PAPA JARAQUI X PAPA JACARÉ

Era assim que se referia a imprensa esportiva, quando se tratava das seleções de futebol  amazonense e paraense ao se defrontarem pelo torneio Norte/Nordeste, este era anterior ao Campeonato Nacional, Brasileiro, etc..

A rivalidade sempre marcante era emocionante, no campo, tanto, no estádio da Colina, Baenão ou Curuzu, na época os melhores estádios da região Norte.

Hoje a rivalidade vai além do futebol, em razão da grande quantidade de paraenses, principalmente, os da região do Baixo Amazonas, para a capital do Amazonas, a procura, principalmente, de trabalho, emprego e estudo, desde os anos setenta, principalmente, com a chegada da Zona Franca de Manaus.

O recente episódio envolvendo o ex-governador e atual Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, causou indignação dos paraenses, pela discriminação do gestor amazonense contra uma paraense, e repercutiu a nível nacional. O que provocou algumas manifestações do Legislativo municipal santareno. Que chegou a cogitar uma Moção de Repúdio considerando o Chefe do Executivo manauara, “Persona Non Grata”.  Porque pegaram a parte da entrevista do Prefeito de Manaus, que politicamente, era favorável aos seus adversários.

Nesta terça-feira, (05.04), resolveram promover uma sessão pública para tratar da discriminação entre paraenses e amazonenses. Essas sessões públicas na Câmara Municipal de Santarém, como da Celpa, Cosanpa, PAC, Secretaria de Saúde, de Infra-Estrutura, Minha Casa Minha Vida, Luz Para Todos, após a demorada e cansativa sessão, com data show, transparência, muitas tabelas coloridas, e nada de positivo tem ficado.

Eu, particularmente, vejo que o caminho seria um, apenas! Ou seja, que as nossas lideranças, estas mesmas que não conseguem dar um basta neste chamego de interdita e não interdita o Colosso do Tapajós! Estão mudos, passivos e parecem vaquinhas de presépio, para atitude de do Corpo de Bombeiros.

Mas voltemos ao assunto dos manauaras e parauaras. Estas lideranças são as grandes culpadas pela evasão dos filhos desta Terra para outros centros, inclusive Manaus. Por quê? Porque nenhuma se preocupa com políticas públicas que fixem o homem na região, como incentivo à instalação de indústrias, e, também, fixe o homem no campo para produzir alimento, inclusive, para continuar exportando para o Amazonas e Macapá. Qual governo tem feito isso? Nenhum, ultimamente.

Não adianta criar Fórum para ser mais uma sala com internet, computador, uma secretária. O que de prático e objetivo, vai ter? Creio que nada! Pois não tem emprego em Santarém, nem perspectiva nenhuma, vão continuar indo para lá, principalmente, com as grandes obras para a Copa do Mundo de 2014. Que as nossas lideranças não souberam trazer para o estado do Pará!

O que Manaus passa é o que Santarém passa com a grande quantidade de pessoas de outros municípios e de outros estados, que procuram, por exemplo, assistência à saúde. Além das invasões constantes que acabaram com o bairro da Nova República (que era modelo), surgindo o bairro Vitória Régia (área destinada para o Distrito Industrial de Santarém), Conquista, Área Verde, Jaderlândia, Amparo e, principalmente, Santarenzinho, resultado de invasões, em que oitenta por cento dos atuais moradores não paraenses, a maioria, ex-garimpeiros “blefados”.

Então, a oportunidade para se começar a fazer isso, ou seja, pedir para incluir obras para fixar o homem na região, é agora, quando se fala que no mês de junho, por ocasião dos festejos dos trezentos e cinquenta anos de Santarém, o governo itinerante do estado do Pará será instalado pelo atual Governador, aqui, na ex-Pérola. Convém ressaltar que, no atual mandato, o atual Governador pouco fez por Santarém, quando já vai completar cem dias de governo. Esperamos que as lideranças daqui não se preocupem apenas com os banquetes, comilanças, bebelanças, e o presenteei com um Muiraquitã de Ouro.

Lembrem não apenas, daquela passagem bíblica: “Mateus, primeiro os meus”. Lembrem-se, e  se preocupem com nossa querida terra santarena e requeiram do Governador, quando estiver aqui, algo objetivo e de utilidade para seus eleitores, o povo santarenos.

==========================

Nesta sexta o Tradicional Baile de Saudade, no Fluminense, o Tricolor da Presidente Vargas, com a atração especial do cantor RIBAMAR JOSÉ, que estará lançado o seu mais novo DVD. Os compradores de mesas antecipadas ganham um DVD. Não percam!

Por: Eduardo Fonseca

Um comentário em “PAPA JARAQUI X PAPA JACARÉ

  • 30 de maio de 2018 em 18:23
    Permalink

    Meu pai faleceu em 16.06.2012, era casado com comunhão parcial de bens, minha madrasta possuia uma conta bancária em nome dela com um valor referente a venda de uma casa, só que ela também faleceu em 23.05.2018 e não deixou filhos, eu como enteada tenho direito a esse dinheiro?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *