Padre Ademar lança livro sobre Diocese de Santarém

PADRE ADEMAR

Fruto de dois anos de estudos e pesquisas, será lançado no próximo dia 25, no salão da igreja de São Francisco de Assis, bairro do Caranazal, em Santarém, o livro “Relevância da dimensão sociotransformadora na ação pastoral da Diocese de Santarém”, de autoria do padre Ademar Santos Ribeiro. Estruturada em quatro densos capítulos, a obra apresenta uma abordagem sobre a ação social que a igreja diocesana desenvolve através dos trabalhos pastorais. “A ação pastoral da diocese, à luz de documentos da Igreja, provoca uma transformação social. É uma preocupação constante de nosso trabalho pastoral”, explica o autor.

Padre Ademar fez um levantamento e analisou dados pesquisados a partir do Documento de Santarém, que foi o resultado do encontro dos bispos das dioceses e prelazias da Amazônia, realizado em 1972. Sob os reflexos do Concílio Vaticano II, que causou profundas mudanças no pensamento e ações católicas, aquele documento foi um marco da visão futurista e do posicionamento da igreja diante da realidade da época – “visão profética”, diz o padre –, vislumbrando as mudanças socioambientais, culturais e econômicas na região.

Ele buscou documentos de assembleias diocesanas, as definições pastorais ao longo das últimas décadas, observando a realidade contextualizada e as decisões tomadas dando rumo às ações pastorais. Esse foi o foco do estudo desenvolvido durante os dois anos de mestrado que fez em Curitiba (PR).

Padre Ademar fez mestrado em teologia sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, já exerceu função estratégica na diocese, como coordenador de pastoral, trabalhou em comunidades urbanas e do interior e hoje é o pároco da igreja de São Francisco, no bairro do Caranazal, em Santarém. Neste dia 21 completará 19 anos de sacerdócio.

A obra

Além da linha de estudo a que se propôs desenvolver no mestrado, Ademar Ribeiro também teve a preocupação de resgatar documentos que não tiveram tanta publicidade e que, de acordo com o autor, são fontes ricas para reflexões das pastorais não apenas da diocese. “Desde 2006 a diocese não tem publicações, não publicou anuário. Então, vi que era a hora de aproveitar o meu estudo para reunir os documentos da igreja local e apresentar minhas reflexões como forma de contribuir para o compromisso das comunidades e uma visão evangélica para a transformação social”.

A estrutura da obra traz no primeiro capítulo referenciais teológicos, notadamente os documentos Vaticano II – resultante do Concílio de 1958 a 1963 – e a Gaudium et Spes – constituição da Igreja Católica, publicada em 1965, que apontava a necessidade de a igreja acompanhar “os sinais dos tempos” . No segundo, revê os planos pastorais definidos nas assembleias diocesanas. No terceiro capítulo o autor faz uma análise das mudanças ocorridas tanto no ponto de vista pastoral quanto social, econômico e cultural da região. E no quarto capítulo apresenta perspectivas diante do que vislumbra como desafiador para uma ação mais engajada da igreja.

“A minha alegria é que, comparando com o documento dos bispos da Amazônia, do encontro realizado em Santarém, no mês passado, para celebrar os 40 anos daquele evento de  1972, percebo que aquilo que já pensava como perspectiva para a ação pastoral da igreja diocesana foi a mesma preocupação apontada pelos bispos”, sentencia.

Serviço

Lançamento do livro:  Relevância da dimensão sociotransformadora da ação pastoral na Diocese de Santarém

Autor: Padre Ademar Santos Ribeiro

Local: Salão da igreja de São Francisco de Assis – Santarém – Pará

Data: 25.08.12

Hora: 20h30

 

Fonte: RG 15/O Impacto e Ormano Sousa

2 comentários em “Padre Ademar lança livro sobre Diocese de Santarém

  • 4 de outubro de 2014 em 19:22
    Permalink

    É uma grade satisfação saber que o meu primo Padre Ademar Ribeiro, está contribuindo para a cidade de Santarém- Pará

    Resposta
  • 24 de agosto de 2012 em 01:07
    Permalink

    Vou comprar um exemplar pois nossa história me fascina.
    Parabéns e Sucesso no lançamento do Livro, Padre Ademar!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *