Ministério Público do Trabalho doa veículo para assistência social da Prefeitura

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), recebeu através de doação do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Santarém, um veículo Fiat Pálio, 4 portas, cor branca, que será destinado ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). A entrega do veículo foi feita pelo procurador do MPT Erik de Sousa Oliveira nesta terça-feira (18), na sede do Ministério Público do Trabalho e contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar e da secretária Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

O Creas oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (Paefi), o qual direciona seus atendimentos ao enfrentamento de violações vivenciadas por crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBT e suas famílias, e acompanha as medidas socioeducativas (Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC).

O procurador do MPT afirmou estar feliz em colaborar com a Prefeitura, que vem prestando um importante trabalho na assistência social, e reforçou que o MPT está à disposição para continuar a parceria.

O prefeito agradeceu a doação e se colocou à disposição do Ministério Público do Trabalho. A secretária de Trabalho e Assistência Social destacou a importância do veículo para o Creas que atende aproximadamente 350 pessoas.

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INICIA NESTA QUINTA

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada quinta (20) e sexta-feira (21)no auditório central do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Santarém (CMASS) e pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

As Conferências de Assistência Social são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias para que apontem diretrizes para o aperfeiçoamento da Política de Assistência Social.

Neste ano, a 10ª edição do evento terá como tema: “A garantia de direitos para o fortalecimento do SUAS”. A importância da conferência para a assistência social de Santarém é que os usuários, os trabalhadores e a equipe da gestão vão avaliar a execução da assistência social, definir princípios e diretrizes e apontar indicações para o aperfeiçoamento da política de assistência social, e as propostas aprovadas serão encaminhadas para as esferas estadual e federal para que sejam implementadas políticas que garantam a promoção social e a construção de cidadania.

Neste ano, Santarém, pela primeira vez, realizou as Pré-Conferências em preparação para o evento desta quinta-feira. Foram realizadas oito pré-conferências em todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), e a população, os trabalhadores, os conselheiros e a equipe da Semtras participaram, opinaram e sugeriram as prioridades e rumos desta política pública.

As pré-conferências oportunizaram a participação da população de vários bairros de Santarém.

Para a 10ª Conferência, são esperadas 200 pessoas. A abertura será nesta quinta (20), com credenciamento às 17h e abertura oficial às 19h.

Haverá também apresentação da dança “Lendas da Amazônia”, com o Grupo de Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Nova República.

Na sexta-feira (21), a programação vai iniciar no auditório central do Iespes, às 8h, com a leitura do regimento interno, a participação da conferencista Regina Teodósio, que vai falar no âmbito geral sobre a conferência e, na sequência, os participantes serão convidados para discutirem os quatro eixos temáticos em salas na própria universidade.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *