Reportagem especial – Família Sudário, pioneira na garimpagem do Tapajós

Evento comemorou 59 anos de exploração de ouro e criação da 1ª pista de pouso na região garimpeira

Foi um evento memorável, um resgate da memória e da história de quatro bandeirantes, de homens destemidos que desafiando as intempéries da natureza, após 40 dias de varação a partir do Rio das Tropas (Jacareacanga) até o Marupá (região batizada em função do rio do mesmo nome), criaram a primeira pista de pouso na garimpagem do Tapajós no Oeste do Pará. Os quatro exploradores, todos já falecidos eram os irmãos Antônio Sudário da Silva, Raimundo Sudário da Silva, Sebastião Sudário da Silva e Elias Sudário da Silva.

Várias gerações da Família Sudário presentes no encontro

O ontem garimpo, hoje é uma comunidade graças ao espírito humanístico e solidários dos irmãos Sudário, que ajudaram milhares de pessoas permitindo que eles também explorassem ouro, sem qualquer venda ou comércio. Inclusive as pessoas entrevistadas pelo Jornal O Impacto repetiram a mesma frase que virou um mantra: ”Tudo que tenho e tudo que sou devo aos irmãos Sudário que eram muito bondosos e amigos”.

A conquista tornou se um verdadeiro ato de heroísmo, numa época em que tudo era dificuldades, a começar pelo método rústico e primitivo de Xibanca, machado, enxada nos velhos tempos da garimpagem manual. A programação alusiva aos 59 anos de descobrimento da pista dos Sudário (ocorrida no dia 25 de maio de 1958) iniciou com a chegada da expedição dos Sudário novos e amigos. A SAGA heróica e aventuresca dos irmãos Sudário, varando a mata virgem e sujeitos a toda sorte de intempéries da natureza, durou exatamente 40 dias.

No dia 14 houve abertura oficial do evento, ações sociais com  corte de cabelo, expedição de título eleitoral e emissão de 2ª via, jogo entre os garimpeiros velhos e novos no Campo do Bebé Sudário. O encerramento da programação foi dia 17, sendo que neste período foi celebrado culto em ação de graças pela família Sudário e garimpeiros.

Na manhã e tarde de segunda-feira (17) e durante a terça-feira (18) uma equipe de profissionais de saúde da SEMSA de Itaituba esteve atendendo os moradores da Comunidade. Para participar da festa histórica estiveram presentes filhos, irmão e netos dos quatro Sudário, oriundos de Manaus, Santarém, Macapá e diversas outras regiões do País. No próximo ano haverá nova expedição em memória à saga dos quatro irmãos Sudário.

Policiamento garante segurança na comunidade

COMUNIDADE ANTÔNIO SUDÁRIO É UMA DAS MAIS TRANQUILAS DA REGIÃO GARIMPEIRA: Atualmente a comunidade Antônio Sudário (conhecida também por pista do Sudário) no Marupá, região garimpeira, é considerada uma das mais tranquilas do Tapajós e essa tranquilidade se reflete nos números. A reportagem do Jornal O Impacto esteve no Marupá e constatou o bom nível de segurança, mantida pelo destacamento local atualmente comandada pelo Sargento PM Leal, e sua equipe auxiliar: sargento Emival, cabo Jandes e soldado Pacheco.

Em janeiro só teveram duas desordens: ocorreu uma averiguação por suspeita de tráfico e uma agressão. Já em fevereiro só registro de ameaça, tráfico e agressão.

No mês de março zero de alteração e em abril no destacamento só foi feito registro de um arrombamento e uma lesão corporal com arma branca.

Na mesma toada dos meses anteriores o clima de ordem na comunidade manteve seu ritmo sem nenhuma alteração em maio, sendo registrada em junho apenas uma morte. Agora no mês de julho apenas uma morte de causa natural de um morador vítima de AVC. Nestes seis meses não ocorreu nenhum homicídio.

Por: Nazareno Santos

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Reportagem especial – Família Sudário, pioneira na garimpagem do Tapajós

  • 10 de julho de 2022 em 00:24
    Permalink

    Me chamo Márcio Sudário da Silva, e procuro meus acestrais brasileiros, fiquei muito feliz com a matéria.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *