na semana que passou, a empresa enviou ao Município um analista para verificar a disponibilidade, segurança e público para uma rota que sairia de Belém, fazendo escalas em Altamira, Santarém, Itaituba, Parintins e Manaus. Os vôos seriam diários. Por enquanto a empresa conta com aeronaves do tipo Brasília, mas já está recebendo duas novas aeronaves do tipo ATR 42, com capacidade de 45 a 48 passageiros, ainda este mês. Enquanto o impasse não é sanado, Itaituba só conta com a empresa META Linhas Aéreas prestando serviço de embarque e desembarque de passageiros.

Deputado consegue recursos para aeroporto de Itaituba – O deputado eleito Hilton Aguiar (PSC) foi recebido pelo governador Simão Jatene na última sexta-feira, dia 14.

Em contato com nossa reportagem, o Deputado informou que tratou de diversos assuntos com o Governador, mas destacou um que considera mais urgente: repasse de recursos para ajudar a resolver problemas do aeroporto de Itaituba. O Governador paraense entendeu a urgência em resolver a questão do aeroporto, tendo autorizado diante da solicitação do Deputado, a celebração de convênio entre o governo do Estado e o município de Itaituba, no valor de R$ 100 mil.

A Casa Civil, comandada pelo Deputado Federal reeleito Zenaldo Coutinho, com o qual Hilton Aguiar também reuniu, foi autorizada pelo Governador a tomar providências para que o convênio seja assinado o mais breve possível.

Segundo informações do jornalista Jota Parente, esse dinheiro deverá ser utilizado apenas para a pintura da pista de pouso. Explica-se, é que a tinta usada para esse tipo de pintura é muito cara, razão pela qual o valor do serviço de pintura nesse caso ser tão elevado.

Depois da reunião com o Governador, a assessoria do deputado Hilton Aguiar telefonou para o prefeito Valmir Climaco, ao qual informou das solicitações que foram feitas e obtidas, em favor do Município.

Por: Nazareno Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *