DE ALMA LAVADA II

Quem leu o meu texto semana passada, DE ALMA LAVADA, pode durante esta semana dizer que eu tinha razão, com relação a nossa frágil seleçãobrasileira de futebol. Quem diria?

É que esta era do Dunga, esperamos que seja a última, deverá ficar marcada, como a última passagem do Felipão por ela, ou seja, a seleção dos 7.  A do Felipão perdeu por 7 x 1 para a Alemanha, a do Dunga venceu de 7 x1 da frágil seleção do Haiti. Vejam só a seleção do Haiti!, na sua pífia participação da Copa América Centenária.

Agora resta a nova fase a do vitorioso treinador do corintiano Tite. Espero que tenha condições de trabalho e convoque jogadores pela sua qualidade, não por interferência de patrocinador ou empresário, que era como vinha acontecendo, pois o Gilmar era e é agenciador de jogador. Então, como em vários segmentos deste País, não interessava o interesse do País, e sim o interesse dele e dos patrocinadores. Daí esses jogos arrumados, sem motivação, com um monte de jogadores “estrangeiros”, sem tempo para treinamento etc… eu só lamento pela torcida corintiana.

=========================

Hoje, 17.06.2015, Santarém vive um dia histórico, porque dois grandes eventos por aqui acontecerão. O primeiro a tão esperada Tocha Olímpica, que é o símbolo da união dos povos, pelo esporte. Esta fez o Município se preparar, com uma logística, só vista quando presidentes da República que vieram aqui e foram até o centro da cidade. A Prefeitura procurou “embonecar” a “Pérola do Tapajós”, por onde vai passar o revezamento da Tocha, levadas por algumas pessoas (umas merecidamente, outras como sempre, apadrinhadas), pelos seus feitos ao esporte santareno, pelo menos.

 A SEMINFRA chegou a criar uma nova desculpa para não atender aos pedidos das associações dos bairros, sobre os problemas de cada um: “Agora as nossas equipes estão voltadas para preparar o percurso da Tocha Olímpica”. Enquanto isso, o restante fica paralisado. Mesmo no período que antecede o aniversário de Santarém, no próximo dia 22, nada de novo. A obra da Travessa Turiano Meira, no perímetro entre Muiraquitã e Moaçara, até agora não tem previsão de se inaugurar, como se falou tanto por aqui, que seria uma das obras dos 355 anos de Santarém. Continua interditada, mas os “aloprados motoqueiros” de todas as siglas, abusam passando por cima das calçadas e fazendo dela pista de corrida, já chegaram até derrubar uma mangueira, na Turiano Meira, coma São Nicolau, na área residencial do Conjunto da COHAB.

O segundo evento será a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ou a “Ícone do amor”, por volta das 16:30 horas. Esta visita faz parte das comemorações dos 150 anos de devoção no mundo divulgada pela congregação dos Padres Redentoristas. Aqui, em Santarém visitará a Igreja do Menino Jesus no bairro do Mapiri, Igreja de Perpétuo Socorro, no bairro da Liberdade, onde será celebrada uma missa. É um grande acontecimento para a comunidade católica de Santarém, para os devotos de Nossa senhora do Perpétuo Socorro, os padres Jesuítas e Redentoristas, em Santarém.

Ninguém se arrisca a fazer muitos comentários sobre as eleições municipais, enquanto ainda persistir, a confusão em Brasília, principalmente, com essa metralhadora giratória, chamada “delação premiada” que está a todo dia, dando mais nomes dos políticos favorecidos pelas propinas das empreiteiras e outras empresas que mantém obras do governo. Em nível municipal também, ocorre esses patrocinadores de campanha, mas agora estão “cabreiros”. Talvez por isso as indefinições dos pré-candidatos a Prefeito. Que se não houver uma redução ou coligação dos pretendentes, o atual Prefeito será beneficiado. Quanto a mim, apenas eleitor só sei dizer que o meu nome não será citado em Brasília, nem por aqui!

=========================

Embora pouco destaque tenham dado ao falecimento do ex-governador Jarbas Passarinho, muito por divergência política, mas para que não atropele a história, Santarém foi um dos municípios que mais foi beneficiado, pelo ex-ministro da Educação – criou o Centro Social Urbano de Santarém, no antigo Campo do Fluminense, onde hoje é a UEPA. Tem participação na construção do Cais do Porto, Hidroelétrica de Curuá Una, Aeroporto, além de mais ter ajudado, em muito o governo do Dr. Ronan Liberal, conseguindo verbas para a construção da Câmara Municipal de Santarém e da atual Prefeitura.

=========================

Observamos como melhorou o visual na Av. Cuiabá, após a presença das autoridades que fazem o movimento “Calçadas livres”. Em audiência com o secretário da SEMINFRA perguntei-lhe quando iriam fazer o mesmo na Curuá Una e Muiraquitã, na área da COHAB, disse–me que era para a cidade. Então, questionei, se a COHAB não era cidade de Santarém. Faz-se necessário fazer tal m

 

Um comentário em “DE ALMA LAVADA II

  • 17 de junho de 2016 em 14:47
    Permalink

    Agora só resta padronizar as calçadas da Av. Cuiabá para os pedestres, se não for possível, só em limpar aqueles matos e tirar os entulhos, já ajuda muito as pessoas a não caminharem nas ruas desviando dos buracos e lamas ali existentes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *